História da Bruxaria, o livro que eu não canso de recomendar

por Bruna Lys

História da Bruxaria, o livro que me acompanhou por boas semanas durante este período em casa! Entre tantas possibilidades, confesso que meu maior hobby dos últimos tempos tem sido a leitura e a minha dica de hoje promete uma abordagem mística com um mix de fatos históricos, questões culturais e feminismo. Te interessa esses temas? Então continua aqui que eu conto mais!

livro - livro - livro - livro - cama - https://stealthelook.com.br


"Não julgue o livro pela capa", ok... Mas esse daqui, especificamente, está de parabéns, vai? Eu amo uma capa de livro envolvente e que chame a minha atenção já a distância e, de fato, foi o que aconteceu quando conheci este livro, meses atrás. Rico em detalhes, o visual de História da Bruxaria já entrega um gostinho do que esperar dentro das páginas e também o pensamento sobre como ele pode ficar lindo na decoração de casa.

Sobre a temática, posso dizer que o livro propõe uma viagem história através do tempo para entender TUDO que cerca o termo "bruxaria". Ah, o livro é o resultado dos estudos dos seus dois autores, Jefrey Russel e Brooks Alexader, e você, realmente, recebe um embasamento histórico durante a leitura - sem soar muito acadêmico. Como recém formada, eu afirmo que fiquei impressionada com a linguagem fácil de História da Bruxaria e o fiz como fonte de curiosidades sobre esse assunto que tanto tenho interesse.

livro - livro - livro - livro - cama - https://stealthelook.com.br

Claro, não irei revelar todo o conteúdo, mas o ponto de atenção e motivo de falar taaanto sobre esse livro, para as outras look stealers e agora aqui, é: a influência do sistema patriarcal sob grande parte das concepções atribuídas ao que se diz bruxaria ao passar do anos (o capítulo 6 é o meu favorito para tratar disso)! Você sabia que, acima da existência ou não de práticas de bruxaria, uma mulher mais velha e viúva podia facilmente ser acusada como bruxa pela comunidade de seu entorno, justamente pela ausência de um homem que a pudesse defender e ser seu representante perante a sociedade??? Ou o quão mais fácil era acusar a vizinha de ter feito bruxaria pela colheita ruim no terreno do que assumir uma falha própria e o impacto climático? Pois é!

História da Bruxaria dá sacadas incríveis e muito além de se desdobrar sobre uma religião e/ou comunidade "secreta", ele revela conceitos enraizados em toda uma época e suas transformações até chegar nos dias atuais. De forma simples , interessante e questionadora. Espero que o livro impacte e agregue ao repertório de vocês, assim como foi comigo. Encerro por aqui com um trechinho que acho tão essencial para o discorrer da leitura: "a crença de uma época é a superstição de outra".

Você também vai gostar