A linha tênue entre a liberdade de expressão e a grosseria

por Giovana Marcon

A liberdade de expressão foi uma conquista incrível e que viabilizou inúmeras outras conquistas. É um dos principais pilares da democracia e devemos sim dar seu devido valor a esse direito. E em tempos de internet, em que estamos conectados 24 horas por dia sem de fato estarmos cara a cara, esse senso de liberdade é ainda maior - afinal, existem centenas de jeitos de se expressar e ao mesmo tempo se manter anônimo, independentemente da rede social que você está usando. Mas com isso também existe uma outra consequência que muitas pessoas não levam em consideração: somos diretamente responsáveis por tudo aquilo que dizemos e disseminamos na internet. Seja uma fake news sobre política ou um comentário maldoso no Instagram. Tudo o que expressamos pode impactar outra pessoa, positiva ou negativamente.

A distância e a possibilidade de falar com pessoas do mundo inteiro nos torna mais corajosos, mas é impossível saber como alguém vai reagir.

Está mais do permitido discordar do que você vê na internet, é bom e importante que tenhamos opiniões e visões diferentes. Mas sempre, e eu digo sempre mesmo, existe um jeito de expor tais opiniões e dialogar com educação. Xingar uma pessoa de burra - ou de qualquer outra coisa - porque ela pensa o oposto que você não defende o seu argumento. É só uma reação agressiva que pode machucar quem está do outro lado e que não diz nada além de que você é intolerante e grosseiro. E pode parecer um problema muito menor, já que estamos todos por trás de telas e raramente alguém vai se dar ao trabalho de tirar satisfação pessoalmente, mas o impacto das palavras é o mesmo, seja online ou não. A distância e a possibilidade de falar com pessoas do mundo inteiro nos torna mais corajosos, mas é impossível saber como alguém vai reagir. Ela pode só ignorar, mas ela também pode levar como um gatilho com consequências inimagináveis. 

“A linha entre a crítica e a intolerância anda muito fina. Desde que a internet se tornou um canal de fala totalmente livre, limites foram ultrapassados e a oportunidade de se posicionar por trás de uma tela, sem contato físico e em anonimato, tem sido usada sem medo ou moderação. O quão incrível é poder ser visto e lido por milhares de pessoas? É um recurso que pode mudar vidas e, por isso mesmo, perguntamos: você já parou para pensar no impacto das suas palavras na vida de outra pessoa?” - PUSH

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br


A internet está tão longe de ser um lugar de censura. As fontes e plataformas de conteúdos são praticamente infinitas, por mais nichado que seja seus gostos ou posicionamentos, sempre vai ter alguém que concorde com você e que possa fazer trocas significativas. Se você, por acaso, vê alguma postagem com a qual não concorda, existe sempre a opção de ignorar aquilo e seguir consumindo o que você gosta. Aquela postagem não foi uma indireta à você, ela não foi criada para te atacar. E se ela foi feita e por um acaso chegou até você, é porque outras pessoas concordam. É assim com todo mundo, a situação contrária é exatamente a mesma. Todo mundo gosta de algumas coisas e desgosta de outras, cabe a nós filtrar aquilo que vale a pena uma discussão ou não. Porque por mais tecnológico que seja o mundo em que vivemos, por trás de todo post existe uma pessoa de verdade, com sentimentos de verdade e que criou aquilo para uma audiência que compartilha dos mesmos pensamentos, e não para ofender os que discordam. 

É importante lembrar que por trás disso também há uma responsabilidade enorme com as palavras escolhidas e com as acusações feitas, e que isso pode ter consequências para ambos os lados.

O que eu quero dizer é que toda discussão construtiva é válida. Questionamentos feitos com respeito e educação são sempre bem vindos e todos temos a oportunidade de mudar de opinião. Porque uma coisa é tentar entender o outro ou até mesmo fazer com que ele entenda o seu lado, outra completamente diferente é ofendê-lo por simplesmente não compartilharem os mesmos ideais. Existem situações muito graves que devem ser dialogadas e combatidas, e nisso a internet é uma grande aliada. Com embasamento e intenções concretas, esse é o canal perfeito para defender seu ponto de vista. Mas é importante lembrar que por trás disso também há uma responsabilidade enorme com as palavras escolhidas e com as acusações feitas, e que isso pode ter consequências para ambos os lados. Um comentário pequeno pode ter um resultado gigante, então é essencial pensar: até onde isso é válido? Se essa situação estivesse acontecendo pessoalmente, você teria o mesmo discurso e estaria disposto a aceitar as possíveis consequências?

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar