3 rituais de skincare para iniciantes

por Giovana Marcon

Em tempos de quarentena, notamos uma ascensão nas pesquisas pelo termo skincare. Já falamos bastante do assunto aqui, abordando desde produtos inovadores até a famosa rotina coreana com mil passos de cuidados com a pele. Mas ninguém nasceu expert em skincare e, para quem se interessa, é preciso começar de algum lugar, né?

Se você faz parte do grupo que vai aproveitar os dias em casa para cuidar mais da pele - ou aprender a cuidar dela - saiba que está no lugar certo. Pensando em rituais de skincare para quem está só começando e para quem quer evoluir nos passos gradualmente, preparamos um pequeno guia para você alcançar a pele perfeita. Para os dias corridos ou preguiçosos em que você não quer se esforçar tanto e também para os dias que você quer um experiência de spa em casa, te mostramos o caminho certo:



Comece pelo básico: limpeza, hidratação e proteção. Se você é meio preguiçosa, quer começar devagar ou tem uma rotina corrida, esses são os três passos indispensáveis para cuidar da pele. 

1. Comece escolhendo um sabonete ou gel de limpeza ideal para o seu tipo de pele (vale lembrar para consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto para o rosto, viu?). É indicado fazer esse processo duas vezes por dia, pela manhã e antes de dormir.

2. Hidrate! Mesmo se você tiver pele oleosa, o ideal é sempre manter a pele hidratada. Pesquise algum que atenda suas necessidades, existem hidratantes com vários ingredientes e que cumpre diferentes funções de uma vez só (como hidratar, prevenir ou diminuir linhas de expressão etc)!

3. Protetor solar! Todo dia, mesmo em casa. A luz do computador e do celular é tão prejudicial quanto a do sol.

Se você quer dedicar um pouquinho mais de tempo à sua rotina de skincare, aqui vai a dica:

1. Faça todo o processo anterior de limpeza - vale usar escovas ou aparelhos como o FOREO para potencializar a higiene. 

2. Adicione um sérum na sua lista. Temos um guia básico dos tipos de sérum que você pode usar aqui, mas converse com seu dermatologista para não investir em um produto que você não precisa. Entre os mais genéricos e que valem testar estão os concentrados de vitamina C, retinol e ácido hialurônico. 

3. Durante a aplicação do sérum, que tem uma textura mais oleosa, faça uma boa massagem com os dedos. Isso ajuda a fazer com que o produto penetre melhor na pele, além de melhorar a circulação e desinchar o rosto.

4. Dependendo do sérum, ainda é indicado que você use um hidratante depois (como os de retinol e vitamina c, que precisam de um boost de hidratação para fazer total efeito). Então consulte seu médico para saber se você vai precisar investir em um creme de hidratação.

Vai tirar o dia para um ritual completo de skincare? Então é o seguinte:

1. Limpeza! Você já sabe como, né?

2. Adicione uma boa máscara. Pode ser para iluminar, hidratar, diminuit poros - o que você sentir que sua pele está precisando. Fique o tempo necessário e enxágue.

3. Hora do sérum! Você já sabe qual o seu sérum ideal, então agora é uma boa hora para investir em acessórios de massagem, como os rollers de pedras minerais. Além de melhorar a absorção do produto e de diminuir o inchaço, é um passo super relaxante de autocuidado.

4. Siga com o seu hidratante e pense em investir em um específico para a área dos olhos - ali, a pele é muito mais sensível e precisa de cuidados especiais. 

5. Se for dia, não esqueça do protetor solar e, a partir daqui, está permitido começar sua maquiagem do dia (caso você queira).

Você também vai gostar