ALERTA SKINCARE: aqui estão os ingredientes que você deve evitar aplicar em seu rosto

por Giulia Coronato

Você talvez já tenha passado pela situação de aplicar diversos produtos na pele, ter uma rotina de skincare mega elaborada e ainda assim não ver nenhuma mudança ou melhora significativa. Ou pior, até perceber uma piora na qualidade e nos problemas de sua cútis. Isso pode estar acontecendo por duas razões: ou você está aplicando os produtos errados para o seu tipo de pele ou os ingredientes presentes nos produtos, mesmo os que são específicos para suas necessidades, estão te prejudicando mais do que te beneficiando.  

Ler o rótulo de produtos de beleza não é uma tarefa simples. As informações são confusas e parece que estamos revivendo uma aula de química do ensino médio, mas não precisa ser assim! Se você sabe o quê procurar ou o quê evitar, a tarefa fica muito mais fácil e direta. E, hoje, vamos dar um primeiro passo, te mostrando quais os ingredientes que você deve evitar na sua rotina de skincare

It girls - Skincare - Skincare - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Adut Akech Bior (Reprodução/Instagram)


_parabenos

Onde normalmente são encontrados: cremes faciais e corporais, shampoos, condicionadores, cremes depiladores e produtos fixadores para cabelo.

Qual sua função: os parabenos são responsáveis por conservar o produto, ou seja, aumentar sua vida útil e fazê-lo durar muito mais do que deveria, eliminando bactérias e fungos que podem surgir em sua composição. 

Como identificá-los: os parabenos podem ser identificados nos rótulos dos produtos por meio de prefixos como metil, propil, butil, etil e isobutil e com o sufixo paraben.

Por quê evitar: os parabenos podem causar reações alérgicas em peles mais sensíveis como vermelhidão, coceira e até mesmo danos ao sistema hormonal. Apesar de normalmente serem encontrados em baixa quantidade nos produtos que usamos, eles se acumulam no corpo podendo afetar diretamente o sistema hormonal e sendo, na pior das hipóteses, cancerígenos.  

_sulfatos

Onde normalmente são encontrados: sabonetes, cleansers, shampoos, condicionadores e géis de limpeza. 

Qual sua função: os sulfatos são agentes de limpeza ou detergentes responsáveis por produzirem a espuma dos produtos.

Por quê evitar: o principal motivo para evitar o sulfato em sua skincare é por conta de sua agressividade. Eles podem tirar a oleosidade natural da pele, causando irritação, reações alérgicas e até acne. A natureza agressiva desses produtos químicos pode, na verdade, enfraquecer a capacidade da pele de fazer seu trabalho. E apesar de limparem profundamente a cútis, o ingrediente enfraquece a camada natural de proteção, permitindo que qualquer substância nociva seja absorvida mais facilmente pelo corpo.

_formaldeído

Onde normalmente são encontrados: produtos para o cabelo.

Qual sua função: o formaldeído é usado normalmente para alisar os fios e apesar de ser aplicado na extensão do cabelo, o couro cabeludo sempre é afetado, assim como a pele do rosto. 

Por quê evitar: são extremamente cancerígenos. 

_derivados de petróleo

Onde normalmente são encontrados: cremes faciais e corporais, óleos de massagem e óleos para bebês.

Qual sua função: derivados de petróleo - incluindo óleo mineral, óleo de parafina e vaselina - costumam servir como emolientes, formando uma camada oleosa na parte superior da pele para reter a água com o objetivo de deixar a pele mais macia. 

Por quê evitar: apesar de darem a impressão de que a pele está mais macia e hidratada, os derivados de petróleo criam uma camada que cobre a pele, obstruindo os poros e impedindo que ela respire naturalmente. O que pode levar à acne e diversos outros problemas, como a diminuição da função da pele e o desenvolvimento celular, causando envelhecimento prematuro. 

_ftalatos

Onde normalmente são encontrados: perfumes, loções corporais, esmaltes e spray fixadores para cabelo;

Qual sua função: os ftalatos e seus derivados ajudam os produtos a se espalharem mais facilmente na pele, no cabelo e nas unhas. 

Por quê evitar: apesar de não serem mais tão comuns em produtos focados em skincare e cuidados do rosto (ainda bem!), os ftalatos são ruins o suficiente para abrirmos os olhos e evitarmos o contato das outras áreas do corpo com o ingrediente também, pois além de serem cancerígenos, são desreguladores endócrinos. 

Você também vai gostar