Todos os destaques da New York Fashion Week 2021

por Aline Santos

Começou no último domingo (14) um dos eventos mais importantes do calendário de moda, a New York Fashion Week 2021, que apresenta agora as coleções de outono/inverno. Algumas adaptações, que já estavam previstas desde o início da pandemia, se concretizaram e levantaram um questionando: seria esse o fim da semana de moda norte-americana forte como a conhecemos? De fato, a NYFW não é mais a mesma, mas isso não significa que ela está perto de acabar.

Uma das mudanças mais significativas foi no formato das apresentações, que, assim como na última edição, se tornaram quase 100% digitais - com exceção de alguns estilistas que fizeram shows físicos com distanciamento social e para poucos convidados. Essa tendência de desfiles virtuais não é exclusividade da New York Fashion Week 2021. É um movimento global que, ao que tudo indica, continuará no futuro pós pandemia. Afinal, os designers e a indústria da moda finalmente perceberam o poder que o online tem: o de levar o frenesi das passarelas para além do espaço físico.

Além disso, reunimos outras modificações da New York Fashion Week 2021 e compartilhamos tudo com você a seguir:

_ novo nome

Talvez a alteração mais impactante seja o novo nome do evento, que foi apresentado no mês passado pelo presidente do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), Tom Ford. A semana de moda nova-iorquina ainda existirá, mas se chama agora American Collections Calendar.

A ideia é abandonar a programação oficial de desfiles e seguir um calendário mais completo das coleções, sejam elas apresentadas nos EUA ou no exterior. O intuito é valorizar e destacar os estilistas norte-americanos que muitas vezes optam por shows fora da antiga data do evento, em outros estados e até mesmo em países diferentes. Inclusive, no começo do ano passado, o próprio Tom Ford decidiu levar o seu desfile para Hollywood em vez de fazê-lo em Nova Iorque. 

_ a falta dos nomes renomados

Nesta edição da New York Fashion Week 2021, sentimos falta de grandes nomes no line-up. Para citar alguns: Calvin Klein, Marc Jacobs e Ralph Lauren. Isso acontece porque algumas marcas decidiram por apresentações em outras datas, como é o caso de Carolina Herrera e Coach, que devem mostrar suas criações entre março e abril.

Por isso, o calendário da semana de moda norte-americana, que tradicionalmente deveria acontecer entre os dias 14 e 18 de fevereiro, tem agora uma programação mais extensa e com diferentes tipos de exibições, que vão de lookbooks a desfiles e filmes. Confira o que já vimos até agora:

_ novos designers

Sincerely Ria - New york fashion week 2021 - semana de moda de nova york - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Sincerely Ria (Reprodução/Instagram)


Apesar dos nomes de peso da moda estarem fora do calendário da NYFW, o evento conta com estreantes interessantes como a Colin LoCascio, marca criada no bairro do Queens e que leva o nome de seu próprio designer. Embora seja sua primeira vez lançando uma coleção na semana de moda, o estilista já é conhecido entre as famosas e desenvolveu peças personalizadas para Bella Hadid e Cardi B. Aliás, Colin também ocupa o posto de diretor de design da marca Kendall + Kylie. 

Outro nome para deixar no radar é a Sincerely Ria, fundada pela modelo Mariama Diallo e inspirada pela cultura africana. A marca tem o propósito de fortalecer a beleza feminina negra, trazendo peças de cores vibrantes, alegres e recortes ousados. Inclusive, para essa temporada, o retorno do sexy foi uma das maiores apostas na coleção apresentada.

_ desfiles físicos

Jason Wu - New york fashion week 2021 - semana de moda de nova york - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jason Wu (Reprodução)

Jason Wu foi um dos poucos estilistas na New York Fashion Week 2021 a apresentar sua nova coleção em um desfile físico. O designer abriu a semana de moda com um evento presencial para um pequeno grupo de pessoas, mantendo o distanciamento social e transmitindo ao vivo pela IMG. Wu afirmou que a escolha por um desfile presencial foi uma forma de ter certeza que estava representando a NYFW no calendário internacional, já que não haviam grandes eventos acontecendo. 

Para o cenário da apresentação, o estilista escolheu unir duas de suas grandes paixões: moda e comida. Ao longo de 2020, Wu se aventurou na cozinha e usou a sua própria experiência para criar uma passarela dentro de um armazém, com muitas frutas tropicais contrastando com os looks de outono/inverno da marca.

Quanto à coleção, o designer trouxe recortes amplos e fluidos, casacos pesados e muitas texturas, incluindo o couro mais brilhante e franjas. A cartela de cores não fugiu muito do preto, azul, vermelho e laranja, enquanto as estampas seguiam uma linha mais floral e abstrata. 

_ anna sui

Anna Sui - New york fashion week 2021 - semana de moda de nova york - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Anna Sui (Reprodução/Instagram)

Para Anna Sui, a moda pós pandemia será psicodélica e colorida, provando que a tendência dos anos 60 é real e está voltando com força total. A designer buscou inspiração no filme Wonderwall de 1968, estrelado por Jane Birken no papel de Penny Lane. Com referências hippie, calças de barras largas e estampas de vaca, essa coleção de outono 2021 da marca é tudo o que vamos desejar usar em momentos festivos quando o isolamento social chegar ao fim.

_ collina strada

A marca Collina Strada, comandada pela designer Hillary Taymour, foi outra que se destacou na New York Fashion Week 2021 ao trazer um conteúdo divertido, que mistura humanos e animais, em vídeo para apresentar suas criações. A ideia foi mostrar a evolução das roupas, já que boa parte dessa coleção veio das sobras de materiais das temporadas anteriores. 

_ rebecca minkoff

Rebecca Minkoff - New york fashion week 2021 - semana de moda de nova york - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rebecca Minkoff (Reprodução/Instagram)

A designer Rebecca Minkoff também foi uma das mais comentadas da última semana e, assim como Jason Wu, apostou em uma apresentação presencial para poucos convidados e com distanciamento social. Seguindo a maioria das marcas, a estilista também optou pela apresentação em tempo real por meio de lives no Instagram, TikTok e na plataforma oficial da NYFW. Além disso, a marca uniu força com a Yahoo Ryot Lab para um lado ainda mais tecnológico, mostrando toda a coleção em 360 graus e em realidade aumentada. 

Você também vai gostar