Raio X da personagem: 8 lições de estilo com Andy em “O diabo veste Prada”

por Beta Weber

As roupas que usamos contam uma história. Feche os olhos e pense nos seus personagens favoritos de séries e filmes, como eles estão vestidos? Aposto que tem looks específicos que vem à mente. Pense nos seus melhores amigos? Também devem ter itens que vocês conectam à eles. Dá para saber muito da personalidade de cada um ao observar as peças que eles escolhem usar, a cartela de cores, os acessórios…Nessa coluna, a cada edição, analisamos o estilo de alguns dos nossos preferidos da ficção, investigando quais mensagens eles passam através de suas produções e óbvio, como podemos aproveitar esses insights para nossas vidas e guarda-roupa. Nossa pauta da vez é Andy em “O diabo veste Prada, personagem interpretada por Anne Hathaway.

O filme, lançado em 2006, conquistou nossos corações e se tornou um clássico para quem adora moda, tipo daqueles que vira e mexe a gente quer assistir novamente! Baseado no livro homônimo de Lauren Weisberger, é um relato ficcionalizado da experiência da autora no período que atuou como assistente de Anna Wintour na Vogue America. O figurino, assinado pela incrível Patricia Field (seu desempenho no filme gerou bem menos polêmica do que suas escolhas para “Emily in Paris), acompanha a evolução de Andy, de novata com pouco interesse em estilo até uma mulher confiante e cheia de truques de styling que merecem nossa atenção. 

O mais interessante, é observar que mesmo com a extreme makeover que acontece durante o filme, seu estilo não se torna caricato e ela mantém características de sua personalidade em mente na hora de se vestir, preservando sua essência. Trabalhando na Runway e tendo acesso à itens exageradamente fashionistas e exuberantes, seria fácil se deslumbrar ou então optar por looks que não tivessem nada a ver com seu estilo. Felizmente, não é o caso: Andy prioriza itens mais clássicos e elegantes que combinam mais com sua vibe discreta e comunicam a seriedade que ela queria passar, porém, sem abrir mão de toques beeeeem especiais, tipo seus colares deslumbrantes da Chanel. 

Apesar de nem todos os looks funcionarem perfeitamente hoje em dia, o filme oferece lições valiosas e ideias inspiradoras para roubar já.

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)


1- Mix and don’t match: não tenha receio de mesclar referências e peças de apelos contrastantes na mesma composição para deixá-la do seu jeito. Sabe o look usado em sua primeira aparição pós makeover? O blazer navy isoladamente é preppy, mas ao ser combinado com  calça de couro e bota over the knee, ganha ar rocker cool na hora. Ponto extra para os colares e a maquiagem smoky. 

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

2- Glamour #tbt: é verdade que praticidade é mega importante, mas de vez em quando é legal resgatar um pouco do requinte de outras épocas e se inspirar no estilo de ícones do passado trazendo esse espírito para suas composições. Um exemplo é o casaco verde com detalhes animal print e usados com óculos maxi e finalizados com luvas, glamour vintage que remete à Audrey Hepburn.

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

3- Colares, muitos colares: para acender um look preto total, ou garantir um ponto de luz, usar vários colares ao mesmo tempo é o truque favorito de Andy em "O diabo veste Prada". Inclusive, esse hábito está mais atual que nunca, eu dei esse spoiler de trend alert no resumão das tendências Verão 2021 que fiz lá no insta do Steal The Look. 

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

4- Acessórios são seus melhores aliados: para incrementar looks sóbrios, para trazer um je ne sais quoi à peças sem graça… No caso de Andy em "O diabo veste Prada", boinas, luvas, cintos, meias trabalhadas e outros detalhes nem tão pequenos eram seus favoritos para transformar composições de forma imediata. Um bom exemplo? Os complementos usados com o casaco de inverno clarinho.

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

5- Na dúvida, aposte no pretinho básico: em momentos de dúvida, invista na máxima do menos é mais e vá nos clássicos. Em seu primeiro gala acompanhando a chefe, ela elegeu um longo preto adornado com renda delicada e arrematado por batom vermelho. Lindo e completamente atemporal.

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

6- Se jogue na sobreposição: o filme inteiro é uma lição sobre o impacto que um styling certeiro tem no estilo de qualquer pessoa. Mas são nos looks com o combo de cores mais eterno que existe, o P&B, em que ela brilha. Como na sua forma de reinventar a camisa branca ao sobrepô-la com camiseta preta, truque simples, mas super valioso. 

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

7- Pérolas: já estabelecemos que Andy adora elementos clássicos e pérolas não ficam de fora. Quem não lembra do vestido preto mini que poderia ficar chato, mas que se torna instantaneamente charmoso com a adição do colar de pérolas e clima meio 60s? Acessórios de pérolas são ótimos para trazer charme e o melhor, funcionam para estilos diversos, tudo depende da forma que você decidir combiná-los.

Andy Sachs - Andy em
Foto: Andy Sachs (Reprodução/Pinterest)

8- Dê uma chance para o marrom: Andy não ignorava seu potencial. Do trench coat e jaqueta de couro até suas bolsas, ela aparece várias vezes explorando as possibilidades da cor. Ainda mais relevante agora já que o tom, junto com outros que fazem parte da cartela de terrosos, vai estar super em alta na próxima temporada. 

Você também vai gostar