9 erros capilares mais comuns que cometemos em casa

por The Look Stealers

Admita, em algum momento nessa quarentena você já se arriscou em fazer alguma coisa no seu cabelo, certo? Seja cortar a franja, retocar a raiz ou até mesmo testar novas formas com modeladores, qualquer mínima mudança que seja para espantar o tédio do isolamento social e dar uma repaginada no visual. Mas, é possível cometer erros capilares mesmo nos detalhes mais simples na hora de cuidar dos fios no dia a dia.

Para tirar todas as nossas duvidas sobre como manter a saúde das madeixas em casa, convidamos o expert Carlos Lira, hairstylist do Salão 1838 e especializado em uma das maiores academias de cabeleireiros do mundo, a Tony&Guy. Você sabia que até a forma como você lava o seu cabelo pode estar "errada" e causando danos que você nem imagina? Para saber quais os 9 erros capilares que você pode evitar cuidando dos fios em casa, continue com a gente, vem ver:

- erros capilares -      -       -       - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)


- erros capilares -      -      -       - https://stealthelook.com.br

"Com a chegada da temporada mais fria do ano, é comum que as temperaturas da água do banho aumentem, porém tome cuidado, o calor da água pode danificar os fios e o couro cabeludo, o resultado? Aumento de queda e de produção de oleosidade. Opte por um banho morno, que segue relaxante, mas não agride as madeixas."

- erros capilares -       -       -       - https://stealthelook.com.br

"Nada em exagero é saudável, certo? Usar grandes quantidades de Shampoo pode deixar muitos resíduos no couro cabeludo e até proporcionar uma descamação. Já o condicionador em excesso pode fazer com que as madeixas tenham uma aparência pesada e fiquem oleosas rapidamente. O ideal é ir aplicando os produtos aos poucos. Comece com uma porção do tamanho próximo a de uma moeda de dez centavos e espalhe pelo couro cabeludo, no caso do shampoo, ou no comprimento dos fios, no caso do condicionador. Se sentir necessidade, adicione um pouco mais dos produtos para um resultado satisfatório."

- erros capilares -      -       -       - https://stealthelook.com.br

"A ação potente das máscaras costuma dar a falsa impressão de que não precisamos utilizar um condicionador, mas não é bem assim. Hoje, com as novas tecnologias, temos muitas opções de máscaras que podem sim ser utilizadas no lugar do condicionador, mas fique atenta às indicações do que você está escolhendo. Isso porque alguns produtos para tratamento profundo, além de terem concentrações de ativos diferentes, não costumam fechar as cutículas, como acontece com o condicionador, deixando o fio exposto a agentes posteriores ao banho."

- erros capilares -      -       -       - https://stealthelook.com.br
- erros capilares -     -     -      - https://stealthelook.com.br

"A gente cresce vendo os personagens de filmes, séries e novelas saindo do banho e esfregando a toalha no couro cabeludo e no comprimento dos fios, mas essa ação é péssima para a saúde capilar. O movimento de fricção danifica as cutículas, gerando o tão indesejado frizz, principalmente se o fio for fino ou tiver alguma química."

- erros capilares -      -      -      - https://stealthelook.com.br

"Sabemos que na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos o momento de relaxar e higienizar os fios para o período noturno. Apesar do cansaço do dia, é importante reforçar que dormir com o cabelo molhado pode trazer diversos danos, principalmente ao couro cabeludo. Isso porque o combo umidade + calor do travesseiro é perfeito para a proliferação de fungos, surgimento de caspa e até mesmo casos de dermatite."

- erros capilares -     -     -      - https://stealthelook.com.br

"Quando lavamos o cabelo, costumamos ouvir/ler que as cutículas ficam abertas, mas o que isso significa? A explicação simples é, a camada escamosa do fio abre, proporcionando uma maior troca entre o córtex capilar e agentes externos. Por isso, afirmamos que as madeixas ficam mais vulneráveis a qualquer tipo de agente agressor, por exemplo: produtos de limpeza profunda, altas temperaturas e até a ação de pentear. O ideal é, de forma delicada, desembaraçar os fios secos quase por completo com um creme para facilitar o processo. A escolha entre pente e escova deve ser feita de acordo com o tipo de fio e efeito desejado. Para as mulheres de cabelo cacheado e crespo, o interessante é utilizar um pente de dentes largos, que valorizam esse tipo de fio. Escovas redondas são utilizadas para modelar e as retas para desembaraçar. Fique atenta também ao material, as escovas e pentes de madeira, por exemplo, ajudam na diminuição do frizz."

- erros capilares -      -     -      - https://stealthelook.com.br

"Um dos principais erros capilares na hora de cuidar em casa é secar os fios com o aparelho muito próximo da raiz e permanecer por muito tempo em uma mesma área. O resultado é uma frequente exposição às altas temperaturas, queimando o fio e o couro cabeludo. O legal neste passo é, primeiramente, SEMPRE preparar o seu cabelo com um protetor térmico e, em seguida, ir movimentando o secador e os fios sem parar, para conquistar uma secagem uniforme e sem danos."

- erros capilares -     -      -      - https://stealthelook.com.br

"Na correria do dia-a-dia, é comum as mulheres utilizarem prancha ou modeladores com os fios ainda úmidos. Se você costuma fazer isso, pare agora! Antes que seja tarde demais e você acabe sem uma mecha de cabelo, como acontece nos filmes (risos). O cabelo fica bem mais sensível quando molhado e o combo umidade + altas temperaturas pode, além de queimar a estrutura do fio, ocasionar a queda/quebra do mesmo. Não quer abrir mão desses equipamentos? Então não se esqueça de secar bem os fios e, caso sinta necessidade, reaplique o protetor térmico antes de começar a modelar."

- erros capilares -      -      -      - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)
- erros capilares -      -     -      - https://stealthelook.com.br

"Com a quarentena, muitas mulheres estão arriscando um visual novo e se aventurando no mundo da coloração. Se esse é o seu caso, e você não tem um apoio profissional, saiba que os riscos das coisas darem erradas são grandes. Isso porque o processo para tingir o fio é muito mais complicado do que parece, principalmente se você já tem alguma química nos fios. A escolha da(s) cor(es) e o método que será utilizado são fundamentais para que o resultado saia como o desejado. O tempo que a tinta ou descolorante deve agir também é determinante para um visual natural e bonito. Por isso o recomendado é deixar esse protocolo para um profissional. Ninguém quer sair por ai com os fios manchados, não é?"

Você também vai gostar