S.O.S. maskne: dicas infalíveis para prevenir e tratar a acne causada pela máscara facial

por The Look Stealers

A máscara de proteção facial é indispensável no dia a dia, mas, devido ao uso, muitas pessoas têm tido alterações na pele. Não é raro encontrar quem tenha ficado com a pele mais sensível, irritada e, o mais comum, mais oleosa. E essa oleosidade é a principal responsável pela maskne, um novo termo usado para denominar a acne causada pela máscara facial na região das bochechas, nariz e mandíbula. 

Basicamente, a maskne surge devido à pressão, fricção ou estiramento da pele, como explica a dermatologista Camila Rosa. “Na verdade, esse é um tipo de acne que já existia e se chama acne mecânica. Agora o trauma físico do uso constante de máscara é um outro motivador, que temos visto bastante, para o surgimento da acne mecânica", comenta.

A acne causada pela máscara facial aparece também pelo fato dessa região do rosto ficar abafada e, por conta da nossa respiração, gerando umidade e aumentando a temperatura do local. Tudo isso facilita o desenvolvimento de cravos e espinhas. Além disso, as máscaras que não são feitas de algodão, como por exemplo a N95 e a PFF2 (as mais eficazes na proteção), também auxiliam na formação dessas inflamações indesejáveis.

modelo Salem  - mascara facial - acne causada pela máscara facial - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Salem Mitchell (Reprodução/Instagram)


Sem querer trazer notícias ruins, mas já trazendo: a maskne é um tanto quanto complicada de ser tratada, uma vez que os produtos que antes seriam utilizados para tratamento da acne, nesse caso não são os mais indicados por serem compostos por ácidos fortes, que desencadeiam ainda mais irritação e sensibilidade. A dica da Dra. Camila é um tratamento suave com produtos indicados para o seu tipo de pele, fazendo sempre a limpeza e a hidratação corretas.

_dicas para driblar a maskne

Em primeiro lugar, é importante utilizar a máscara certa, com o ajuste ideal, dessa maneira, o atrito na pele será mais leve e menos agressivo.

Se lembre sempre de lavar o rosto com água fria, pois a quente dilata os poros e causa ressecamento, justamente o que queremos tratar. Ainda nesse passo da rotina de cuidados com a pele, faça uso diário - pelo menos, duas vezes ao dia - de um sabonete adequado para o seu tipo de pele. E, caso sinta que ela está mais oleosa, utilize um sabonete específico para peles oleosas durante a noite. 

Também não se esqueça de hidratar o rosto logo após a lavagem e antes de colocar a máscara, mesmo que você tenha a pele oleosa. O hidratante ajuda na proteção da pele e diminui o atrito entre máscara e elástico. Outra boa dica é buscar por hidratantes que contenham ceramidas, ácido hialurônico ou dimeticona. Esses ativos te ajudarão a criar uma barreira protetora mais forte.

Mais um bom lembrete é usar água termal durante o dia, pois ela tem propriedades calmantes e ação antibacteriana. E, por último, hidrate os lábios, eles também estão em contato com a umidade e o calor.

Abaixo listamos alguns produtos para evitar e cuidar da acne causada pela máscara facial:

Lembrete fundamental: coloque a sua saúde e a do próximo em primeiro lugar. Use sempre a máscara e, quando chegar em casa, a higienize corretamente e trate sua pele seguindo os passos indicados, assim você se mantém protegida e evita acne causada pela máscara facial.

Você também vai gostar