8 tendências de 2020 que vieram do armário de nossas avós

por Giulia Coronato

A moda nada mais é do que um ciclo. Tendências vêm e vão e é natural que peças e estilos idolatrados há décadas atrás voltem da noite para o dia e acabem se tornando trends fortíssimas, presentes nas produções das mais diversas fashionistas.

Se olharmos para as tendências de 2020, provavelmente veremos que todas elas já foram usadas anteriormente e o que vemos hoje é uma releitura de um clássico do passado, como por exemplo, o colete de tricot e os colares de pérola.

Então, quais dentre as maiores tendências de 2020 será que já foram usadas antes pelas nossas mães ou avós? Para responder essa questão, eu mergulhei fundo em álbuns de fotografia e armários das matriarcas da minha família e trouxe uma seleção de 8 trends que saíram diretamente do guarda-roupa de nossas vovós para o street style. Vem comigo: 

It girls - Bolsa estruturada - Avós - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Amy Julliette Lefévre (Reprodução/Instagram)


As bolsas estruturadas são umas das tendências que voltaram de décadas passadas para o armário das fashionistas contemporâneas. Seja a bolsa de ombro ou o formato tote bag, as bolsas de couro mais "durinhas" eram um must have na década de 80 e 90 e agora voltaram a ser item de desejo.

It girls - Colete de tricot - Avós - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Colete de tricot (Reprodução/Pinterest)

Peças de tricot são a cara de nossas avós e o colete de tricot se tornou uma das maiores tendências de 2020. O item abre um leque quase infinito de sobreposições e deixa qualquer camiseta e jeans muito descolado.

It girls - Conjuntinhos - Avós - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Karina Mid (Reprodução/Instagram)

Quem nunca olhou fotos antigas e viu a avó ou a mãe usando duas peças do mesmo tecido e da mesma estampa? Seja um conjuntinho de blazer + calça, blazer + shorts ou até calça e blusa, os conjuntinhos era super chiques há algumas décadas atrás e cá estamos nós, em 2020, desejando andar só com peças iguais. 

It girls - Trousers - Avós - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Rae Everyday (Reprodução/Instagram)

Ok, talvez essa peça tenha vindo do armário dos nossos avôs e não das nossas avós. Trousers são as famosas calças de terno, hoje popularmente conhecida por calça de alfaiataria. A calças trousers são definitivamente uma das tendências de 2020 mais práticas e democráticas de todas, ela consiste em uma calça de alfaiataria de cintura super alta e pregas frontais. E convenhamos, nada mais cool do que trousers + tênis, né?

It girls - Pérolas - Avós - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Anna Winck (Reprodução/Instagram)

Quem é responsável pela trend das pérolas? Nossas avós ou Harry Styles? Enquanto não sabemos ao certo a resposta, nos resta abusar dos acessórios de pérolas em nossas produções. 

It girls - Tweed - Avós - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Aimee Song (Reprodução/Instagram)

O tweed é um tecido grossinho feito de fibra de lã e é um dos clássicos do inverno. O tecido ganhou fama no vestuário feminino graças à Coco Chanel, que lançou seu primeiro tailleur de tweed lá em 1954. Em 2020, o clássico tecido voltou com tudo e está mais presente do que nunca nas produções invernais. 

It girls - Babuskha - Avós - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Blanca Miró Scrimieri (Reprodução/Instagram)

Babushka significa nada mais nada menos do que avó em russo e essa trend foi assim nomeada pois as avós mais antigas da Rússia costumavam amarras os lenços em volta de todo o rosto. A amarração deixa qualquer look com uma carinha vintage que amamos e é ótima também para proteger o rosto do Sol.

It girls - Square toes - Avós - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Abisola Omole (Reprodução/Instagram)

O square toe ou bico quadrado, como preferir, se refere aos sapatos com design super vintage e como o próprio nome diz, possui a parte frontal do sapato, quadrada. O modelo de calçado foi muito usada no final da década de 80 e começo de 90, pela maioria das mulheres. 

Você também vai gostar