A estética Sculptural Styling e a inclusividade das tendências da internet

por The Look Stealers

O Sculptural Styling é mais uma das tendências de moda atuais que nasceu na internet - mais especificamente no Tik Tok -, e que aos poucos vem ganhando os holofotes no universo fashion. O estilo combina uma estética com visual ‘escultural’, que se molda ao corpo, com toques um tanto apocalípticos. Surgindo com uma proposta futurista distópica, cheia de texturas e acabamentos ‘rústicos’, oposta à trends vibrantes e alto astral como o dopamine dressing, por exemplo.

Embora super adaptável e definitivamente fora dos padrões que estamos acostumadas a ver no dia a dia, devemos dizer que existem, sim, dúvidas sobre o quão inclusiva e abrangente essa tendência é em relação a todos os tipos de corpos. Com aparência super conceitual e um pouco abstrata, existem alguns elementos que ajudam a caracterizar o estilo, os quais se destacam dentro das produções Sculptural Styling. Dentre eles estão as tiras de tecido desfiados envoltas ao corpo - que podemos dizer que lembram, de longe, técnicas de moulage -, tricô e crochê bastante surrados, muitos recortes e amarrações, além do exagero de sobreposições. Pode parecer caótico - e realmente é, em alguns pontos - mas não se preocupe pois te vamos te contar mais!

Elena Velez - criação Elena Velez - Sculptural Styling - Verão 2022 - passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Elena Velez (Reprodução)


O estilo Sculptural Styling remonta um cenário imagético de um futuro pós apocalíptico distópico, que além da preocupação com funcionalidade e a sobrevivência, também é muito ligada à moda, ou pelo menos o que restou dela. Nos dias de hoje, por exemplo, nas redes sociais somos bombardeadas por tutoriais de faça você mesmo, ou como é mais conhecido DIY, e podemos dizer que a estética do estilo escultural tem certa essência desses passo a passos. Desde calças ‘transformadas’ em croppeds, recortes que imitam puídos e desgastes, até modelagens intencionalmente distorcidas e fora do lugar, somos apresentadas a modelos que ganham aplicabilidades diferentes das que foram originalmente feitas para ter.

@xinyiidng - look sculptural styling  - Sculptural Styling - Verão 2022 - museu - https://stealthelook.com.br
Foto: @xinyiidng (Reprodução/Instagram)

Se você ainda não consegue imaginar esse visual, ou ele parece muito distante para você, não se preocupe, vamos explicar mais detalhadamente. Como dissemos no começo, um dos objetivos do Sculptural Styling é a busca por entregar maior funcionalidade, ou melhor, multifuncionalidade - muitas vezes de forma exagerada - para as roupas. Como por exemplo, transformar uma calça, através de acessórios, como cintos e cordões, em um cropped, ou moldar uma blusa básica de malha em um modelo totalmente diferente no corpo, usando alfinetes, por exemplo. Isso tudo, tendo como resultado modelos estilosos e com um ar subversivo.

Temos que dizer que montar um visual com a tendência Sculptural Styling pode ser um pouco complexo e irreal se olharmos pelo ponto de vista da multiplicidade de corpos. Pois bem, é claro que não estamos dizendo que se você é uma plus ou mid size girl não pode apostar na trend, muito pelo contrário. Queremos dizer, bom, as pessoas estão criando seus próprios designs, olhando de uma maneira diferente para a moda e para o que vestem, e isso é sim, muito bacana. Mas o principal questionamento que gostaríamos de levantar nesse caso é, até onde ‘transformar’ ou ‘adaptar’ uma peça de roupa em outra, ou seja, a nova maneira de como usamos o vestuário,  seria mais um privilégio de pessoas com corpos magros.

Balmain - criação Balmain - Sculptural Styling - Verão 2022 - passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Balmain (Reprodução)

Apesar disso, você precisa concordar conosco que o Sculptural Styling foge do óbvio como nenhum outro estilo, com formas criativas, posicionamentos estratégicos, camadas e amarrações que chegam a lembrar bandagens. Sendo que, seu visual transgressor e rebelde, bate diretamente de frente com modelos produzidos por ideais do fast fashion, uma vez que tentam resgatar a essência do vestir, da originalidade e expressão da personalidade, mesmo podendo ser efêmera. O ar distorcido e distópico da estética, que reflete muito nossa vida atual caótica e cheia de incertezas, também deu início a outras tendências tão enigmáticas quanto, como o avant apocalypse, que acaba se misturando com um visual cyberpunk.

@rubepedder - criação rubepedder - Sculptural Styling - Verão 2022 - estúdio - https://stealthelook.com.br
Foto: @rubepedder (Reprodução/Instagram)

Não podemos afirmar com certeza a longevidade do Sculptural Styling como uma tendência, mas ela pode, sim, afetar significativamente a maneira como enxergamos a moda e de como podemos alterar as roupas de acordo com nossos desejos e necessidades. Mesmo que pareça controverso, já que o estilo reflete uma situação real e atual, o sentimento de escapismo e busca constante pela fuga da realidade, com a esperança de um futuro diferente, podem tornar a estética cada vez mais presente nas nossas produções, seja de maneira óbvia ou mais discreta.

LEIA MAIS: Zendaya, Lady Gaga e a ascensão do Method Dressing

O que é a estética Indie Sleaze que resgata o punk, o grunge e a ironia?

A tendência Space Age e o sentimento de escapismo da realidade

Você também vai gostar