Como fazer ovo de páscoa caseiro

por Inaê Ribeiro

Piscamos e de novo é Páscoa, a data favorita dos chocólatras de plantão. Para além do significado religioso, esse feriado é o momento do ano em que quase só se fala em chocolate - e muitas vezes em como os ovos de Páscoa estão caros! Pensando nisso, eu, Inaê, me aventurei em um tutorial de ovo de páscoa caseiro recheado, uma boa forma de passar o tempo em casa, economizar e presentear alguém com uma receita especial. 

Para esse DIY de ovo de páscoa, uni chocolate ao leite, brigadeiro, creme de confeiteiro e morangos. Mas, você pode fazer de muitos sabores diferentes - aliás, essa é a graça, customizar o ovo recheado à sua maneira. Então, pegue o bloco de notas, acompanhe a minha receita e se prepare para curtir esse quatro de abril com um ovo de páscoa caseiro único.

Ovo de pascoa - ovo de pascoa - ovo de pascoa caseiro - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ovo de páscoa caseiro (Reprodução)


Antes de começar as etapas da receita, preciso confessar que não foi tão simples como imaginava. Deu errado para depois dar certo. Então, para você não repetir os mesmos erros, recomendo seguir as dicas abaixo. 

_para fazer a casca do ovo

Para fazer a casca do ovo de páscoa caseiro, primeiro você precisa derreter o chocolate. Se o chocolate for puro, precisará de temperagem, um processo que garante o brilho e consistência do produto final, porém, um pouco complicado para quem é iniciante. Então, se você for do time das corajosas, se joga. Caso você decida que não quer fazer a temperagem, assim como eu, faça com cobertura fracionada, dessa forma você só precisará derreter o chocolate.

Importante: no processo de derreter o chocolate, eu inventei que seria uma boa ideia adicionar creme de leite. Não foi. O chocolate virou uma pasta! Por isso, lembre-se que é necessário deixar apenas o chocolate derreter em banho maria, sem nada mais.

Outro erro que cometi foi na escolha do tipo de forma. Inicialmente, usei uma forma de plástico, porém o chocolate quebrava quando esfriava. Quando troquei por uma opção que vem um silicone com camada protetora para espalhar o chocolate, aí sim o processo deu certo. 

_passo a passo da receita:

Primeiro, corte o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um bowl de vidro ou uma panela pequena. Em uma panela grande, coloque água para esquentar e antes de começar a ferver, coloque uma vasilha em cima da água com os chocolates picados. Este processo é chamado de banho maria e é ao longo dele que o chocolate deve derreter totalmente.

Feito isso, transfira o chocolate derretido para a forma até o local indicado e encaixe as outras partes da forma. Leve à geladeira para endurecer de 10 a 15 minutos, e quando o molde estiver opaco significa que o chocolate está pronto para ser desenformado. Desenforme seu ovo de páscoa caseiro e faça o recheio que preferir.

_para fazer o recheio

Agora vamos ao passo a passo do recheio que eu fiz. Primeiro, leve ao fogo uma lata de leite condensado, meio litro de leite, três gemas passadas pela peneira e duas colheres (sopa) cheias de amido de milho e gotas de essência de baunilha. Deixe engrossar no ponto que preferir e coloque em uma vasilha para esfriar, e está pronto.

Dica: coloque plástico filme em contato com o doce enquanto ele esfria, isso ajuda a evitar que forme casca. 

No reels abaixo, você acompanha como foi feito o processo de montagem com creme de confeiteiro, brigadeiro e morango.

Você também vai gostar