Como limpar os acessórios de prata com itens que você já tem em casa

por Aline Santos

Preciso confessar que depois de comprar bijuterias por toda a minha vida, nesses últimos meses me peguei repensando sobre todos os meus acessórios parados em casa e notei que há tempos venho usando sempre os mesmos anéis e o motivo, acredite, vai além da estética. Nunca imaginei que um dia eu seria a pessoa que daria preferência por joias de prata porque, além de mais acessíveis do que o ouro, elas têm uma durabilidade muito maior do que outros materiais baratinhos. Foi aí que notei que por conta do uso constante, os meus anéis favoritos estavam ficando foscos e com alguns detalhes escurecidos (o que é normal por diversos fatores, entre eles a poeira do ar que pode causar oxidação). Logo fui procurar soluções caseiras para limpar os acessórios de prata antes de mandar para alguma joalheria para restaurar o brilho.

Para a minha surpresa, me deparei com várias receitas com itens que eu tinha em casa e decidi testar algumas delas. Admito que não estava esperando algo tão incrível, mas eis que fui surpreendida novamente e o meu teste acabou dando super certo - e me ajudando a economizar um bom dinheiro. Claro que, cada joia é uma joia e por isso, é preciso estar atenta as composições dela antes de testar qualquer uma dessas dicas, principalmente se ela for muito delicada. Mas, decidi compartilhar com vocês alguns truques infalíveis para você limpar os acessórios de prata, vem ver:

reprodução pinterest - limpar os acessórios de prata - como limpar - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)


_papel alumínio

O banho de brilho com papel alumínio é muito comum para quem procurar reviver a sua joia de prata e essa foi a primeira receitinha que testei. Admito que fiquei com um pouco de medo de danificar o meu anel, mas foi super tranquilo (até porque os componentes são bem básicos) e deixou o meu acessório novinho e reluzente. Para essa dica você vai precisar de:

- Alguns pedaços recortados de papel alumínio

- Duas colher de bicarbonato de sódio

- Três colher de sal

- 1 litro de água quente

- Recipiente

Deixe a água ferver e retire do fogo colocando em um recipiente de vidro. Coloque as três colheres de sal, duas de bicarbonato de sódio e misture bem. Em seguida, coloque os pedaços de papel alumínio e os seus acessórios de prata. Deixe por 30 minutos e em seguida lave com água corrente.

_pasta de dente

O creme dental é outro produto muito conhecido por quem procura limpar os acessórios de prata em casa e ajuda a reduzir os riscos na peça. Mas, antes é preciso saber se você está usando a pasta de dente certa para isso e, segundo as pesquisas, para garantir o brilho e aparência renovada da sua joia é essencial o uso de uma pasta branca. Essa é uma das dicas mais fáceis de fazer e você só precisa ter:

- Pasta de dente branca

- Tecido de algodão ou escova de dente macia 

Se o seu acessório tiver muitos detalhes, recomendo o uso da escova com cerdas macias (bem macias mesmo, ok? Se não, você corre o risco de arranhar a peça). Depois de polir bem com a pasta, lave com água morna e deixe secar.

_vinagre branco

Existem algumas maneiras de usar o vinagre branco para limpar os acessórios de prata e, dependendo da situação que se encontra a sua joia, é possível escolher qual a mais ideal. Se a sua prata está apenas um pouco suja e com pouco brilho, você pode deixar o acessório de molho em um pote coberto de vinagre por duas horas. Mas se a sua joia pede uma limpeza mais profunda, daí você precisa ter esses dois itens:

- 200ml de vinagre branco

- Duas colheres de bicarbonato de sódio

Deixe a joia mergulhada com esses dois itens por três horas, retire e enxágüe com água e depois use uma flanela para polir a sua prata.

 

_casca de banana

Essa é uma das dicas que mais me surpreendeu porque, admito, achei que era apenas uma lenda. A verdade é que a casca da banana é uma ótima solução (e mais natural) para polir a prata e não tem segredo algum: basta esfregar levemente o acessório de prata na parte interior da casca por alguns minutos e em seguida, limpar com uma flanela. Por essa acho que nem você esperava, né? 

E você, já testou algumas dessas dicas ou têm outras para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!

Você também vai gostar