A franja certa para cada tipo de rosto

por Giovana Marcon

Cortar a franja pode parecer um passo insignificante, mas para quem está ponderando passar a tesoura é uma grande mudança e praticamente um rito de passagem - além de que cortar a franja é um ótimo jeito de mudar o visual sem alterar o comprimento ou cor dos fios. A gente testa uma franja falsa com a ponta dos cabelos, tenta ver como ficaria no photoshop, mas a verdade é que o resultado verdadeira só vai ser descoberto depois do corte.

O primeiro passo é identificar qual o seu formato de rosto: se é redondo, oval, quadrado... E depois é só seguir essas dicas e investir em alguns produtos curingas para deixar a manutenção da franja mais fácil. Mas lembre-se antes de tudo que, o que realmente importa, é que você se sinta bem. Até você descobrir qual sua franja perfeita, te damos as dicas certas para facilitar a mudança:

Rashida Jones - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Rashida Jones (Reprodução/Pinterest))


franja tipo coração

Se seu rosto tem o formato de coração, a franja reta e repicada é a melhor opção. Também dá para usar dividida ao meio, como as curtain bangs dos anos 70, para trazer leveza ao visual - os traços fortes do queixo e bochechas equilibram bem a composição.

Um produtinho salvador é o shampoo seco, que ajuda a dar textura e salva naqueles dias que não queremos lavar os cabelos.

Marcela Ceribelli - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Marcela Ceribelli (Reprodução/Instagram))

franja rosto longo

Se você tem o rosto longo, boas notícias: a franja sempre dá certo! A sugestão para deixar o rosto simétrico é apostar nas franjas mais pesadas, com bastante volume, e lisas. Pode ser na altura dos olhos ou um pouquinho acima. Os cabelos cobrindo parte da testa ajudam a manter a feição mais proporcional.

Dica: invista em uma boa escova de cabelos, ela vai ser essencial na hora de modelar qualquer tipo de franja!

Dakota Johnson - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Dakota Johnson (Reprodução/Pinterest))

franja rosto oval

No rosto oval, qualquer tipo de franja funciona. É o tipo de formato mais versátil e fica mais a seu critério encontrar um tipo de franja que você goste. Mas se quiser uma dica, a franja leve e dividida ao meio é perfeita para emoldurar o rosto sem pesar.

Tenha em mente que, se você for passar a tesoura, vai precisar de muitos grampos e presilhas para quando você não quiser a franja no rosto!

Alexa Chung - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Alexa Chung (Reprodução/Pinterest))

franja rosto quadrado

Para os rostos com maxilar forte e formato mais quadrado, a franja desfiada e divida no meio é a melhor opção. Opte por volume e um comprimento perto dos olhos ou abaixo, isso vai ajudar a suavizar o visual.

Styling tip: um bom spray de cabelo ajuda a manter os fios no lugar e a dar textura sem pesar tanto nos fios.

Elizabeth Olsen - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Elizabeth Olsen (Reprodução/Pinterest))

franja rosto redondo

Para rostos redondos, evite franjas muito retas e simétricas. Aposte em uma franja em camadas e bem desfiada para emoldurar o rosto e evitar que o rosto pareça mais cheio. Esse tipo de franja ajuda a alongar o rosto e dar mais definição às bochechas!

Dica: se o cabelo estiver muito "limpo" e leve e precisar de um pouco de peso, aplique um pouquinho de óleo com a ponta dos dedos na franja e no comprimento dos cabelos.

Zendaya - cabelo - franjas - verão - street-style
Foto: Foto: (Zendaya (Reprodução/Pinterest))

franja para testa pequena

Sim, é possível ter franja mesmo se você tiver uma testa pequena! Para criar a ilusão de uma testa maior, peça para o cabelereiro puxar a mecha mais atrás da linha dos cabelos e prefira o comprimento acima dos olhos.

Cacheadas, aposte em um ativador de cachos para definir bem cada mecha e deixar a franja impecável.

 

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER:

Franjas para todos os tipos de cabelo

13 maneiras diferentes de usar franja

Como cortar sua franja em casa

 

Produtos que você pode gostar de ter à mão para cuidar bem da sua franja no dia a dia:

Você também vai gostar