Todas as vezes que pensei em deletar o Instagram

por Aline Santos

Luz perfeita, feed esteticamente bonito, organizado e combinando. Para alguns isso pode ser motivo de orgulho, mas para outros que, assim como eu, não vivem a mesma "realidade" de alguns perfis do Instagram, isso pode causar ansiedade, afetar cada vez mais a saúde mental e parece que na maioria das vezes a única saída é deletar o Instagram. Digo isso porque nos últimos tempos venho notando que a maioria dos perfis que sigo na rede social acabou seguindo o mesmo caminho: fotos conceituais, ambientes de fundo branco, tudo tão clean e sofisticado. Logo, olhei para as minhas fotos ultra coloridas e notei que a minha decor de casa era zero minimalista (e cheia de cacarecos), então foi aí começou uma nova crise e os pensamentos que eu não era boa ou criativa o suficiente como as outras pessoas - aquela velha história de ser comparar com a vida perfeita dos outros que, inclusive, às vezes nem existe.

Veja bem, não estou dizendo que elas estão erradas, afinal, ter um feed bonito no Instagram rende seguidores e pessoas que vão se identificar com o que você posta, mas foi aí que pensei: "o que exatamente é bonito?". Me peguei refletindo sobre isso e descobri que a internet a cada época cria um "padrão" de estética e se eu não sigo ele, eu acabo me autossabotando e achando que o erro está comigo. Depois, me vejo em uma luta comigo mesma entre querer fazer parte do hype, ter a minha própria personalidade (independente se está na moda ou não) e me frustrar por não me sentir parte daquilo. É confuso, eu sei. Esse é um dos pontos que me faz querer deletar o Instagram pelo menos uma vez por mês. Eu sei que é preciso encontrar um equilíbrio e não ficar me comparando com outras pessoas, mas na prática vira e mexe eu me deixo influenciar por essa estética minimalista e super chique. Como eu disse, o problema está comigo e somente eu posso resolvê-lo e não ter medo de mostrar quem eu sou. É preciso criar a minha própria identidade e aceitar que eu não preciso seguir uma tendência de feed para ser feliz.

- deletar o instagram -     -      -      - https://stealthelook.com.br


Críticas são bem vindas quando são construtivas e, na maioria dos casos, elas não são.

Outra situação em que me vi quase apertando o botão de deletar o Instagram é por conta de comentários maldosos de pessoas que só estão lá pra fazer o mal - ou que não tem nada de bom para falar, mas sentem a necessidade de dar pitaco. Entenda que, se você viu uma foto minha e não gostou é só seguir em frente e não curtir. Acredite, você não vai ganhar nada comentando se a raiz do meu cabelo está grande ou não, mas você pode fazer a outra pessoa perder com isso, seja a autoestima ou paciência. Críticas são bem vindas quando são construtivas e, na maioria dos casos, elas não são e só vêm com uma intenção: te colocar pra baixo. Se todos tratassem as pessoas na internet da mesma forma que tratariam pessoalmente, eu tenho certeza que a saúde mental de muitos não estaria desgastada. Ok, a partir do momento em que crio uma rede social, eu sei que estou me expondo, mas será que essas pessoas teriam a mesma coragem de comentar absurdos sobre a minha aparência na minha frente? Eu acho que não.

Eu acordava, almoçava e ia dormir assistindo stories.

Notar que eu estava obcecada por assistir stories e que isso estava ocupando muito espaço do meu tempo foi outro exemplo de que a minha relação com o Instagram não estava saudável. Eu acordava, almoçava e ia dormir assistindo stories e isso quando não dava uma pausa no trabalho para saber o que tava rolando por lá. Fico pensando em tudo o que eu poderia fazer com esse tempo perdido - afinal, eu não estava aprendendo nada com isso -, e em uma infinidade de coisas eu notei que tinha deixado a yoga de lado, não preparava um café da manhã decente e no almoço e nem sentia o sabor da comida. E eu poderia estar lendo alguma matéria incrível, fazendo uma caminhada ou até mesmo indo na feira de orgânicos perto de casa que nunca consigo ir porque eu sempre perco a hora com a cara no celular. Por essas e outras eu sempre penso que definitivamente eu deveria deletar o Instagram.

Eu sempre fico na dúvida se a rede social veio para unir ou separar...

Percebi que com essa minha dependência com o Instagram estava afetando a minha saúde física e psicológica e me deixava cada vez mais distante do mundo real. Percebi que sinto falta daquele contato com os amigos, de abraçar e dar risada juntos e não somente curtir as fotos deles e ficar naquele "vamos combinar" eterno. Eu sempre fico na dúvida se a rede social veio para unir ou separar, mas agora eu sei que o controle sob ela está nas minhas mãos e sei que posso começar a usá-la de uma forma mais saudável. Eu não preciso me comparar com a estética da moda, não preciso viver a minha vida como se fosse um reality e não preciso permitir que o meu celular controle os meus gostos pessoais.

Você também vai gostar