Os diferentes tipos e como cuidar das tranças, segundo uma trancista

por The Look Stealers

Conteúdo em colaboração com Jacy Carvalho.

Meu nome é Jacy Carvalho, sou estilista de cabelos crespos há mais de 10 anos e hoje vou trazer um pouco do universo do meu trabalho para vocês. Vamos falar sobre como cuidar das tranças, os diferentes tipos de penteados e mais algumas curiosidades sobre o tema.

A estética afro por muito tempo foi marginalizada e, hoje em dia, não é muito diferente. Porém, conseguimos nos expressar de forma mais natural e entendemos mais sobre a potência dos nossos corpos. Estamos aos poucos conquistando espaços que antes nos eram negados apenas pelo formato dos nossos cabelos. No Brasil, quando começamos a ver beleza em nossos crespos, esse cenário começou a mudar. Devagar, mas começou. Então, vou compartilhar algumas informações sobre tranças para vocês se inspirarem e se apaixonarem também. 

It girls - Tranças - Tranças - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Jacy Carvalho (Reprodução/Instagram)


Mas, antes de aprender a como cuidar das tranças, precisamos passar pelos diversos modelos, tipos de tranças e penteados que podem ser usados em várias ocasiões. Alguns mais conhecidos:

_tipos de tranças

_trança nagô, boxeadora

São tranças rasteiras, que geralmente começam no início na cabeça e vão descendo até o final do comprimento, dependendo do penteado.

_twist

A trança mais conhecida tem três partes. Já o twist é uma trança de duas partes, onde uma se enrosca na outra, torcendo e formando o twist.

_miojinho

É um tipo de trança sintética, bem fininha, que já vem pronta para aplicação no cabelo e existem várias formas de aplicar.

_box braids ou knotless braids

São tranças soltas, feitas com material sintético misturado ao cabelo natural.

Existem diversos outros tipos de tranças e penteados, mas essas são as mais conhecidas e mais feitas no Brasil.

It girls - Tranças - Tranças - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Jacy Carvalho (Reprodução/Instagram)

_durabilidade

A durabilidade varia de acordo com a textura do cabelo e do material que foi usado, mas para ter um controle da saúde capilar, nós, trancistas, indicamos entre 45 dias e três meses, podendo variar dependendo do penteado e do tipo de trança.

It girls - Tranças - Tranças - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Jacy Carvalho (Reprodução/Instagram)

_e como, de fato, cuidar das tranças?

A maior dúvida em torno do tema é sempre como cuidar das tranças e, por incrível que pareça, os cuidados são simples. Como os fios estão trançados com fibras sintéticas, o ideal é usar somente shampoo diluído em água e tônicos no couro cabeludo. Algumas pessoas utilizam géis e pomadas para estilizar o baby hair, o que é ótimo, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na qualidade e acumular no couro cabeludo.

Lembrando que as tranças geralmente são feitas com material sintético, então não precisam de creme de pentear, condicionador ou máscara de tratamento.

It girls - Tranças - Tranças - Verão - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jacy Carvalho (Reprodução/Instagram)

Por hoje, é só! Espero que esse conteúdo te inspire e ajude você a escolher o seu próximo penteado. Se você amou conhecer um pouco mais sobre meu trabalho e como cuidar das tranças, te convido a conhecer meu Instagram que, além de dicas infalíveis, é cheio de inspirações dos mais variados estilos de trança.

Você também vai gostar