A importância da liberação do suor para o corpo

por Inaê Ribeiro

Você provavelmente já chegou neste post curiosa e indignada, afinal por muito tempo fomos ensinar a evitar a liberação do suor o máximo possível. Nossas gavetas do banheiro estão cheias de produtos com toque matte - mas esse acabamento tem tudo para ficar no passado - e antitranspirantes então, como o suor, algo que causa tanto desconforto e nos esquivamos, pode ter benefícios ao corpo?

Realmente a liberação do suor em excesso causa desconforto e pode ser sinal de alteração hormonal e até mesmo estar ligado à ansiedade e depressão. Mas além da sua principal função, que é de equilibrar nossa temperatura corporal e nos apontar sinais do nosso corpo, o suor também traz outros benefícios. Conversamos com a dermatologista Dra. Camila Rosa,  para entendermos o porque devemos ir atrás de produzir mais suor, e porque ele é tão vital à nossa saúde.

modelo exercicio físico - roupa de academia - liberação do suor - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Afternoons with Alison (Reprodução/Pinterest)

Antes de entendermos os benefícios da liberação do suor é importante saber o que exatamente ele significa. O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas, com a função de refrigerar nosso corpo. Ele é um dos mecanismos que possuímos para regular a temperatura, como já dizemos, a evaporação dele consome energia, por isso acontece o esfriamento do corpo. 

Para a nossa saúde é importante que haja o suor entre 20  a 30 minutos, por pelo menos cinco vezes na semanas, e ele pode acontecer através do sexo, por frequentar saunas ou por exercício físico, mas devemos lembrar que ainda não é recomendado frequentar academias e praticar exercícios físicos em conjunto com outras pessoas, por isso, você pode utilizar aplicativos de exercício, lembrando sempre de procurar um com educador físico ou fazer aulas on-line.

_benefícios para a mente

O principal benefício da liberação do suor é gerar bem estar. O suor normalmente acontece após um exercício intenso, o que eleva a frequência cardíaca e gera endorfina, o hormônio que gera alegria e sensação de prazer em nosso humor.

_limpar o corpo

O suor ajuda na eliminação de metais pesados, eletrólitos e medicamentos, ele é uma maneira do corpo de eliminar tudo aquilo que não acrescenta. Além disso, a liberação do suor ajuda a curar a ressaca, já que é uma das maneiras que o corpo utiliza para eliminar o álcool.

_imunidade

É suando que eliminamos os metais pesados e, além disso, ele auxilia a combater germes que provocam doenças. Assim, prevenindo que os micro-organismos se proliferem em nosso corpo, a nossa imunidade fica mais alta, tendo menos chances de desenvolver resfriados. Considerando nosso momento atual, é super importante estar com a imunidade alta, para que possamos estar mais fortes contra o Coronavírus.

_pele hidratada

Muitas pessoas acreditam que o suor causa acne, afinal, a qualquer sinal de oleosidade corremos para lavar o rosto, mas isto não é verdade. O suor é essencial para termos uma pele limpa, porque é durante a transpiração que nossos poros dilatam e há formação de uma barreira protetora, reduzindo as bactérias na pele. Assim, o suor auxilia em uma pele limpa, hidratada e brilhante graças aos componentes que ele expele.

_mas como lidar com o cheiro?

Não podemos negar que o suor gera odor e é por isso que muitas vezes o evitamos, mas considerando todos os pontos acima, é mais importante encontrar uma maneira de driblar do que só evitar. Existem diversas discussões a respeito dos desodorantes comuns e os riscos à saúde que eles oferecem, por isso, muitas pessoas têm dado preferências aos produtos naturais, já que eles também auxiliam na redução das bactérias e neutralização do odor sem reduzir a transpiração.  

Deixe um Comentário
Você também vai gostar