Todas as previsões de tendências do Pinterest para 2021

por Aline Santos

Não temos uma bola de cristal por aqui (ainda), mas antes de 2020 terminar nós participamos de um webinar incrível com uma das maiores plataformas de inspiração e pesquisas do mundo, sobre um pouco de tudo do que iria rolar pelos próximos meses. Então por isso, percebemos que nada melhor do que começar o ano revelando todas as grandes previsões de tendências do Pinterest para 2021.

E já começamos essa pauta com um alerta de spoiler: tudo o que consumimos e a maneira como nos comportamos no ano passado em plena pandemia, será refletido em muitos aspectos das nossas vidas. Desde a moda até o que buscamos como bem-estar. Afinal, os últimos 12 meses nos ensinaram tanto e, mesmo que de uma maneira difícil, pudemos evoluir em vários sentidos e com isso aprendemos a valorizar coisas que antes nem estavam em nossa rotina.

Comprovando muito do que já havíamos reportado tempos atrás, as tendências do Pinterest para 2021 reforçam o quanto as palavras como conforto, do it yourself e natureza serão ainda mais poderosas e as grandes protagonistas desse novo ciclo. Agora chega de papo porque abaixo nós te contamos com mais detalhes sobre todas essas previsões 

Michelle Li, Hanna Roslan, Sylvie Mus - tendências do Pinterest para 2021 - tendências do Pinterest para 2021 - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Michelle Li, Sylvie Mus (Reprodução/Instagram)


A palavra que define a moda em 2021 é conforto, sendo um reflexo do último ano onde olhamos mais para as roupas de ficar em casa. Quando a vida na rua voltar, não vamos deixar para trás as peças confortáveis e aconchegantes. Calças fluídas, recortes amplos e proporções oversized são as maiores apostas para os próximos meses - e quem sabe anos -, e seja qual for a ocasião ou estação, elas estarão mais presentes do que nunca em nossas produções, mas sem deixar a sofisticação de lado. O aumento nas pesquisas comprova que no Brasil, subimos em até 3x nas buscas por "roupas oversized" e até 185% por "roupas macias". 

Outro ponto para se ficar de olho é a forma como a geração Z está lidando com a moda e mudando toda a estética do armário, optando por roupas personalidades e colocando o DIY em prática com o tie dye, pintura em jeans e bordado. Em outras palavras, uma nova geração que não segue as passarelas, mas faz com que os grandes designers se inspirem neles.

_termos de pesquisa em alta no Brasil

roupa oversized - roupas macias - roupas com estilo confortável - pantufas - ideias de pintura de jeans - roupas renovadas

Shelley Mokoena, Mi-anne Chan - tendências do Pinterest para 2021 - tendências do Pinterest para 2021 - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Shelley Mokoena, Mi-anne Chan (Reprodução/Instagram)

As previsões de tendências do Pinterest para 2021 no quesito beleza, também mostram o que já havíamos notado há algum tempo: a beleza natural cada vez mais ganhando espaço e tornando a nova estética da moda, ou seja, a era dos contornos realmente chegou ao fim. Com essa nova proposta de deixar a pele mais a mostra, os cuidados e truques de skincare acabam se destacando ainda mais, incluindo dicas caseiras e produtos com ingredientes naturais. O aumento por yoga facial teve um aumento de até 4x nas pesquisas relacionadas ao tema e as pessoas estão cada vez mais buscando uma rotina de beleza prática, simples e acessível.

E mais uma vez a geração Z traz mudanças significativas e tornam as maquiagens com emojis e nail art as mais cobiçadas do universo de beauté. Esse mood mais fofo também foi notado pelas brasileiras e teve um aumento de até  9x nas buscas por "unhas smile face" e até 6x nas pesquisas por "maquiagem borboleta". Quanto a paleta de cores dessa nova geração, podemos esperar tonalidades mais açucaradas que remetem a esse estilo indie modernizado. Um dado importante que também se destacou nas pesquisas foi o aumento de pessoas procurando por diversos tipos de traças e aqui no Brasil, 90% estavam buscando por "tranças viking para homens" e 35%  por "sobrancelhas coloridas". Inclusive, as sobrancelhas são as novas protagonistas e as marcas estão se atentando cada vez mais para a produção de produtos específicos para essa região.

_termos de pesquisa em alta no Brasil

exercícios de yoga facial - unhas smile face - maquiagem de borboleta - trança viking para homens - sobrancelhas coloridas

reprodução pinterest - tendências do Pinterest para 2021 - tendências do Pinterest para 2021 - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

As tendências de bem-estar também acabam ganhando ainda mais popularidade em 2021, deixando as velhas crenças no passado e adotando experiências físicas e espirituais mais esotéricas. Inclusive, já não é grande novidade de que os signos estão mais em alta do que nunca e com isso, uma grande mudança de comportamento cresce nessa geração que busca equilíbrio emocional em rituais de relaxamento e métodos alternativos de cura. 

E por falar em relaxar, uma das previsões de tendências do Pinterest para 2021 são os rituais de banho que se dividem em algumas variedades: banho de lua cheia, banho de ervas, banho de limpeza espiritual... O verdadeiro spa caseiro com direito a itens de técnicas milenar, como o famoso gua sha. Aliás, as pedras semi preciosas (os cristais) também entram como grandes aliadas para rituais de proteção. Já para quem está em busca de soluções para uma boa noite de sono, os exercícios e yoga antes de dormir são uma das pesquisas mais acessadas na plataforma. 

_termos de pesquisa em alta no Brasil

roupa de dormir de seda - criação de mapa de fantasia - visualizar o seu melhor eu

reprodução pinterest - tendências do Pinterest para 2021 - tendências do Pinterest para 2021 - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Se por anos o conceito aberto ficou em alta no quesito casas dos sonhos, parece que em 2021 tudo pode mudar. A procura por inspirações de pequenos espaços dentro de casa, como hall de entrada, sala de computador e estantes divisórias, está cada vez mais aumentando e isso mostra o quanto estamos em busca de espaços pessoais para trabalhar a criatividade. Só aqui no Brasil, o aumento por design de biblioteca em casa cresceu em 7x, enquanto lá fora o termo "cloffice" tem sido outra super procura para inspirações de pequenos ambientes de home office.

Já na decoração, as referências da estética escandinava está entre as mais populares de busca no site. Assim como  as nossas roupas, a decor de nossos lares também pede uma paleta de cores mais neutra e com tonalidades claras que remetem à um mood mais natural e relaxante, como os tons terrosos. E acredite se quiser, mas algumas pessoas estão trocando a paixão de looks novos por itens de cozinha estilosos e artesanais, como os pratos de cerâmica que só aqui no Brasil teve um aumento de até 105% nas buscas. Por outro, a nostalgia também toma conta da decoração e garrafas e copos de vidros antigos e coloridos, começam a despertar ainda mais o desejo das pessoas que não abrem mão de um toque diferente e cheio de personalidade em casa.

_termos de pesquisa em alta no Brasil

suportes para pratos - pratos de argila - design de biblioteca em casa

Lily Allen, Pinterest - tendências do Pinterest para 2021 - tendências do Pinterest para 2021 - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Lily Allen, Pinterest (Reprodução)

Esqueçam as festas caríssimas e ultra luxuosas de casamento, segundo os dados de pesquisas do Pinterest, a tendência da vez é apostar em uma comemoração mais simples e intimista. No Brasil, houve um crescimento de 160% nas pesquisas por "casamento pequeno no quintal" e isso só nos prova que a trend é real e está acontecendo. 

Se durante os últimos meses você se perguntou qual seria o seu hobby e não conseguiu pensar em nada, provavelmente isso pode ter mudado de uns tempos pra cá. Afinal, estamos cada vez mais colocando a mão na massa com atividades manuais que nos fazem usar a criatividade e o corpo. Bordados, tricot e tingimento de roupas são alguns dos mais procurados para quem está a procura de descobrir novas habilidades. 

Também não à toa, o boom da estética cottagecore vem tomando conta da internet e isso tem a ver com a nossa busca por estar mais em contato com natureza. Inclusive, esse contato pode trazer diversos benefícios terapêuticos. Para os amantes de viagens, o nomadismo digital é a palavra da vez que te leva para trabalhar remotamente com vista para a natureza, proporcionando uma qualidade de vida ainda maior.

_termos de pesquisa em alta no Brasil

encontro romântico no carro - carpintaria japonesa - casamento pequeno no quintal

Você também vai gostar