Shots matinais, exercícios, meditação e outras dicas pra começar bem o dia

por Giulia Coronato

A manhã é um dos momentos mais importantes do dia. Acredite se quiser, mas os hábitos que temos nas manhãs podem ditar como será nossa produtividade no trabalho, nosso humor e até nossa saúde mental a curto e longo prazo. Seja começando o dia com shots matinais, um café da manhã reforçado ou meditando em silêncio, existem diversos hábitos saudáveis que podemos implementar a fim de melhorar não só aquele dia especificamente, como também nossa qualidade de vida.

E hoje, para te ajudar a transformar suas manhãs e te dar um up em todos os sentidos, montamos três rotinas matinais rápidas e fáceis, cada qual com um objetivo diferente, para você por em prática já.

It girls - Skincare - Skincare - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Ruby H Campbell (Reprodução/Instagram)


_para combater a ansiedade

A primeira sugestão de rotina matinal é para diminuir a ansiedade e a angústia que a grande maioria de nós tem sentido desde o início da pandemia. O mais importante dessa rotina é se manter longe de gatilhos durante o período da manhã, principalmente nos primeiros 30 minutos do dia. Não pegue o celular assim que acordar, não ligue a TV e tente ficar longe de notícias.

Para isso, recomendamos os seguintes passos:

1. fique na cama e agradeça por tudo aquilo que você é grata hoje

Sabemos que nem todo mundo tem o privilégio de ter tempo hábil para fazer isso, mas por mais clichê que pareça, começar o dia com agradecimentos e mostrando gratidão pelas pequenas coisas faz uma diferença e tanto no nosso mindset e no nosso humor para seguir com os compromissos e obrigações do dia. Por isso, antes de qualquer coisa, fique alguns minutos deitada na cama fazendo uma lista mental de todas as coisas pela qual você é grata hoje. E não tem regra! Você pode agradecer pela sua família ou até pelo chocolate que vai comer depois do almoço.

2. faça seu skincare

Reserve alguns minutinhos para o seu skincare. Escove os dentes, massageie o rosto, escove o corpo e aproveite esses minutos para cuidar de si! Você vai ver o quão mais tranquilo seu dia se seguirá, se você se colocar como prioridade número um.

3. beba água e respire profundamente sentada no chão com a coluna reta por um minuto

Beber um copo de água em jejum, ao acordar, é um hábito que todos deveríamos ter. Enquanto dormimos, passamos oito horas ou mais sem beber água e nosso corpo acorda super desidratado, necessitando repor essa hidratação. Então, beba um copo de água, se sente no chão e faça um exercício de respiração por pelo menos um minuto.

Uma boa dica de exercício é o 4,7,8: inspire por quatro segundos, segure por sete e expire por oito. Repita isso por um minuto ou até se sentir melhor. Não há contraindicações! 

4. tome um shot com 1 limão, 1 colher de café de cúrcuma e 5 gotas de própolis (antes do café da manhã)

Os shots matinais são outro hábito saudável que se encaixam em todas as rotinas e necessidades. Você pode fazer a receita que preferir com o objetivo que desejar, mas tente implementá-los. Você perceberá os resultados a curto e a longo prazo.

A receita acima é ótima para a imunidade, possui poderosos antioxidantes e por que quando acordamos nosso corpo geralmente se encontra bem mais ácido, em função da falta de hidratação e da limpeza que ele faz enquanto dormimos, os shots matinais são infalíveis para o desjejum. 

5. faça uma lista de tudo o que precisar ser feito no dia

Fazer uma lista de prioridades pode salvar a sua produtividade durante o dia. Para buscar não se sentir atolada com o decorrer das tarefas, liste tudo aquilo que precisa ser feito e vá dando check em tudo que for realizado. Concluir as tarefas é prazeroso e dá um gás para os próximos compromissos. 

It girls - Fitness - Alongamento - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Koya Webb (Reprodução/Instagram)

_para dar um boost na produtividade

Essa rotina matinal é especialmente para dar um boost na energia e na produtividade, certeira para aquelas pessoas que acordam super animadas e dispostas. Vem ver: 

1. levante da cama e faça alongamentos por três minutos seguidos

Começar o dia se alongando por alguns minutos é ótimo não só para o nosso corpo, que acabou de passar horas deitado em uma mesma posição, como também para nossa mente e para nossos níveis de energia. Se você passa muitas horas sentado na frente do computador, implemente o alongamento pelo menos mais uma vez durante o dia. Seu corpo e sua mente te agradecem!

2. repita afirmações positivas

Estudiosos do comportamento defendem que as afirmações, ditas em voz alta, são uma das ferramentas mais eficientes para se tornar rapidamente a pessoa que você precisa ser e para conquistar o que deseja na vida - ou naquele dia. Ao dizer coisas positivas para si mesmo, sua mente aceita a afirmação e a guarda no subconsciente, a levando sempre consigo.

3. prepare um café da manhã do zero

Preparar o seu café da manhã do zero também é uma atividade super prazerosa. Seja uma receita mais complexa ou algo mais simples, começar o dia cozinhando para si mesmo é uma forma de autocuidado e vai fazer com que seu dia seja muito mais positivo e alto astral.

4. escute uma música que jogue seu astral lá em cima

Nada melhor para jogar nosso astral lá em cima do que uma boa música, né? Por isso, após tomar seu café da manhã, coloque sua música favorita para tocar e não tenha vergonha de dançar, se mexer ou pular. Deixe o som te levar e faça aquilo que fizer sentido para você!

5. tome um banho gelado

Esse aqui pode ser um pouco cruel para algumas pessoas, principalmente nos dias frios, mas acredite, após tentar algumas vezes, você verá tanta diferença no seu astral e produtividade que nunca mais vai conseguir parar! O banho gelado acelera nosso metabolismo, aumenta a endorfina, melhora a circulação, aumenta sua imunidade e joga seu desempenho lá em cima, além de ser ótimo para a pele e para o cabelo. 

It girls - Toalha - Wellness - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Meeka (Reprodução/Instagram)

_para combater o estresse

1. levante e arrume a cama

Chega de deixar a cama desarrumada! Esticar os lençóis é a primeira tarefa do dia e, ao vermos ela sendo realizada, dá um ânimo para executar o resto. Ah, e se você está de home office e trabalha do quarto, arrumar a cama é indispensável, pois ninguém merece ver bagunça o dia inteiro.

2. medite por alguns minutos em silêncio

Já sabemos que a meditação é muito benéfica e seus resultados são incríveis a curto e a longo prazo, tanto para diminuir o estresse e a ansiedade, como também para aumentar a concentração, a produtividade e a produção de serotonina. Começar o dia reservando alguns minutos para meditar em silêncio faz com que todo o nosso dia seja mais leve e mais focado, e nos ensina a não nos deixar levar por fatores externos e sim, analisá-los e lidar com cada um deles como fazemos com nossos pensamentos na meditação.

3. pegue um caderno e escreva o que sentir vontade

O hábito de escrever é uma ótima forma de organizar os pensamentos que ficam na cabeça. Esse também é um ótimo método para acompanhar sua evolução em todos os segmentos da vida. Reserve diariamente de cinco a dez minutos para anotar qualquer coisa que ache válido tornar permanente, como tarefas, ideias, reflexões e até coisas pelas quais se é grato. Tenha um caderno só para isso e preencha-o diariamente. 

4. caminhe um pouco no sol

Caminhar é um remédio para o corpo e para mente e todo mundo deveria sair para andar pelo menos por dez minutos todos os dias - e de preferência, antes de começar a trabalhar. A atividade é especialmente importante agora que estamos passando por um período recluso. Sair com segurança para dar uma volta, nem que seja só no quarteirão, vai aliviar sua mente.

5. tome um shot de 1 limão, 1 colher de café de gengibre em pó e 1 de canela (antes do café da manhã)

Outra receita de shots matinais para incluir em suas manhãs. Esse shot é cheio de super alimentos funcionais e poderosos capazes de dar um up na sua saúde, principalmente na imunidade, diminuindo a inflamação do corpo. 

Você também vai gostar