A Geração Z e a nostalgia e como funciona o ciclo de tendências de 20 anos

por The Look Stealers

E chegamos ao último episódio da nossa série colaborativa com a WGSN! Depois de três episódios mergulhando no conceito do que são tendências, como elas são previstas e qual a importância do público alvo, agora, na reta final, iremos falar sobre o ciclo de tendências de 20 anos e como ele se aplica à prática. 

Nossa editora-chefe, Aline Santos, convidou Sofia Martellini, líder de conteúdo da WGSN para explicar um pouco mais sobre o assunto. Tendências mais abrangentes tem um ciclo de 20 anos - ou seja, a cada 20 anos elas voltam a moda, repaginadas por uma nova geração. Isso é perceptível quando se olha para diversas tendências dos anos 90 que, na verdade, são releituras de estéticas setentistas, por exemplo. Por isso, também, nos anos 2010 vimos o retorno dos anos 90 na moda e, agora já nos 2020, é a vez dos anos 2000 retornarem. 

O ciclo de tendências também explica a obsessão da Geração Z pelo retrô e pelo vintage. É comum que adolescentes e jovens adultos olhem para o período em que nasceram ou que eram crianças com um olhar nostálgico. A GenZ era recém nascida ou criança nos anos 2000 e por isso agora revisitam essas mesmas referências com outros olhares! Apesar de parecer aleatório, toda tendência tem uma explicação social.

E aí, entendeu como funciona o ciclo de tendências e como tudo está interligado? Nós amamos fazer essa série colaborativa com a maior autoridade no assunto tendências do mundo, a WGSN, e mal podemos esperar o futuro! Abaixo, você encontra todos os episódios anteriores, caso queira recapitular tudo: 

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar