Por que de repente todos os produtos de beleza possuem cafeína?

por Giulia Coronato

Do dia para a noite, o mundo da beleza ficou obcecado pela cafeína. Apesar da substância ser usada desde o início dos anos 2000 em alguns produtos de beleza, foi só nos últimos meses que o ingrediente dominou praticamente todas as rotinas de skincare mundo afora.

Mas, por que será que a cafeína nos produtos de beleza ficou tão popular? Provavelmente pelo efeito imediato na área em que se aplica o produto. A cafeína, assim como aquela encontrada em chás e cafés, tem a função de acordar a pele e estimular a circulação, diminuindo drasticamente o inchaço ou a vermelhidão que encontramos na cútis, principalmente após acordar. 

Ainda não entende o buzz em torno dos produtos de beleza com cafeína? Calma que a gente te explica e ainda te convence de que talvez seja a hora de investir em um: 

It girls - Skincare - Skincare - Verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Glow By Nats (Reprodução/Instagram)


_é tudo sobre estímulos

Para compreendermos todos os benefícios da cafeína nos produtos de beleza é necessário pararmos para pensar qual a finalidade da cafeína em sua forma mais conhecida, o café. Quando acordamos ou quando estamos cansados, é comum usarmos o café como uma ferramenta para estimular nosso sistema nervoso, melhorando a cognição, a concentração e nosso estado de alerta. No skincare, não é muito diferente.

Os produtos de beleza com cafeína em sua composição são ideias para as manhãs, pois agem no cuidado da pele para diminuir o inchaço e melhorar a circulação, principalmente da área dos olhos. Além disso, a cafeína possui poderosos antioxidantes, fazendo dela um anti-inflamatório e antienvelhecimento poderoso. A melhora na circulação que a cafeína proporciona também pode ter um efeito de constrição nos vasos sanguíneos, o que melhora temporariamente uma possível vermelhidão ou roxo. 

E não pense que os benefícios são exclusivos dos cuidados com a pele, os cabelos também podem ser muito beneficiados ao entrarem em contato com a cafeína. A substância pode ajudar no afinamento genético do cabelo, pois penetra facilmente nos folículos capilares, estimulando e promovendo o crescimento saudável das madeixas. 

_não é milagrosa

Embora a cafeína possua muitos benefícios para a pele, ela não é uma cura milagrosa - na verdade, nenhum ingrediente é. A cafeína é eficaz, mas tem limitações. Por exemplo, ela pode ajudar a diminuir o inchaço na área dos olhos, mas não necessariamente irá curar suas olheiras ou melhorar significativamente a aparência dos círculos escuros.

O mesmo serve para produtos de corpo, a cafeína é eficaz para o skincare, mas muitas vezes não encontramos o mesmo resultado em produtos corporais. Há quem pense que a cafeína pode ajudar a suavizar a aparência de celulite, mas não há estudos por trás dessa informação. Então, se você realmente deseja incluir os benefícios da cafeína em sua rotina de skincare, concentre-se no rosto. O motivo é simples, a pele é mais fina e a absorção é melhor.

_se você tem pele sensível, vá com calma

É claro que você não vai encontrar em um sérum a mesma quantidade de cafeína de um expresso, mas ainda assim é uma boa ideia ter cuidado, principalmente se sua pele for sensível ou se você for sensível aos efeitos da cafeína. É difícil determinarmos a quantidade de cafeína que você vai absorver ao passar um creme ou um sérum no rosto, cada fórmula é completamente diferente, por isso é tão importante sermos cautelosos.

Se você nunca usou produtos de beleza com cafeína em sua composição, comece fazendo um pequeno teste para sentir como sua pele irá reagir à substância. Aplique apenas uma camada fina do produto em uma pequena área da pele para testá-lo primeiro e certifique-se de que a área não fique irritada ou ainda mais sensível. Se passar no teste, é provável que você ficará bem com o uso do produto, mas claro, sempre consulte um dermatologista de confiança para te aconselhar.

_alguns produtos com cafeína para testar:

Você também vai gostar