Mitos e verdade sobre sardas

por The Look Stealers

Apesar de atualmente ter se tornado um desejo de muitas mulheres, as sardas são uma condição da pele causada por excesso de melanina. Tem como gatilho principal a exposição solar, por isso é comum, vermos o aumento ou até o surgimento das sardas em diversas pessoas durante o verão.

Sendo um padrão estético atual ou não, as peles com sardas merecem atencão e cuidado, assim como todas as outras. Por isso, convocamos a dermatologista Vivian Simões para nos esclarecer mitos e verdade sobre as sardas. Para não entrarmos em furadas, prejudicando a saúde de nossa pele. Vem com a gente: 

It girls - Sardas - Skincare - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Salem Mitchell (Reprodução/Instagram)


_o que são e qual a causa do aparecimento das sardas?

"Sardas ou efélides são manchas pigmentadas de cor castanha, mais comuns em locais de queimadura de pele como face, ombros e colo. São causadas pelo aumento de melanina na pele. Tem um componente genético envolvido e, o principal gatilho para o aparecimento das sardas é a exposição solar."

_as sardas podem representar algum risco para a saúde da pele?

"As sardas são benignas e não trazem riscos. Porém elas podem indicar um sinal de alerta, pois o indivíduo que possui sardas é mais sensível à radiação solar, tendo mais suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele."

_quem possui as manchinhas necessita de algum cuidado especial com a pele?

"Normalmente os indíviduos com sardas tem fototipos mais claros, o que significa que tem mais tendência a queimar-se no sol, portanto o filtro solar é indispensável, além de chapéu e óculos escuros."

_a exposição ao sol agrava o aparecimento das sardas?

"Sim, o sol ativa a melanina e faz com que apareçam mais sardas, principalmente nas áreas que estiveram expostas."

_existe uma forma de prevenir ou clarear as sardas?

"Nao existe cura, mas é possível ter controle e ameniza-las. A principal prevenção é a fotoproteção. Para clareamento hoje existem diversas opções pode-se fazer uso de alguns cremes clareadores, peelings, lasers, dependendo da avaliação do dermatologista."

_as sardas aumentam ou diminuem com o decorrer do tempo?

"A tendência é que as sardas aumentem e diminuam conforme à exposição aos fatores desencadeantes, principalmente o sol."

_porque algumas aparecem quando tomamos muito sol (verão geralmente) e somem depois?

"A melanina, pigmento que esta em excesso nos locais das sardinhas é ativada pela exposição solar, por isso elas aparecem mais quando temos exposição intensa e continua em peles mais sensíveis."

_existe algo ou produto que quem possui sarda não pode utilizar?

" Não. A princípio não há contraindicação de nenhum produto em função do indivíduo possuir sardas."

Você também vai gostar