4 marcas nacionais que você precisa conhecer já

por The Look Stealers

Apoiar, consumir, fomentar e dar reconhecimento à pequenas marcas nacionais é um processo importante para nossa economia e para cada vez mais entrarmos em um ciclo de consumo mais saudável, consciente e sustentável. 

Ao contrário do que o senso comum pensa, pequenas e micro empresas e marcas nacionais são tão fundamentais quanto multinacionais para o crescimento econômico do país. Pequenos negócios ajudam a criar empregos e renda para a população, e no Brasil, é uma das principais causas da redução da desigualdade social. Segundo dados do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 20% do PIB brasileiro e são responsáveis por pelo menos 60% dos quase 100 milhões de empregos no país.

Apoiar o pequeno, vai muito além de ajudar somente um indivíduo, ao consumirmos produtos de uma pequena empresa estamos fomentando uma indústria mais responsável e consciente, onde sabemos a procedência de cada parte do processo de produção. 

Entende a importância de apoiar o pequeno? Para te dar um empurrãozinho, nos juntamos mais uma vez com a FARM, e selecionamos 4 marcas nacionais que você precisa conhecer já. Marcas que vão muito além de um produto final, e são cercadas de propósitos e boas intenções. Vem com a gente: 

It girls - Marô Antunes - Marcas brasileiras - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br


Marô Antunes

Sabe aqueles itens de cerâmica lindos que a gente encontra no Pinterest e no Instagram e morre de vontade de ter? Pois bem, apresento-lhes sua nova marca favorita, a Marô Antunes. Com um feed, estética e produtos impecáveis, a Marô produz cerâmicas autorais, todas feitas e pintadas à mão. As peças são dignas de museu, dessas que transformam qualquer cantinho de sua casa. Para Marô, "trabalhar com cerâmica é trabalhar com um elemento com o qual não se tem controle — perde-se a perfeita simetria mas ganha-se em autenticidade. Pode ser tanto delicada quanto agressiva, e transita facilmente entre o clássico e o moderno. Cada peça traz um novo desafio, uma nova identidade e uma nova reação." Não tem como não se apaixonar e não desejar um item para cada ambiente. 

It girls - Voador Tecelagem - Marcas brasileiras - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br

Voador Tecelegem

Uma das marcas nacionais artesanais mais autênticas que já nos deparamos. A Voador Tecelagem, como o nome já sugere, produz manualmente, "tapetes voadores para decorar paredes tristonhas", como eles mesmo dizem. Os itens de decoração remetem à colagens e contam com elementos abstratos, orgânicos e coloridos. Além da produção própria, feita pelos donos, Valentina e Patrick, a marca proporciona workshops de tecelagem para quem é apaixonado pela técnica e quer desenvolver as habilidades manuais. Apesar da marca sugerir pendurar os tapetes para alegrar paredes lisas, as peças são versáteis e podem ser colocadas aonde desejar. 

It girls - Oficina Muda - Marcas brasileiras - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br

Oficina MUDA

Você sabe o que upcycling? O upcycling na moda é basicamente o ato de reutilizar e ressignificar peças, materiais ou itens que seriam descartados, com o intuito de dar à eles uma nova função e uma nova vida útil. A prática já é antiga, mas ganhou fôlego nos últimos anos por caminhar lado a lado com a sustentabilidade. E foi baseado nisso, que nasceu a Oficina MUDA . A Oficina é uma das poucas marcas nacionais que tem como foco a ressignificação de peças já existentes. A marca tem como proposta principal mudar a dinâmica do fast fashion e transformar o comportamento das marcas e dos consumidores, reduzindo os grandes impactos ambientais do setor fashion. Eles fazem a curadoria de selecionar, analisar, reaproveitar e transformar peças de marcas parceiras renomadas, dando origem a algo completamente exclusivo e especial. Desde o início da Oficina, em 2016, o projeto já deu um novo destino a 45 mil peças, equivalente a aproximadamente 12 toneladas de tecido. Isso é que é impacto positivo, né?

It girls - Ecran - Marcas brasileiras - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br

Ecran Studios

A Ecran Studios é uma marca 360. O projeto foi criado em 2017 por uma designer e um arquiteto que buscam, através do desenvolvimento de formas e desenhos, criar acessórios artísticos e únicos, que carreguem um mensagem de arte, design e arquitetura contemporânea. Todos as partes são criadas a quatro mãos, de forma autoral e artesanal, desde a criação do conceito, identidade visual, comunicação e branding de marca, ensaios fotográficos e claro, a produção das peças. Além de acessórios impecáveis, a Ecran também produz itens de decoração e peças de roupa. 

Você também vai gostar