7 perfis pra seguir e aprender mais sobre sustentabilidade

por Sofia Stipkovic

O dia 1 de junho marca o começo da Semana Mundial do Meio Ambiente e embora não seja necessário esperar essa data para refletir ou colocar ações de sustentabilidade em prática, é uma importante oportunidade de trazer ainda mais à luz, o tema. Especialmente quando olhamos para o panorama alarmante do nosso país - entre agosto de 2019 e abril de 2020, houve um aumento de 94% no desmatamento da Amazônia em relação aos 12 meses anteriores, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Mas isso não significa que estamos menos atentos ao que está acontecendo. Ao contrário. Segundo um estudo Nielsen, empresa especializada em informação e dados, os brasileiros estão mais preocupados com os seus hábitos de consumo e cerca de 42% já fazem escolhas mais conscientes em prol da redução do nosso impacto no meio ambiente. Ainda não é suficiente, mas sustentabilidade já é uma pauta que nos interessa e nos move. Porém, é preciso ir além (ou dar os primeiros passos, caso você ainda não se sinta familiarizado com o assunto) e como não dominamos o assunto, selecionamos 7 perfis incríveis para seguir e aprender mais com eles:

menos1lixo - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Menos 1 Lixo (Reprodução/Instagram)


O Menos 1 Lixo nasceu no final de 2014, quando Fe Cortez assistiu ao documentário "Trashed: para onde vai nosso lixo" e decidiu agir começando pela mudança de antigos hábitos nada sustentáveis como a forma como ela consumia e produzia lixo. De lá pra cá, o que começou como um diário pessoal na internet para compartilhar essa trajetória mais consciente, virou um movimento e portal de informações e reflexões acerca do tema. 

https://www.instagram.com/menos1lixo/

eu reciclo - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Eu Reciclo (Reprodução/Instagram)

Embora seja uma plataforma de solução de logística reversa de embalagens pós consumo, o eureciclo é também um perfil muito interessante a ser seguido. Em sua página, a empresa explica assuntos ainda não tão difundidos como compensação ambiental, dá boas dicas para negócios e pessoas, e também indica marcas que têm o seu selo de sustentabilidade.

https://www.instagram.com/seloeureciclo/

menos1lixo - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Menos 1 Lixo (Reprodução/Instagram)

A Cristal Muniz é a idealizadora do Uma Vida Sem Lixo, e seguir tanto este perfil quanto o seu pessoal é inspirador e ensina muito sobre como é possível consumir com mais consciência e de forma mais sustentável no dia a dia. Ela faz um diário mostrando suas escolhas de comida a moda, passando até por coletores menstruais. Tudo de forma leve e autêntica. Vale a pena seguir os dois arrobas!

https://www.instagram.com/umavidasemlixo/

https://www.instagram.com/cristalmuniz/

fashion revolution - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Fashion Revolution (Reprodução/Instagram)

O Fashion Revolution Brasil já é um velho conhecido entre os que amam moda. Mesmo com o olhar voltado ao mercado e indústria fashion, o perfil é excelente e muito didático para entender melhor, refletir e adotar uma forma de consumir moda de um jeito mais consciente e pensando em um futuro mais sustentável. 

https://www.instagram.com/fash_rev_brasil/

ecoera - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Ecoera (Reprodução/Instagram)

Outro bom perfil para seguir é o do portal Ecoera, que fala sobre moda, beleza, design e gastronomia, e tem uma imensa rede de colaboradores. Entrevistas, análises, notícias e até mentorias para brechós estão entre os conteúdos do Ecoera.

https://www.instagram.com/portalecoera/

Moda Limpa - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Moda Limpa (Reprodução/Instagram)

Se você trabalha com moda ou empreende na área, o Moda Limpa vale o follow em dobro. A plataforma oferece consultorias e cursos online, e disponibiliza nas redes conteúdos super legais com dicas, muita informação e reflexões válidas sobre como ser mais sustentável na moda. 

https://www.instagram.com/modalimpa/

Instituto Akatu - sustentabilidade - sustentabilidade - sustentabilidade - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Instituto Akatu (Reprodução/Instagram)

Por fim, o Instituto Akatu, uma ONG criada em 2001 com o objetivo de conscientizar a sociedade através de ações educativas e de comunicação e ajudar na transição para estilos de vida mais sustentáveis. O perfil no Instagram vale o follow porque é repleto de posts super didáticos, com embasamento e dados. 

https://www.instagram.com/institutoakatu/

Você também vai gostar