A Geração Z e a nostalgia e como funciona o ciclo de tendências de 20 anos
E chegamos ao último episódio da nossa série colaborativa com a WGSN! Depois de três episódios mergulhando no conceito do que são tendências, como elas são previstas e qual a importância do público alvo, agora, na reta final, iremos falar sobre o ciclo de tendências de 20 anos e como ele se aplica à prática.
Nossa editora-chefe, Aline Santos, convidou Sofia Martellini, líder de conteúdo da WGSN para explicar um pouco mais sobre o assunto. Tendências mais abrangentes tem um ciclo de 20 anos - ou seja, a cada 20 anos elas voltam a moda, repaginadas por uma nova geração. Isso é perceptível quando se olha para diversas tendências dos anos 90 que, na verdade, são releituras de estéticas setentistas, por exemplo. Por isso, também, nos anos 2010 vimos o retorno dos anos 90 na moda e, agora já nos 2020, é a vez dos anos 2000 retornarem.
O ciclo de tendências também explica a obsessão da Geração Z pelo retrô e pelo vintage. É comum que adolescentes e jovens adultos olhem para o período em que nasceram ou que eram crianças com um olhar nostálgico. A GenZ era recém nascida ou criança nos anos 2000 e por isso agora revisitam essas mesmas referências com outros olhares! Apesar de parecer aleatório, toda tendência tem uma explicação social.
E aí, entendeu como funciona o ciclo de tendências e como tudo está interligado? Nós amamos fazer essa série colaborativa com a maior autoridade no assunto tendências do mundo, a WGSN, e mal podemos esperar o futuro! Abaixo, você encontra todos os episódios anteriores, caso queira recapitular tudo: