A influência do K-Pop na indústria da Moda e quais marcas e artistas trabalham juntos

por Giulia Coronato

É inegável o poder de influência do K-Pop, principalmente nas gerações mais novas. No Brasil, segundo dados do Spotify, esse nicho musical cresceu 47% de um ano para o outro e nós já somos o quinto país que mais consome músicas do gênero entre os 92 mercados que a plataforma atende. O Twitter também divulgou que somos o sexto país que mais comenta sobre K-Pop na rede social. Então, se você ainda tinha dúvidas, essa é a prova de que esses artistas asiáticos são verdadeiras celebridades A-list, além do mundo da música.

Mas, qual é a influência do K-Pop na moda? Antes de chegar nessa relação, é preciso lembrar que a Ásia é responsável por lançar muitas tendências de moda e concentrar muitos consumidores também, em especial de marcas de luxo. E, entre os muitos esforços de marketing feitos por esses grandes nomes do segmento, o que mais parece surtir efeito é a contratação de embaixadores locais, que muitas vezes são personalidades do K-Pop. 

Os principais artistas do Korean Pop participam de campanhas, desfiles e ações de marketing, fazendo com que as marcas tenham seu alcance global potencializado. Afinal, o fenômeno do K-Pop desconhece fronteiras. Para você entender a dimensão da influência do K-Pop na moda, hoje vamos te apresentar algumas parcerias entre marcas e artistas asiáticos e te convencer que talvez seja a hora de olhar com mais carinho para esse universo: 

G-Dragon + Chanel

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Foto: G-Dragon (Reprodução)

G-Dragon foi um dos primeiro artistas asiáticos a ter grandes parcerias com as maiores marcas de luxo e é considerado um dos responsáveis pela grande influência do K-Pop na moda. Além da sua parceria quase vitalícia com a Chanel, GD foi o rosto do Airbnb para o mercado asiático e é disputado para vestir marcas como Saint Laurent. Fora isso, está sempre na primeira fila de desfiles como Yohji Yamamoto, Louis Vuitton, Thom Browne e Comme des Garçons.

KAI + Gucci

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Foto: Kai (Reprodução)

Recentemente, a Gucci anunciou uma coleção 100% inspirada e desenvolvida em parceria com KAI, estrela do K-Pop e membro da banda sul-coreana EXO. Desde a entrada de Alessandro Michele na direção criativa, a marca italiana construiu uma forte relação com a música. Não por acaso, a influência do K-Pop na moda não poderia passar batida pela Gucci.

Além de uma parceria entre gigantes da moda e da música, a colab é também uma unificação de nações, com a campanha sendo concebida por Alessandro Michele, filmada pelo fotógrafo sul-coreano Min Hyunwoo e dirigida pelo diretor de cinema Woogie Kim com KAI nas ruas de Seul, vestindo a coleção. 

Jennie (BlackPink) + Chanel

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Foto: Jennie, BlackPink (Reprodução)

Jennie, estrela da girlband BlackPink, sempre foi fã da Chanel e, desde muito antes da fama, a artista já era consumidora e apaixonada pelas clássicas criações da maison. Hoje, após algumas campanhas e desfiles assistidos da primeira fileira, Jennie foi convidada para ser embaixadora internacional da marca francesa. Poderosa, né? 

Rosé (BlackPink) + Saint Laurent

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Foto: Rosé (Reprodução)

Outro membro da BlackPink que está presente no mundo da moda é Rosé. Além de participar da campanha da linha de jeans da Saint Laurent, a cantora sul-coreana se tornou embaixadora da YSL Beauty, linha de beleza da marca francesa. Rosé foi oficialmente apresentada como embaixadora da Saint Laurent em junho do ano passado, e é a primeira embaixadora global da grife desde que ela foi criada há 59 anos.

Jackson Wang + Fendi

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Foto: Jackson Wang (Reprodução)

A Fendi é pioneira em parcerias inusitadas e contemporâneas, sendo uma das primeiras das grandes casas de luxo a usar a influência do K-Pop na moda a seu favor. A marca italiana convidou o cantor chinês Jackson Wang, embaixador da label, para desenvolver uma coleção-cápsula genderless

Wang infundiu seu estilo único com o DNA da Fendi, o que resultou em uma coleção impecável, cujo ponto principal é o logotipo FF - dessa vez, usado em um ton sur ton preto nas peças. Para realmente deixar sua marca na colab, Wang também criou um logotipo especial ‘FENDI Team Wang’, adicionando ainda mais exclusividade e autenticidade. 

Kris Wu + Burberry

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Foto: Kris Wu (Reprodução)

Kris Wu foi eleito o primeiro embaixador chinês da Burberry, marca centenária britânica. Apesar de ter nascido na China, Kris é um dos maiores nomes do K-Pop e é considerado uma personalidade importante para marcas que buscam entrar na Ásia.

Wu também foi a primeira celebridade masculina na capa da Vogue China, em 2015, fotografada por Mario Testino. No mesmo ano, ele compareceu ao Met Gala e, de acordo com a revista InStyle, foi a quarta celebridade mais comentada no Twitter, atrás somente de Beyoncé, Rihanna e Justin Bieber. O artista também tem mais de cinco milhões de seguidores no Instagram e 25 milhões na plataforma de mídia social chinesa Weibo, e, em 2017, Wu também foi anunciado como o embaixador da Bulgari.

Lisa (BlackPink) + Celine

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Foto: Lisa, BlackPink (Reprodução)

No final do ano passado, a Celine, clássica marca francesa, anunciou que sua mais nova embaixadora global seria a integrante da girlband BlackPink, Lisa. A artista é a primeira embaixadora da maison desde a entrada de Hedi Slimane em 2018.

Apesar de já possuírem uma parceria antiga, o relacionamento ganhou outro nível com o título de embaixadora. "Para mim, a Celine é incomparável e Hedi Slimane tem um talento multifacetado, do design de roupas à fotografia", disse Lisa sobre seu novo papel. "Ele cria este mundo raro, incrível e desejável através de sua visão. Sempre me inspiro em seu trabalho. É realmente uma honra e um prazer poder trabalhar com Hedi como a primeiro embaixador da Celine."

Jisoo (Blackpink) + Dior

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Foto: Jisoo (Reprodução)

A Dior, clássica marca de luxo francesa, nomeou Kim Ji-soo, mais conhecido pelos fãs de Blackpink como Jisoo, seu mais novo embaixador global de moda e beleza. Junto com o anúncio, a maison disse que a cantora coreana foi inspiração-chave para a última coleção Outono-Inverno apresentada. 

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