Por que estamos nos sentindo constantemente exaustos? E como diminuir o cansaço

por Giulia Coronato

É mais do que natural se sentir cansado em certos momentos do dia, como por exemplo, no final do expediente ou até após o almoço, quando bate aquela vontade de tirar um cochilo rápido no meio da tarde. Porém, quando o sentimento de cansaço vira constante ou até muito recorrente durante o dia, é nosso corpo nos dando um sinal de que algo não está indo tão bem e talvez seja a hora de rever e mudar completamente alguns hábitos, na intenção de ter uma vida mais saudável ou simplesmente diminuir o cansaço.

Desde que entramos em período de quarentena eu venho me sentindo mais cansada do que o normal, percebo a sensação de fadiga presente no meu corpo praticamente o dia inteiro. De início pensei que isso estava somente ligado aos meus padrões de sono, que por sinal, mudaram completamente durante o isolamento, estou vivenciando a insônia e pesadelos como nunca antes. 

Após ler diversas pesquisas envolvendo estudiosos do sono e até optar pela auto-hipnose para conseguir dormir, eu descobri que por incrível que pareça, a noite de sono que temos não é a única coisa que impacta no nosso constante sentimento de cansaço e que na verdade, todo o ciclo que vivemos durante nosso dia resulta na energia que vamos ter no dia seguinte e muitos dos novos hábitos e manias que adquirimos nessa quarentena, vem nos deixando cada vez mais exaustos e cada vez descansando menos. 

-                   -                   -                   -                   - https://stealthelook.com.br


-                -                -                -                - https://stealthelook.com.br

O primeiro motivo, e o mais óbvio do por quê você pode estar se sentindo constantemente cansada e sonolenta nos últimos tempos, pode ser simplesmente por quê você não está dormindo o suficiente! De acordo com uma pesquisa do Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 1 a cada 3 adultos não dormem o o suficiente e o necessário para o seu organismo, o que vai acumulando um cansaço quase crônico em nosso corpo. A quantidade de sono necessária varia de uma pessoa para a outra, mas em média, adultos precisam ter 7h de sono profundo e ininterrupto todos os dias, para manter uma rotina e padrões saudáveis. Ao falar com amigos e familiares notei que um grande número de pessoas está sofrendo de insônia durante essa pandemia e dormir uma noite inteira tem sido uma tarefa mais difícil do que nunca. Então, se pararmos pra pensar, estamos a mais de 3 meses não dormindo as horas necessárias para nosso corpo funcionar e descansar, isso vem nos causando uma sensação de extremo cansaço e esgotamento constante. 

-                -                -                -                - https://stealthelook.com.br

Está dormindo muitas horas por noite mas ainda assim se sente cansada o dia todo? Isso pode estar acontecendo porque dormir muitas horas não significa necessariamente que seu sono está sendo de qualidade. Quem nunca acordou se sentindo super cansada depois de dormir por 10h, 12h em uma noite? Um sono de alta qualidade permite que o cérebro passe por todos os cinco estágios de cada ciclo do sono, permitindo armazenar memórias e liberar hormônios para regular os níveis de energia do corpo para o dia seguinte. De acordo com o National Institutes of Health, existem vários fatores que podem prejudicar e diminuir a qualidade do seu sono, como interrupções noturnas, para ir ao banheiro ou simplesmente porque você ingeriu uma grande quantidade de cafeína durante o dia e desperta muitas vezes durante a noite. Outra coisa que prejudica diretamente a qualidade do nosso sono, são as telas, sejam televisões ou celulares, ter contato com eletrônicos logo antes de adormecer faz com que nosso cérebro não desligue e nosso corpo não descanse profundamente. Tente evitar tomar café e consumir outras bebidas que possuem cafeína depois das 17h e fique longe de eletrônicos até 40 minutos antes da sua hora de dormir! Outra coisa que pode beneficiar significadamente seus padrões de sono e diminuir o cansaço do seu corpo, é criar uma rotina e um horário certo para dormir todas as noites (até nos finais de semana). Um estudo publicado no Jornal Internacional da Psicologia notou que jovens adultos que iam dormir todos os dias no mesmo horário apresentavam menos fadiga e menos problemas de insônia.

-                -                -                -                - https://stealthelook.com.br

Acredite se quiser, mas sua alimentação pode estar diretamente ligada a constante sensação de cansaço que temos presenciado nos últimos tempos. Isso se deve ao fato de que os alimentos que você está comendo não estão te dando um bom fluxo de energia. Se você opta por muitos carboidratos refinados e ultra processados, como pão, farinha branca e açucar refinado, isso pode estar causar uma sensação de fadiga no seu dia por conta do alto nível de açucar que vai ter no seu sangue. Ué, mas o açucar não é o responsável por nos dar energia? Por quê o excesso dele me causa exaustão? Quando o corpo percebe que tem mais açúcar do que precisa em seu organismo, rapidamente ele produz insulina, o que resulta em uma queda brusca no açúcar no sangue, essa queda e a grande variação nos níveis de açúcar no sangue podem levar a sintomas como fadiga, ansiedade e até irritabilidade. Sentimentos crônicos de cansaço e fadiga estão diretamente ligados a nossa dieta, então, pode ser uma boa substituir alguns alimentos. A partir do meio da tarde, até a hora de janta, aposte em alimentos ricos em fibras, incluindo legumes frescos, grãos integrais e leguminosas. As fibras podem ajudar a diminuir a absorção de açúcar no organismo, melhorar os níveis de açúcar no sangue e evitar a produção desequilibrada de insulina. 

-                -                -                -                - https://stealthelook.com.br

Usando um raciocínio lógico, nós pensaríamos que levando uma vida sedentário, sem praticar muitos exercícios teríamos uma imensa porção de energia acumulada, né? Mas isso está bem longe da realidade! Não separar uma porção do seu dia para se manter ativo e se exercitar, pode aumentar (e muito!) o sentimento constante de cansaço e exaustão. Isso se deve ao fato de que quando você se exercita regularmente, isso melhora o fluxo sanguíneo pelo corpo e ajuda a transportar com mais eficiência o oxigênio e nutrientes para o tecido muscular. Além de fornecer energia, fazer exercícios também pode facilitar o sono e melhorar sua qualidade. A falta de atividade física durante o dia pode atrapalhar o ritmo natural do seu corpo, diz a doutora Jade Wu. Além de todos os benefícios que a atividade física traz para nossa saúde, física e mental, suar um pouco durante o dia permite que você se canse o suficiente para tornar a hora de dormir muito mais tranquila depois e de praxe diminuir o cansaço presente sua rotina.

É claro que essas dicas são generalizadas e podem ajudar à todos que se propuseram a tentar, mas caso você esteja se sentindo extremamente exausta, mais do que o normal e não note alguma melhora a partir de novos hábitos para melhorar a qualidade do seu sono e diminuir o cansaço, procure um médico especializado, para um diagnóstico correto e um tratamento certeiro.

Você também vai gostar