SOS pele oleosa no verão: o que fazer e não fazer

por Giulia Coronato

Ai ai a pele oleosa no verão... Se você, assim como eu e a maioria da população feminina brasileira, nasceu com tipo de pele oleoso, provavelmente já espera que durante as estações mais quentes do ano, a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumentem, o que resulta em uma pele mais oleosa e com uma super tendência à acne

É super importante fazermos algumas adaptações de rotina e hábitos relacionados à pele durante o verão, principalmente se vamos à praia ou piscina. Então, se você já cansou de pedir SOS da pele oleosa no verão, seus problemas acabaram, porque aqui está um guia completíssimo do que fazer ou não nesse verão se as suas glânduas sebáceas gostam de trabalhar mais do que o normal. Vem comigo e prepare-se para atualizar sua rotina de skincare: 

It girls - Pele oleosa - Verão - Verão - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Hailey Bieber (Reprodução/Instagram)


_não faça:

Lave o rosto mais de 2 vezes ao dia

Com o aumento da temperatura e consequentemente o aumento da produção de sebo na pele, é inevitável a vontade de lavar o rosto com água gelada a cada 15 minutos, acredite, eu sei. Mas, o ato de lavar o rosto muitas vezes durante o dia, pode criar um efeito rebote e aumentar a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e podendo até ocasionar o aparecimento de acne no rosto. Então, lave o rosto somente 2 vezes ao dia, assim que acorda e antes de dormir. Sempre com água gelada ou na temperatura ambiente e claro, usando o sabonete certo para seu tipo de pele. Aqui separei meus favoritos: 

Pule o passo da hidratação

Outra hábito comum, mas totalmente errado, que muitas de nós temos, é achar que pele oleosa não precisa de hidratação, quando na verdade é o oposto. Uma pele oleosa, pode ser resultado de uma pele não-hidratada corretamente. Então, nesse verão, priorize também a hidratação! Aposte em um hidrante leve, de rápida absorção e a base de água para não ter erro.

Exponha o rosto ao sol

O sol e o calor, aumentam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, então, evite expor o rosto totalmente ao sol. Se for tomar sol ou fazer uma caminhada nesse verão, use, além do protetor solar, uma proteção física, como lenços, chapéus ou bonés.

Tome banhos muito quentes

Mesmo na estação mais quente de ano, diversas pessoas não abrem mão do banho super quente, quase fervendo. Mas por íncrivel que pareça, a temperatura do seu banho pode influenciar, e muito, na oleosidade da sua pele. A água muito quente em contato com a pele do rosto, pode influenciar numa maior desidratação da cútis, o que impacta diretamente o aumento da oleosidade da pele. 

_faça:

Invista nos produtos certos

Assim como todo tipo de pele, a pele oleosa no verão precisa de cuidados especiais. Para não agravar a situação da oleosidade, invista nos produtos certos e assertivos para a sua pele. Sabonetes, hidratantes, tônicos e esfoliantes. Se sua pele é oleosa, sua rotina de skincare deve ser adaptada para o verão. Contate seu dermatologista e reveja todos os seus produtos para passar longe de problemas ou acnes na estação mais quente do ano.

Tenha um spray hidratante na bolsa

Além de proporcionar um boost de hidratação, sprays hidratantes são refrescantes e prazerosos de se aplicar. Eu sempre levo um na bolsa de praia e aplico no rosto a cada 2h aproximadamente. A sensação é ótima e sinto minha pele muito melhor e mais sequinha no fim do dia. Minha indicação é o da Caudalie, que além de excelente, tem o melhor cheirinho do mundo.

Esfolie 2 vezes na semana

Adicionar o passo da esfoliação na sua rotina de cuidados, pode ser ótimo para a pele oleosa no verão. Esfolie o rosto, duas vezes por semana no máximo, logo após a limpeza. A esfoliação remove o excesso de células mortas da pele e a ajuda a desobstruir os poros. Além da limpeza mais profunda, a esfoliação prepara a pele para absorver a hidratação de forma mais eficiente. Com isso, a pele fica fresca, saudável e com oleosidade mais controlada durante o verão. Abaixo, você encontra dois esfoliantes super potentes e gentis que são aliados da minha rotina no verão.

Deixe a maquiagem de lado

Maquiagem e altas temperaturas não combinam. Só de pensar em cobrir sua pele com camadas e mais camadas de makes, já faz sua pele querer produzir mais oleosidade. 

Brincadeiras à parte, deixar a maquiagem um pouco de lado durante o verão, pode ser uma tática infalível na hora de diminuir ou de controlar a produção de sebo da pele. Substitua a base por um protetor solar com cor e produtos mais cremosos, por pós ou produtos à base de água e só use uma make mais carregada quando necessário. Sua pele agradece! 

Você também vai gostar