A libertação de assumir os fios brancos e o cabelo grisalho

por The Look Stealers

Fios brancos e cabelo grisalho é uma realidade que eventualmente todos nós teremos que lidar em algum ponto de nossa vida. Para algumas mulheres, os fios brancos são um real terror e seu surgimento vem cercado de vergonha, graças à uma forte opressão da sociedade em torno de nossa aparência. Acredito que todo mundo já arrancou um fio branco do cabelo ou presenciou alguém fazendo o mesmo.

O terror e a negação que rodeiam o cabelo grisalho está diretamente relacionado à vergonha que temos de envelhecer. A aparência física das mulheres sempre foi motivo de debate e aspectos naturais inevitáveis de nosso corpo sempre causaram repulsa em uma sociedade machista e patriarcal. 

Cada vez mais, vemos mulheres celebrando sua beleza natural, encontrando e redescobrindo sua autoestima em aspectos que historicamente foram reprimidos pela sociedade, é algo revigorante e inspirador de se ver! Encontrar mulheres se amando e se celebrando é empoderador e motiva outras à fazerem o mesmo. 

E foi em uma de nossas viagens pelo feed do Instagram que nos deparamos com mais uma dessas mulheres fortes e inspiradoras. A paixão foi tanta que sentimos a necessidade de compartilhar com vocês, vem ver: 

Joana Moura é publicitária, blogueira e defensora de uma moda e de um consumo mais consciente, tem 36 anos, é mãe e mora e trabalha em Londres. Há algumas semanas atrás, Jojo, como é carinhosamente apelidada, postou uma foto em seu Instagram com sua mais nova mudança capilar: o cabelo grisalho.

Enquanto diversas pessoas fazem o possível e o impossível para esconder todos os fios brancos, Joana seguiu o caminho oposto e foi na contramão, assumindo e destacando o cabelo grisalho por completo. "Não sei se o mundo tá preparado pra essa cabeleira cinza mas, preparado ou não, aqui vou eu."

It girls - Cabelo grisalho - Beleza - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joana Moura (Reprodução/Instagram)


Parece estranho pensarmos que os fios naturalmente brancos e o cabelo completamente grisalho fossem render tamanha auto aceitação . "Nunca imaginei que um cabelo cinza ia me render tanta alegria. Alegria de me olhar no espelho e me sentir eu, de me achar bonita de verdade depois de 1 ano e meio de altos e baixos e das transformações da maternidade, de me sentir jovem e plena aos 36."

It girls - Cabelo grisalho - Beleza - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joana Moura (Reprodução/Instagram)

Joana comentou como, para ela, assumir o cabelo grisalho foi uma revolução interna e uma nova descoberta de si mesma e de seus gostos. "Mas para além da revolução interna, tornar público nesse mundo digital a decisão e consequente jornada de engrisalhar me trouxe acolhimento, conexão, propósito. A cada mensagem de encorajamento, a cada cabeleira ostentandora de dois ou três ou quatro dedos de cinza que vejo por aí, a cada pessoa que me fala 'achei meus primeiros brancos e isso me trouxe felicidade' minha esperança se renova de que, de pouquinho em pouquinho, a gente vai mudando as coisas, quebrando os tabus, libertando umas às outras."

It girls - Cabelo grisalho - Beleza - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joana Moura (Reprodução/Instagram)

Nosso cabelo reflete e coordena todas as partes de nossa aparência e de nossa autoestima. Quem nunca sentiu um boost de confiança quando apostou em um novo corte ou uma nova cor?! É de se esperar que, quando mudamos radicalmente nosso estilo capilar, isso reflita diretamente em nossas roupas, nosso estilo e até nosso comportamento. E claro que com uma mudança tão marcante e significativa como a transição para o cabelo grisalho, isso não seria diferente. 

"Desde que transicionei completamente pro grisalho, a minha percepção sobre cores parece ter mudado completamente. Nessa primeira semana de cabelo cinza me permiti seguir meus instintos e, pra minha surpresa, me vi naturalmente atraída por todo aquele lado mais gélido da cartela que, honestamente, nunca foi a minha praia."

It girls - Cabelo grisalho - Beleza - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joana Moura (Reprodução/Instagram)

"E que delícia tem sido experimentar com essas “novas” cores. Me ver bonita de azul, branco, cinza, amarelo flúor, lilás. Mas, depois de uma semana inicial de lua de mel, comecei a me perguntar: o que será do restante do meu armário? O que fazer com aquela fatia majoritária do meu acervo composta de tons terrosos quentinhos? Caramelo, mostarda, laranja, cores que até outro dia eram minhas amigas de todas as horas e agora parecem não fazer mais sentido no meu novo colorido natural.

Nesse exato momento olho pra elas e ainda não tenho a resposta definitiva. Sinto que meu casamento com os tons quentes está em crise. E o que a gente faz quando o casamento tá em crise? Bora trabalhar pra resgatar esse romance! Nada de sair jogando tudo pro alto e comprando um monte de coisa nova. Esse primeiro mês será de experimentação, de testar possibilidades, encontrar referências e tentar achar soluções. Se ainda assim eu não conseguir me achar ali naqueles tons, vamos partir pra terapia de casal, também conhecida como pedir ajuda pros universitários. E aí eu sei que poderei contar com apoio e sabedoria de profissionais de cor nas quais eu confio e que podem me ajudar nesse caminho.

Tô empolgada pra ver no que vai dar. Torçam por mim e pelos tons quentes. Vamo reacender a chama desse amor."

It girls - Cabelo grisalho - Beleza - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Joana Moura (Reprodução/Instagram)

Não devemos, em momento algum, sentir vergonha de aspectos tão naturais de nosso corpo. Envelhecer é um processo lindo e deve ser celebrado, e não escondido. Se você é do time que cobre os cabelos brancos e isso faz bem para sua autoestima, continue assim! Devemos fazer aquilo que nos faz bem! Mas, é importante fazermos uma reflexão, parar e pensar: eu faço o que faço com meu corpo por pressão de terceiros e por medo do que os outros vão achar ou porque realmente é o que quero? 

Vamos deixar pra lá as coisas que nos escravizam e nos controlam e vamos abraçar a liberdade que é amar e aceitar a si próprio, da forma mais honesta possível. 

Você também vai gostar