Mindful Eating: uma nova forma de se relacionar com a comida

por The Look Stealers

Você já se pegou descontando a sua ansiedade na comida ou comendo depois de um dia estressante no trabalho só para ter uma sensação de conforto? Já comeu porque a comida estava disponível, mesmo sem estar com fome? Gasta muitas horas do seu dia pensando no que "pode" ou "não pode" comer? Então, certamente, esse conteúdo é para você! Queremos te apresentar uma nova forma de se relacionar com a comida: o Mindful Eating.

O Mindful Eating não é uma dieta ou um jeito de emagrecer mais rápido, é uma filosofia de vida. Seus princípios estão embasados em nos tornar conscientes e dar a devida atenção ao comportamento alimentar. É perceber como e quando buscamos a comida: se é para procrastinar alguma tarefa, para desestressar, suprir um desejo ou por necessidade. O Mindful Eating não se baseia em regras e sim, no rompimento de padrões automáticos que vamos adquirindo ao longo do tempo.

Quando se fala sobre mudar ou melhorar a alimentação, geralmente, a primeira coisa que se pensa é: fazer uma dieta – pela qual, normalmente, é classificada com base no que se "pode" ou "não pode" comer. Porém, as dietas não restringem apenas os alimentos, restringir também o estilo de vida. Se você já fez dieta, entenderá... Quantas vezes deixou de ir a um Happy Hour por conta do que iria comer (ou por até mesmo pelo que não podia comer)? Consequentemente, a irritação e a ansiedade se fazem mais presentes. O resultado dessas dietas restritivas é que elas se tornam insustentáveis em médio a longo prazo.

Pensando nisso, o Mindful Eating te mostra que existem formas diferentes de melhorarmos o nosso relacionamento com a alimentação. Quando pensar em o que comer, considere além dos nutrientes. Pondere também o contexto, a frequência e a quantidade. Como também, ouça os sinais do seu corpo, ele te dirá se a sua fome está embasada em necessidade ou vontade. Te dirá se está ou não satisfeita e se precisará de mais ou de menos na próxima vez.

A ideia principal é que você adquira conhecimento do que come e substitua os seus padrões automáticos por escolhas conscientes. Quer saber mais? Dá play no vídeo e ouça as palavras de uma especialista em Mindful Eating.

Você também vai gostar