Quarentena ep. 1: Exercícios (físicos e mentais) para fazer em casa

por Bruna Lys

Passar pela quarentena está sendo mais difícil do que imaginava? Vamos dar um basta nisso. 

Sabemos que o momento atual do surto de corona vírus no país é turbulento e estamos expostos a uma montanha russa de sentimentos. Ficar em casa é uma conduta necessária por todos nós e, mesmo que não aparente, é também um bom começo para tentar relaxar e cuidar de si mesmo. Eu juro!

As desculpas da rotina corrida e a falta de tempo entraram de férias e, agora sim, é hora de não apenas zelar pela saúde pública como também pela sua própria! Pensando nisso e como fazer do dia a dia algo mais leve e divertido, aqui estão 10 exercícios para fazer em casa e garantir seu estado físico e mental na melhor forma. Quer saber tudo? Então continua aqui:

1. MEDITAR

Para muitos (eu, inclusive) não parece ser uma prática muito fácil, mas ter a vontade e o interesse de tentar já faz toda a diferença! Os benefícios como aumento de concentração, imunidade e estabilidade emocional são ótimos motivadores para começar este exercício em casa e existem vários aplicativos e vídeos de meditações guiadas para quem está começando! O favorito entre as look stealers? O aplicativo Vivo Meditação!

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)


2. FAZER ALONGAMENTO

Alongar o corpo é necessário! Seja pela manhã para "acordar" seu corpo ou ao longo do dia (principalmente se você ficar muito tempo na mesma posição, usando computador, assistindo televisão etc.), este exercício irá te ajudar a estimular diversas regiões e promover a flexibilidade, o que previne lesões! Um vídeo muito legal que recomendo sempre é este alongamento na cama da atriz Maitê Proença, indicado para todo mundo!

3. DANÇAR INTENSAMENTE

Quer exercício mais gotoso para o corpo e a mente do que dançar sem regras? Aperte o play na sua seleção de músicas favoritas e explore os movimentos mais inesperados e divertidos para você! Livre de julgamentos, a arte da expressão é um habilidade válida em diversos âmbitos de nossas vidas e, claro, garantem boas risadas. Ah, e se você precisa de novas playlists, a conta do STL no spotify poderá te ajudar!

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)

4. CONTAR SEUS PASSOS

Não é porque estamos em casa que precisamos viver estes dias sem sair da cama ou sofá. Estar em movimento garante o mínimo necessário contra o sedentarismo e, por isso, nossa dica é baixar o app Stepz ou utilizar o contador de passos do seu próprio celular para acompanhar o quanto você tem andado nestes dias. Claro, a quantidade será bem diferente de um dia rotineiro mas vale, até pela curiosidade, essa análise! Estabeleça uma quantidade mínima de passos para cumprir nestes dias e cumpra a meta, andando em casa e até já adicionando um treino junto. Se você tem escadas, já sabe onde fazer o próximo exercício do dia, né? 

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)

5. DAR PASSAGEM LIVRE PARA A CRIATIVIDADE

Criar faz parte do humano e estar isento de obrigatoriedades torna tudo mais legal. O tempo livre pode ter proporcionar experiências novas que você pode fazer consigo mesmo, trabalhando a mente em prol do seu próprio bem estar. Vale se arriscar numa receita nova para o almoço, o desafio de tirar uma foto linda do jeito que sua cabeça imaginou (mesmo que na prática e sozinho seja um trabalho mais difícil), criar novas combinações de roupa com as peças do seu armário, fazer uma pintura... Enfim, o que você bem quiser!

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)

6. TREINAR COM AJUDA DE APPS, VÍDEOS OU INFLUENCIADORAS

Não importa o seu esporte favorito, a internet sempre irá te ajudar a encontrar algum conteúdo que te possibilite treinar em casa, até mesmo sem aparelhos! O canal do Youtube Pri Leite Yoga é um destes exemplos que contam com videoaulas até para os mais inexperientes. Para aplicativos, os favoritos da equipe são o Nike Training  e o Adidas Training. Ah, as influenciadoras não ficam de fora e nossas musas inspiradoras são: @ceceolisa, @lopesbella, @curveswithmoves, @_maripedrosa e @thais_health!

7. LER

Ler é um exercício e tanto para nossa mente (e alma). Mesmo em um momento para se isolar em casa, nada nos impede de podermos viajar através das histórias! Um conto, um tema curioso ou até mesmo um livro para aprender algo nova são bem vindos! Quer algumas indicações nossas? Basta clicar aqui <3

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)

8. TREINAR MAIS UM POUCO (SÓ QUE UM POUCO DIFERENTE, RS)

E que tal unir as duas dicas anteriores? A playlist de vídeos "SONG WORKOUT" do canal MadFit é ótima para garantir exercícios diários que com toda certeza passarão mais rápido que a realidade e, claro, de uma forma muito mais divertida. O mix de exercícios feitos seguindo o ritmo da música (de preferência uma que você goste muito) é o detalhe que irá te ajudar a não desistir. Lembre-se: a diversão faz parte e é necessária para dar um pouco de leveza em nossas vidas, diante de um contexto global tão turbulento!

9. CULTIVAR O AMOR E A EMPATIA

Não existe quarentena alguma que consiga impedir isto! Mesmo distantes das pessoas, hoje a internet e a tecnologia podem ajudar muito a cultivarmos este exercício tão importante para a mente e o coração.Vale fazer chamada de vídeo com as amigas para matar a saudade, ligar para os familiares, enviar mensagem de apoio para quem precisa e nunca deixar de compartilhar e transmitir sentimentos bons! Dentro da sua comunidade vale o mesmo: algum vizinho precisa de ajuda e eu de fato consigo ajudá-lo? E se fosse eu? Ajudar ao próximo é um ato de compaixão e empatia e, diante deste momento tão delicado, é exatamente o que mais precisamos.

PS. Ficar em casa para evitar a propagação do vírus também é uma dessas atitudes que fazem toda a diferença por todos e para todos, viu?

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)

10. PENSAR POSITIVO

Por fim, o exercício mais recomendado para a vida toda: pensar positivo! Nossa mente tem poder e nós atraímos o que pensamos, acredite. É importante ressaltar que o positivismo nunca foi sinônimo de ignorância e qualquer outra definição que soe como uma conduta incapaz de encarar problemas. Inclusive, é justamente o oposto: pensar positivo abre nossa cabeça para novas ideias e possibilidades, sempre em busca de uma solução e de nos tornar mais preparados e corajosos.

A quarentena é um momento de grande reflexão e atenção aos diversos problemas que estamos enfrentando - pensar positivo nos ajudar a não desistir e manter a força. Cuidem de si e dos outros <3

Você também vai gostar