WELLNESS

Causas, sintomas e como evitar o inchaço abdominal.

Já se sentiu inchada no final de um longo dia? Alteração diária da circunferência da barriga, o inchaço abdominal é realidade para muitas mulheres.

foto: (Reprodução / Pinterest)

Para entender melhor o inchaço abdominal, suas causas e como evitá-lo, entrevistamos a nutricionista Milena Hernandes e ela nos explicou tudo. Confira:

foto: (Reprodução / Pinterest)

_é normal? O inchaço incomoda muita gente, pois, além da questão estética, também causa desconforto. Por isso, devemos dar atenção ao sintoma sempre que aparecer.

foto: (Reprodução / Pinterest)

_quais as causas? Tornando-se mais evidente após as refeições e ao fim do dia, no melhor dos casos, pode ser causado pela má digestão ou consumo excessivo de alimentos.

foto: (Reprodução / Pinterest)

A solução é simples: atente-se aos sinais de saciedade do seu corpo e pare de comer assim que estiver com o estômago cheio ou quase cheio.

foto: Camila Cabello (Reprodução / Instagram)

Além disso, devemos mastigar bem os alimentos, evitar a ingestão de líquidos durante as refeições e até adicionar um alimento ácido, como limão ou vinagre.

foto: Poosh (Reprodução / Pinterest)

_pode sinalizar alguma alergia? Também é comum que alguma intolerância cause o inchaço. É possível diagnosticar através de exames, e fazer uma análise de sintomas para chegar a uma conclusão.

foto: (Reprodução / Pinterest)

_como evitá-lo? Você pode tentar identificar alguma sensibilidade no seu dia a dia. Dois exemplos comuns são o glúten e a lactose, e ao desconfiar, consulte um profissional.

foto: (Reprodução / Pinterest)

_pode se tornar algo mais grave? A disbiose - desequilíbrio da microbiota intestinal - já é motivo suficiente para causar um inchaço abdominal.

foto: Made Trade (Reprodução / Pinterest)

Porém, o problema se resolve ao melhorar a alimentação, incluindo vegetais e grãos integrais, e reduzindo a ingestão de gorduras, açúcar e álcool.

foto: The Good Trade (Reprodução / Pinterest)

Uma alimentação pobre em alimentos fermentáveis, conhecida como low FODMAP, também pode ajudar no início e em algumas outras situações.

foto: (Reprodução / Pinterest)

Se você sofre com desconforto ou inchaço abdominal, é importante o acompanhamento de um profissional para te ajudar com esse problema.

foto: (Reprodução / Pinterest)

Quer mais detalhes da entrevista com a Dra. Milena? Acesse o site!

foto: (Reprodução / Pinterest)

leia também

O QUE SÃO OS SUPERALIMENTOS E POR QUE VOCÊ DEVE INCLUÍ-LOS EM SUA ROTINA?