5 antes e depois da decoração que vão te convencer a redecorar a casa

por Sofia Stipkovic

Preciso confessar: talvez eu tenha encontrado a minha alma gêmea da decoração e o nome dela é Fridla. Ela é alemã e adora compartilhar no Instagram as mudanças que faz no seu apartamento em Berlim. Nada nunca muito mirabolante, coisas simples como arrastar o sofá pra cá, pintar uma parede aqui, pregar uma prateleira nova acolá. Tudo o que ela posta, acaba na minha pasta de referências e hoje, eu vim dividir com vocês 5 antes e depois da decoração que salvei do perfil dela e que vão te convencer a redecorar a casa.

Como mudar a posição da cama

Não sei você, mas eu sinto que depois de alguns meses do mesmo jeito, a energia do quarto fica estranha. Pesada, acumulada nos objetos do jeito que eles estão, sabe? Então mudar a posição de tudo, inclusive e principalmente da cama, é mandatório pra mim de tempos em tempos. E parece que para a Fridla também! Aqui neste vídeo, ela dá 3 boas ideias: a cama sob a janela, a cama com uma cabeceira verde de plantinhas e a cama encostada na parede e de lado para a janela. Pra assistir e redecorar a casa, ou melhor, o quarto no ato!

Importante: sempre que for mudar os móveis de lugar dentro do quarto, lembre-se de levar em consideração o seu fluxo cotidiano dentro dele. O que isso significa? Por exemplo, se a posição da cama te dá suficiente espaço para se movimentar pelo cômodo, se a janela não está bloqueada por algum objeto, se o armário está posicionado de forma a abrir direitinho as portas e por aí vai.

Aqui estão alguns objetos que você pode adquirir para dar aquele up na decoração do seu quarto também:

Como deixar a cozinha mais arejada

Cozinha pequena e muito armário é uma combinação bomba. Inevitavelmente, você se sentirá sufocada pela quantidade de móveis num espaço apertado, que deveria ser gostoso e tranquilo de estar, afinal é onde você cuida e faz os seus alimentos - precisa ter uma energia boa ali! 

Se você quer arrumar essa parte do seu lar sem reformas e sem gastar muito, a Fridla tem a ideia de substituir os armários ou o espaço vazio às vezes por prateleiras abertas e espaçadas. Ah, uma dica importante: defina bem o que você vai armazenar nas prateleiras antes de pregá-las, é essencial medir para saber se cabe certinho garrafas, panelas, pacotes e até taças no espaço entre elas.

Como escolher os móveis do tamanho certo

Um dos erros mais comuns que cometemos é não ter noção de espaço. Eu, por exemplo, já comprei uma mesa de jantar de 1,80m achando que caberia numa sala de pouco mais de dois metros! Delirante, eu sei! Burra, eu diria também. Se você não tem naturalmente esse gps espacial, te imploro para medir bem o seu cômodo antes de investir em um móvel e redecorar a casa. Neste vídeo, a Fridla mostra bem isso, como faz a diferença um móvel do tamanho certo no espaço que a gente tem!

Cama extra ou sofá cama?

Se você tem um quarto que não usa em casa, sabe que às vezes ele acaba sendo o canto da bagunça. Aquele que você até fecha a porta e tenta esquecer o caos ali dentro - eu já fiz muito isso. Mas agora, mais que nunca, vale a pena olhar com carinho para esse cômodo, que é um privilégio ter, e considerar trocar aquela cama de solteiro velha que habita o local por um sofá-cama versátil e que pode fazer dupla com uma bancada para o seu home office. Já pensou? Então olha só as ideias da Fridla e confira também as ideias da Ali também, que fez isso no quarto extra dela!

Como dar um up na parede branca?

Automaticamente, quando encostamos o sofá na parede, pensamos: pronto, cantinho decorado e resolvido. Mas, não é bem assim. Existem mil possibilidades de dar um upgrade na parede vazia que fica acima do sofá, né? O caminho mais fácil é pendurar alguma coisa ali, mas a Fridla tem outra ideia para redecorar a casa, ou melhor, a sua parede branca. 

Experimente trocar o simples quadro por uma prateleira mais baixa e curtinha - para não bater a cabeça ao sentar no sofá! - e decorar com quadros, plantas, objetos do seu gosto pessoal. Mas fazer um mix de coisas que vão deixar a sua sala mais a sua cara mesmo!

Você também vai gostar