4 especialistas em maquiagem para pele negra para conhecer

por Graucianna Santos

Imagine chegar em uma loja e não encontrar os produtos para sua cor de pele ou contratar um profissional para uma produção e sair com a pele acinzentada? Durante muito tempo, essa foi a realidade de muitas mulheres de pele negra. Houve um momento na história em que a indústria de beleza deixou de olhar para essas consumidoras, as escolas do segmento não abordavam a temática maquiagem para pele negra de forma aprofundada e o lugar de autocuidado e valorização dessa beleza foi ficando esquecido.

Embora esses setores estejam mais inclusivos, ainda há muitos artistas que não estão familiarizados em trabalhar com maquiagem para pele negra. Enquanto isso, existem maquiadoras que através de uma necessidade que parte deles de forma pessoal, na maioria das vezes, estão se especializando, se aprofundando e deixando a autoestima de suas clientes ainda mais elevada! 

Elas ensinam truques, técnicas, dão dicas de produtos, enchem seus perfis de belezas inspiradoras e provam que o assunto vai muito além de maquiagem, é um ensino sobre autoamor e resistência. Por isso, hoje trouxemos 4 mulheres incríveis, especialistas em maquiagem para pele negra para você começar a seguir já, vem ver:

_taiane lima

A artista começou maquiando suas tias e primas, que não encontravam muitos profissionais que acertassem fazer maquiagem em seus rostos. Hoje, a Tai é especialista em maquiagem para pele negra, adepta da beleza criativa, fresca e natural e ganha nossos corações com um feed pra lá de inspirador e cheio de beleza diversa!

Minha primeira realização foi perceber que eu poderia viver do que acreditava.

Taiane Lima  - blusa amarela - maquiagem para pele negra  - verão - maquiagem para pele negra  - https://stealthelook.com.br
Foto: Bela Gil (Reprodução/Instagram)


Com seu trabalho, a Tai já teve a oportunidade de fazer assistência de beleza para muitas famosas, na sua lista está: Tássia Reis, Ivete Sangalo, Juliana Paes, Beleza Gil e não para por aí, viu? Entre uma beleza e outra, a maquiadora anda estudando para lançar sua própria linha de cosméticos para pele. 

_mônica reis

Mulher que acredita em seus sonhos e avança em busca deles, se reinventou há 4 anos atrás quando decidiu deixar 20 anos de carreira corporativa para ser maquiadora. Mônica faz da sua arte e vivência, uma forma de ensinar suas alunas e clientes a usarem a maquiagem como ferramenta para se sentirem ainda mais bonitas sendo elas mesmas.

Ensinar mulheres, em especial mulheres negras a utilizar a maquiagem como ferramenta e não como defesa continua sendo o meu maior objetivo como profissional. Almejo ser uma maquiadora muito além da maquiagem!

Mônica Reis  - Maquiagem de noiva  - Maquiagem para pele negre  - Maquiagem para pele negra  - Maquiagem para Pele negra  - https://stealthelook.com.br
Foto: Jasminy Januário (Reprodução/Instagram)

A Mônica Reis ministra cursos de especialização de maquiagem para pele negra, atua na moda, no audiovisual e maquiagem social.

_carol romero

Carol Romero é maquiadora há 12 anos e faz da sua profissão a sua força de expressão. A maquiagem e o cuidado com os cabelos, são formas de valorizar a estética negra e de transformar sua arte em pautas importantes. Foi somente ao trabalhar para uma marca de cosméticos para pele negra que, naturalmente, a sua carreira começou a fluir para esse segmento, o que abriu portas para trabalhos em música, cinema e moda.

Eu levei 12 anos pra ter certeza que eu sou talentosa e pioneira no que faço.

Carol Romero  - Maquiagem para pele negra - Maquiagem para pele negra - Maquiagem para pele negra  - Maquiagem para pele negra - https://stealthelook.com.br
Foto: Drik Barbosa (Reprodução/Instagram)

Em cima das dificuldades que viveu, Carol lançou um livro sobre maquiagem para a pele negra, que reúne técnicas de preparo e identificação de tonalidades. Segundo a especialista, o propósito da publicação é democratizar esse tipo de informação tanto para aspirantes quanto para maquiadores profissionais - inclusive, ele é o primeiro livro voltado para esse tipo de pele.

_daniele da mata

A maquiadora é dona da Damata Makeup, primeira escola de maquiagem para pele negra no Brasil! Além disso, tem no seu currículo campanhas, curadorias e beleza para artistas e marcas de beleza.

Enquanto mulher negra, é importante ocupar esses espaços e mostrar caminhos e lugares possíveis para outras iguais a mim.

Daniele Da Mata  - Maquiagem para pele negra - Maquiagem para pele negra  - Maquiagem para pele Negra  - Maquiagem para pele negra  - https://stealthelook.com.br
Foto: Tássia Reis (Reproção/Instagram)

Daniele já chegou longe com seu trabalho e hoje é referência no segmento de pele negra. 

Você também vai gostar