A importância de uma fragrância exclusiva para sua marca

por Fábio Monnerat

A construção de uma marca pode se dar de diversas formas, e uma das mais importantes, nem sempre levada a sério, é a assinatura olfativa. Para falar mais sobre esse universo de uma fragrância exclusiva de marca, conversei com o perfumista Alexandre Becker, que já fez trabalhos para marcas como Misci, Saint Studio, Senplo, Casa Cor, Wentz Design, entre outras. Segundo Alexandre: “o perfume tem o poder de chancelar o discurso, a estética, o ambiente, o atendimento e o produto de uma marca”.

A relação emocional entre a marca e o consumidor ainda é algo que precisa ser mais entendido pelo mercado. Explorá-la com inteligência, verdade e sensibilidade é fundamental para construir algo único, onde o consumo passa a se estabelecer no campo do desejo.

“Em um tempo onde o comércio acontece em grande parte no digital, criar estratégias de marketing que envolvam a experiência sensorial é fundamental para fidelizar o cliente”, destaca Becker. Seja incrementando a embalagem do e-commerce ou reforçando o prazer da compra presencial na loja física. E para essa tarefa, o perfume parece ser uma assinatura da marca, algo reconhecível e essencial.

Imagem de uma mão feminina segurando um frasco de perfume transparente. Unhas pintadas em tons pastel, tendência atual de nail art. Mangas azuis em destaque, sugerindo uma peça de roupa elegante. Estilo sofisticado, priorizando detalhes.
Foto: No. 6 (Reprodução/Pinterest)


O papel do marketing olfativo vai além de apenas perfumar. Ele funciona como uma assinatura que vira parte da identidade da marca. Vale lembrar do famoso cheiro da Abercrombie, que era borrifado nas ruas vizinhas às lojas para que os clientes soubessem que naquela região havia um ponto de venda da marca.

Além de deixar sua loja ou caixinha do e-commerce muito mais interessante para o cliente, ter uma fragrância ajuda na diferenciação da marca. Uma fragrância funciona como um elemento que proporciona uma experiência para que os clientes associem diretamente à sua marca.

Mas como ter um perfume para chamar de seu? Às vezes esse processo parece difícil e caro, mas o especialista no assunto, Alexandre Becker, vai responder a pergunta de ouro para que você possa considerar essa estratégia para a sua marca.

Como é o processo de criação de uma fragrância e quais são os valores médios do mercado?

AB: O desenvolvimento do perfume – e faço questão de chamar de perfume de ambientes pois a pirâmide olfativa, a estrutura, é mais complexa, com em média 14 notas – começa com uma conversa informal com o cliente, para que eu possa decupar suas vontades, objetivos, o espírito da marca. Toda informação é útil para que eu consiga desenhar o cheiro. Desde paleta de cores, memórias, referências de natureza/biomas/paisagens, notas amadas e notas odiadas, inspirações estéticas e pretensões de uso do produto.

Os valores variam de acordo com o tipo de projeto, que pode ser criado do zero, partindo das vontades específicas daquele cliente ou ser baseado em algo do meu portfólio. Podemos ainda focar em uma criação que vai virar produto de venda e ser envasada ou em uma quantidade menor, que pode servir para e-commerce, lojas menores, eventos, etc. Mas posso garantir que são valores bem mais acessíveis do que se imagina quando se trata de ter um perfume para chamar de seu, que comunica tudo que sua marca pretende e que agrada e emociona seu cliente.

Frascos de perfume minimalistas em várias cores, dispostos em uma superfície branca. Design moderno e sofisticado, com tampas redondas pretas. Reflexos coloridos destacam a elegância e a tendência do minimalismo na moda e beleza.
Foto: Kamilla (Reprodução/Pinterest)

Agora é só pensar nas emoções que sua marca quer transmitir para seus clientes e procurar um perfumista para que sua marca fique ainda mais apaixonante.

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