Sol, mar e piscina: como cuidar dos cabelos no verão

por The Look Stealers
Seus cabelos estão especialmente ressecados nas últimas semanas? Bom, a culpa pode ser do verão. Sal, cloro, exposição ao sol, areia, excesso de suor, entre outros fatores externos podem danificar as madeixas e, por isso, unimos forças com a especialista Carla Nogueira, dermatologista da Mais Cabello - clínica referência em transplante e tratamentos capilares -, e listamos algumas dicas fundamentais para cuidar dos cabelos no verão:
Megan van Dijk - cabelos - cabelos - verão -          - https://stealthelook.com.br
Foto: Megan van Dijk (Reprodução/Instagram)


_proteja o cabelo antes dos mergulhos

Seja para a praia ou para a piscina, antes de sair de casa, blinde o seu cabelo. "Essa vai ser a principal função para proteger os fios", explica a médica. Cremes de pentear com proteção solar são uma boa pedida para essa missão e devem ser reaplicados durante todo o dia, após cada mergulho. "O produto vai servir como um escudo, preservando os fios das agressões do sol e do contato com o sal ou cloro". 

Outra boa dica de cuidado com os cabelos no verão é umedecer os fios com água doce ou água termal. Isso faz com que o sal e o cloro não entrem em contato diretamente com os cabelos e assim a gente evite danos maiores. Essa técnica é também uma boa para quem descolore os fios, pois impede que eles mudem de cor por causa da química.

Kristina Zias - cabelos - cabelos - verão -       - https://stealthelook.com.br
Foto: Kristina Zias (Reprodução/Instagram)

_depois do mergulho também

Cada vez que sair da piscina ou do mar, enxágue os fios. "Assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. Quanto menos contato com elas, menor será o dano", esclarece a dermatologista.

_não dispense os finalizadores

Com o calor, a frequência da lavagem dos fios aumenta e isso pode acabar abrindo as cutículas dos fios, dando a impressão de cabelos mais armados e cheios de frizz. Apesar da hidratação ser fundamental, dar um boost com leave-ins apropriados e alguns tipos de óleos saudáveis para os fios também é importante. "Os mais populares são os de macadâmia e de argan", comenta a especialista, "Eles potencializam a lubrificação dos fios, os deixando mais maleáveis, brilhantes e sedosos."

Lucy Williams - biquini - cabelos - verão - street-style - https://stealthelook.com.br
Foto: Anne-Sophie (Reprodução/Instagram)

_faça um cronograma capilar pós-praia

O cronograma capilar é, basicamente, constituído pelo uso de máscaras de hidratação e nutrição intercaladas semanalmente. A reconstrução deve ser feita uma vez por mês ou, no máximo, quinzenalmente. "Essa parte é particular, depende dos cuidados que o seu fio precisa. Cada caso é um caso, mas você pode conversar com um especialista e montar um cronograma que melhor se encaixe nas necessidades do seu tipo de cabelo", finaliza Carla.

_evite pentear os fios molhados

Cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade, então ao invés de passar o pente ou a escova, arrume as madeixas com a ajuda dos dedos e algum leave-in para evitar nós.

Lucy Williams - biquini - cabelos - verão - série - https://stealthelook.com.br
Foto: Lucy Williams (Reprodução/Instagram)

_deixe-o secar naturalmente

Os cabelos no verão ficam mais expostos à fatores agressivos naturais, como sol e o vento. Isso já é suficiente para deixá-los mais sensíveis e propensos a quebras. Então, a dica é dar uma folga ao secador e à chapinha, e apostar em um bom leave-in para controlar os fios.

Você também vai gostar