5 livros de literatura brasileira contemporânea que valem demais a leitura

por The Look Stealers

Aproveitando a quarentena para colocar a leitura em dia - e adicionar novos títulos na lista, dessa vez chegamos com 5 livros incríveis da literatura brasileira contemporânea e que, acredite, valem muito sua atenção.

A Paula Medeiros, do Chicas & Dicas, contou pra gente quais são os cinco livros que você não pode deixar de ler. Deixe esse post salvo para não esquecer de nenhum, a gente garante que você não vai se arrepender.

livro - literatura-brasileira - livros - livro - livro - https://stealthelook.com.br


Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou, de Mariana Salomão Carrara, é um livro encantador e um tanto tragicômico. Mas é engraçado e doloroso na medida certa. Narrado por Carmen, de 11 anos, é um livro muito adulto. A gente acompanha os escritos de Carmen, que está escrevendo um livro onde desabafa em detalhes suas vivências e angústias, o bullying que sofre na escola e suas dúvidas pertinentes sobre as relações íntimas dos adultos, a prefeitura (rs) e outros assuntos. É um livro muito rápido de ler, apaixonante mesmo e tão delicado quanto provocador.

livro - literatura-brasileira - livro - livro - livro - https://stealthelook.com.br

A cabeça do santo

Só para começar, deixa eu te contar que esse livro começou a ser escrito em uma oficina ministrada por Gabriel Garcia Márquez, em Cuba, destinada apenas a pessoas do círculo próximo do autor. Mas Socorro deu seu jeitinho de chegar lá. E o resultado é esse romance único e encantador. Na história, nada parece acontecer na cidade de Candeia, até que um dia o viajante Samuel chega por lá. Sem ter para onde ir, passa a morar dentro da cabeça de uma estátua abandonada de Santo Antônio e logo percebe que consegue ouvir as preces das mulheres da região. Com esse poder em mãos, suas ações passam a movimentar sua vida e a vida da cidade como nunca antes...

livro - literatura-brasileira - livro - liv - livro - https://stealthelook.com.br

A vida invisível de Eurídice Gusmão

A vida invisível de Eurídice Gusmão é o romance de estreia da escritora brasileira Martha Batalha. E que estreia, viu? Além de ter sido vendido para mais de dez editoras estrangeiras, o livro rendeu um filme brasileiro que chegou a ser cogitado para concorrer ao Oscar! A história das irmãs Gusmão no Rio de Janeiro no início do século XX foi a triste realidade de muitas mulheres reais. Vidas completamente diferentes se unem por elementos bastante comuns: injustiça, machismo e a falta de protagonismo em suas próprias vidas. Leitura necessária e impactante. 

livro - literatura-brasileira - livro - livro - livro - https://stealthelook.com.br

Redemoinho em dia quente

Jarid Arraes é uma escritora cearenese, cordelista e poeta. E neste seu livro premiado, lançado no ano passado, ela nos presenteia com um novo formato: contos. Mas não são contos aleatórios. São contos sobre mulheres brasileiras em histórias inusitadas, que rompem com um bocado de expectativas e padrões da vida cotidiana. Em ritmo rápido e contagiante, as narrativas super originais e criativas mesclam crítica social, realismo e fantasia. Impossível parar de ler e impossível não virar fã de Jarid Arraes.

livro - literatura-brasileira - livro - livro - livro - https://stealthelook.com.br

Dois irmãos

Um dos maiores (e mais simpáticos) nomes da literatura brasileira, Miltom Hatoum é sempre uma escolha literária certeira. Nesse incrível e premiado romance, observamos as questões familiares de uma casa por meio do foco nos irmãos gêmeos Yagub e Omar. Mas esta história não é narrada por eles, e sim pelo filho de Domingas, a empregada que morava com a família. Trinta anos depois, o menino - agora adulto - traz à tona a busca pela sua própria identidade recorrendo aos acontecimentos passados dos quais fez parte, relembrando o que observou por tanto tempo ali naquela casa. Revive assim a dinâmica e os dramas daquelas relações familiares tão próximas de sua vida e as histórias que o impactaram e o moldaram. Uma história sensível e dramática, e incrivelmente bem construída.

Você também vai gostar