A calça legging está oficialmente de volta ao topo das tendências de 2026 e, apesar de nunca ter sido completamente esquecida, já que ela sempre fez parte dos looks de academia, ela retorna como item fashion. Isso acontece por ser uma peça que combina conforto, liberdade total de movimento e segurança, atributos que mantiveram esse bottom em circulação ao longo dos anos.

a história da calça legging como item fashion
Ela teve seu primeiro auge em 1980, década do exagero e do boom fitness — e é quase impossível pensar nesse período sem lembrar das fitas VHS de aeróbica com Jane Fonda, usando leggings de lycra brilhante combinadas a collants coloridos, polainas, moletons off shoulder e tênis chunky. Madonna também ajudou a consolidar essa estética ao incorporar a legging em clipes, palcos e aparições públicas. Na época, a peça ganhou status de símbolo de atitude e sensualidade, saindo do território fitness e marcando presença como must-have das fashionistas.

Outro momento recente em que esse bottom esteve em seu auge foi entre 2010 e 2015, período que definiu a "tumblr girl", marcada por referências do indie sleaze, soft grunge e athleisure. Nessa era, as leggings se tornaram peças-chave, usadas tanto como calça quanto como meia-calça, e dominavam a plataforma. Aposto que você se lembra da polêmica estampa de galáxia que tomou conta dessa peça.

nas passarelas
Os primeiros indícios de retorno definitivo dessa peça apareceram na Semana de Moda de Paris, no desfile de primavera/verão 2026 da Dior, que apresentou leggings na passarela estilizadas de forma diferente das versões populares em 2010. A proposta era sofisticada, em tons de marrom e creme, combinada a cardigãs e camisas, finalizada com scarpins e mocassins.

Antes disso, Sandy Liang já havia antecipado esse movimento na coleção de outono/inverno 2025. A estilista misturou leggings com saias e vestidos, apostando em uma estética que valoriza a nostalgia dos anos 80 e 90. No desfile, a peça apareceu em produções lúdicas, com referências à girlhood, tons pastel, minissaias, sobreposições e elementos que remetem ao universo infantil, mas reinterpretados de forma atual e que é a cara da grife.

A Ferragamo também apostou nesse modelo na coleção de outono/inverno 2025, desta vez em conjunto com uma espécie de cacharrel, em uma proposta ultrassofisticada, provando mais uma vez que essa peça está de volta.

Em outro conteúdo que publicamos no ano passado, quando falamos sobre a legging fusô, ela também já havia marcado presença nas passarelas de Proenza Schouler, Tibi e Boss nas últimas temporadas.

as celebridades que já apostaram
Há poucos dias, a Rihanna foi vista nas ruas de Nova York usando um blazer oversized, uma polo listrada combinada com legging, muitos acessórios e um scarpin branco, reforçando o uso da peça fora do cenário fitness e não foi a primeira vez.

Hailey Bieber, Kendall Jenner, Gigi Hadid e Kaia Gerber já provaram que a legging da Alo, marca queridinha das celebridades, funciona para diferentes ocasiões, da academia a compromissos do dia a dia, e se depender dela, essa tendência não só está de volta, como super aprovada.
E você, como apostaria? Abaixo, separamos modelos estilosos para você se aventurar na trend.
