A moda sustentável do Amazônia Fashion Week

por Milena Otta

Depois da Revolução Industrial, o consumo teve uma crescente de maneira geral, e na moda não foi diferente. De lá para cá automatizamos os processos de criação de tecidos e peças, o que aumentou a produção num todo, e com ela os excessos de retalhos, por exemplo. O problema é que, com este crescimento, não pensamos numa moda sustentável para compensar o excesso na cadeia de produção.

Se no século passado nós pensamos em como acelerar esta cadeia, neste nós precisamos focar na moda sustentável e em como desacelerar os processos para estar em sintonia com o planeta e com o quanto podemos produzir e descartar materias e matérias-primas, sem gerar estragos irreparáveis.

Amazônia Fashion Week - moda limpa - moda sustentável - sustentabilidade - AFW - https://stealthelook.com.br
Foto: Amazônia Fashion Week (Reprodução/Instagram)

O Amazônia Fashion Week (AFW) celebra estilistas pequenos e em ascenção na região Norte do país. O tema deste ano é o "O espírito do tempo", e o evento será híbrido, assim como foi o SPFW, com algumas marcas desfilando de maneira presencial e outras de maneira virtual. Em sua 16ª edição, o evento acontecerá do dia 25 a 27 de novembro em Belém (PA).

O propósito do evento é credibilizar a moda local em relação ao setor econômico, para que assim, seja possível construir um polo de moda na região. Além de levar a moda para a parte Norte do país, o AFW visa apresentar tendências internacionais focadas em sustentabilidade e responsabilidade social na moda.

A COSTAMAZÔNIA (Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia) é a responsável pela realização do evento, e conta com patrocínio do SEBRAE/Pa, FIEPA e SENAI/PA, e apoio da Cervejaria Cabôca e dos cursos de Design de Moda e Design Gráfico da Faculdade Estácio do Pará.

Fashion Futures - C&A - moda sustentável - sustentabilidade - moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Fashion Futures (Reprodução/Instagram)

A moda sustentável está tomando proporções maiores com atitudes de diversas empresas, como o prêmio Fashion Futures que é uma iniciativa do Instituto C&A, com o objetivo de reconhecer, fortalecer e dar visibilidade para personalidades, projetos e organizações que estão trabalhando por um futuro da moda mais justo, diverso, sustentável e regenerativo.

Para participar, você pode se inscrever nas categorias de premiação até a meia noite ou votar e reconhecer as personalidades que estão construindo uma moda com mais sustentabilidade.

 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar