7 cafés da manhã rápidos, práticos e funcionais para te dar mais energia ao longo do dia

por Giulia Coronato

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso é fato. Por isso, é essencial que ele seja o mais nutritivo possível, para nos preparar e nos dar energia para o dia que se apresenta. Em outras palavras, precisa ser uma refeição funcional, nutritiva, rica em vitaminas e, muitas vezes, rápida de ser preparada porque tem dias em que o tempo de manhãs é curto. 

Após 22 anos de vida morando longe do trabalho e tendo pouquíssimo tempo para cumprir todas as tarefas da manhã, me tornei uma especialista na arte de preparar cafés da manhã rápidos, práticos, energéticos e, acima de tudo, saudáveis. Abaixo, você vai encontrar sete receitas de desjejuns super saborosos, fáceis de serem feitos e, cá entre nós, lindos de serem postados!

Aviso: apesar de não aparecer em todas as fotos, cada prato sempre acompanha uma xícara bem grande de café, indispensável para dar aquele boost de energia matinal.

_panqueca de banana

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)


A panqueca de banana, além de saborosa e fácil de fazer, é saudável e capaz de fornecer energia para começar o dia da melhor forma. É ideal para quem gosta de fazer algum exercício pela manhã ou somente para quem gosta de um desjejum mais reforçado. 

Panqueca:

- 1 banana madura;

- 1 ovo;

- 1 colher de sopa de farinha de aveia;

- 1 colher de café de linhaça;

- 1 colher de café de canela;

Topping: 

- fruta de sua preferência;

- 1 colher de sopa de mel.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que se forme uma massa homogênea. Depois leve a mistura à frigideira, untada com manteiga ou óleo de coco para não grudar, e deixe até ficar dourada e bem cozida por dentro. Por cima, pique alguma fruta de sua preferência e finalize com um pouco de mel. 

_pão de grãos + abacate

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

Essa é outra receita que você faz uma vez, se vicia e come por dias seguidos no café da manhã ou até em outras refeições. O pão de grãos é muito nutritivo, gostoso e neutro, combinando perfeitamente com geleias ou derivados de leite. Anota a receita: 

- 1 xícara de semente de girassol;

- 1/2 xícara de semente de linhaça;

- 1/2 xícara de amêndoas;

- 2 colheres de sopa de chia;

- 4 colheres de sopa de Psyllium;

- 1 colher de chá de sal;

- 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido; 

- 1 e 1/2 xícara de água em temperatura ambiente.

Adicione todos os ingredientes secos em uma tigela e misture. Em seguida, vá adicionando os ingredientes úmidos e mexa devagar. Unte uma forma pequena com um pouco de óleo de coco ou manteiga, espalhe a massa e deixe-a descansando por aproximadamente uma hora para os ingredientes hidratarem. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 40 minutos, ou até dourar. 

_smoothie

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

O smoothie é outra opção de cafés da manhã rápidos, fáceis de fazer e que nos fornecem um boost imediato de energia. Essa receita é bem proteica por conta do tofu e ideal para quem tem quantidade certa de carboidratos e proteínas para comer diariamente. Mas, caso você só queira algo refrescante e nutritivo, retire o tofu e substitua por uma banana só para dar textura. 

Smoothie:

- 1 xícara de morango congelado;

- 1/2 xícara de leite de amêndoas;

- 150g de tofu ou banana;

- 1 colher de chá de mel.

Toppings: 

- 1 colher de sopa de coco fresco ralado;

- 1 colher de sopa de lascas de amêndoa; 

- 1 colher de sopa de granola; 

Bata tudo no liquidificador, coloque a mistura em um bowl e jogue os toppings por cima, do jeito que preferir. 

_ovo mexido + sementes

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

Se você ainda não adicionou a semente de girassol em sua alimentação, faça isso já! Essa semente é cheia de benefícios e nutrientes, e quase não possui gosto então você pode adicioná-la em qualquer receita. Ela protege a saúde cardiovascular, é um anti-inflamatório natural, rico em proteína e ajuda a combater a prisão de ventre, entre outros atributos positivos.

Por isso, sempre que preparo ovos mexidos para o café da manhã, finalizo com uma colher de sopa de semente de girassol por cima - honestamente, fica até mais gostoso adicionar uma crocância a essa receita. 

- 2 ovos caipiras; 

- 1 colher de chá de manteiga;

- 1 pitada de sal;

- 1 colher de sopa de semente de girassol.

Coloque a manteiga em uma frigideira e espere derreter para quebrar os ovos. Após estourar as gemas, jogue o sal e mexa sem parar até o cozimento completo. Finalize jogando as sementes de girassol e pronto! As torradinhas com geleia de morango são opcionais, mas uma delícia. 

_aveioca

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

Você acreditaria se eu dissesse que dá pra preparar uma "panqueca" com dois ingredientes, aveia e água? Pois, eu te apresento a aveioca. Uma mistura de panqueca com tapioca e aveia, a aveioca é sem dúvida um dos cafés da manhã rápidos mais simples da lista e, com certeza, o mais prático.

O mais incrível dessa receita é que ela combina com tudo o que você quiser adicionar! Seja uma fruta como topping ou um pouco de baunilha na receita, qualquer complemento acompanha a aveioca perfeitamente. Segue a receita: 

- 3 colheres de sopa de farelo de aveia;

- 5 colheres de sopa de água;

- 1 pitada de sal.

Topping: 

- fruta de sua preferência;

- 1 colher de sopa de mel.

Coloque em um recipiente, o farelo de aveia e a água, misture e deixe descansando por dois minutos para hidratar o farelo. Após chegar numa textura de massa, jogue em uma frigideira com um pouco de óleo de coco e deixe "fritando" até dourar os dois lados. Finalize adicionando a fruta de sua preferência por cima e um pouco de mel. 

_iogurte + granola caseira

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

Vai por mim, preparar uma granola caseira é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo bem do seu café da manhã. Além de ser muito mais gostosa do que as granolas compradas prontas, essa versão é muito mais saudável, quase não vai açúcar e combina com tudo!

Por isso, se tem algo que eu como mais de cinco vezes na semana é iogurte natural com minha granola. Depois que você prepara, ela vira um curinga na cozinha e facilita muito a vida. Importante dizer: a receita abaixo rende muito e chega a durar até um mês de granola.

Granola caseira: 

- 1 kg de aveia em flocos grandes;

- 100g de coco fresco ralado;

- 100g de amêndoas;

- 100g de castanha do Pará;

- 100g de chia;

- 100g de linhaça;

- 150g de flocos de milho sem açucar;

- 2 colheres de sopa de óleo de coco;

- 3 colheres de sopa de mel; 

Misture tudo em uma assadeira, jogando por cima dos flocos, farelos e grãos, o óleo de coco e o mel. Misture bem e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar para armazenar e aproveite!

_abacate com sementes + geleia

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)

O abacate é uma das frutas mais saudáveis e ricas em nutrientes que existem, e desde que eu descobri suas propriedades, não abro mão do ingrediente. Além de ser rico em vitaminas A e do complexo B, o abacate possui sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo. Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes.

O abacate também é capaz de diminuir a hipertensão, é ótimo para o colesterol, melhora a digestão e mantém o açúcar no sangue estável. Por isso, esse é um dos cafés da manhã rápidos mais saudáveis que você pode preparar e vai te proporcionar um boost de energia para o resto do dia!

- 1/2 abacate maduro; 

- 1 colher de sopa de semente de girassol;

- pimenta do reino a gosto;

- 1 pitada de sal;

- azeite a gosto.

Pique ou amasse o abacate do jeito que preferir, temperando com um pouco de azeite, sal, pimenta do reino e finalizando com as sementes de girassol. Aqui as torradas com geleia de morango também são opcionais, mas também são uma delícia. 

Você também vai gostar