PUSH - compre agora seu ingresso

A pele que habito

por The Look Stealers

Quem é apaixonada por beleza e por cuidados com a pele sabe como é importante frequentar um profissional que indique os melhores produtos, tratamentos e procedimentos estéticos. Até porque, só uma pessoa especializada na área tem conhecimento suficiente pra dizer o que é melhor pra nossa pele, né? Às vezes, o produto que fica bom em uma amiga, não funciona bem em você. Isso acontece porque cada pessoa tem caracteristícas de pele diferentes e isso muda completamente a ação dos produtos. 

Agora no verão esse cuidado precisa ser redobrado. A exposição solar aumenta e a nossa pele sofre muito com as consequências desses dias de calor extremo. Por isso, a gente convidou o cirurgião plástico Dr. Leandro Copetti, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atua aqui em São Paulo, para explicar todos os cuidados com a pele no verão. E já adiantamos: você não vai poder desgrudar do protetor solar. Agora, a gente passa a bola pra quem realmente entende do assunto, vale prestar atenção e não descuidar no verão: 

"Informação é poder" não poderia ser mais assertivo quando o assunto é saúde. A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável não só por como nos apresentamos ao mundo, e também para proteger nossos demais órgãos das agressões externas, e com isso, ela sofre. Cabe a nós usar o que o conhecimento e o que a ciência oferece para ajudá-la nessa batalha diária. Saúde e beleza, nesse caso, não poderiam ter relação mais direta, uma pele saudável é inexorávelmente bela.

Não há melhor momento para lembrar desse assunto quando chega a vez do nosso hemisfério ficar mais perto do sol ressaltado pela campanha nacional Dezembro Laranja de conscientização ao câncer de pele com o hashtag #ControleoSol.

Bella Hadid:
Foto: Bella Hadid

No verão algumas preocupações passam a ser segundo plano, porém é quando a nossa fiel escudeira exige maior responsabilidade e atitude nossa para estar saudável. A lista de preocupações não é pequena durante esse período: câncer de pele, manchas, rugas, irritação pelo calor e a assim segue. Todas assombrando e atrapalhando as férias, festas de fim de ano, viagens, praia e prática de esportes ao ar livre.

O primeiro passo a seguir é sempre o mesmo, se informar! Se você souber o que procura, saberá achar uma solução. As vezes soa monótono e retrógrado dizer e relembrar, porém onde melhor atuamos nessa lista de preocupações é na prevenção. Em se tratando de pele, essa prevenção gira em torno de evitar exposição direta ao sol e usar filtro solar.

Taylor Hill:
Foto: Taylor Hill

Esse cuidado não só oferece a melhor chance de prevenção de doenças graves como os diversos tipos de câncer de pele, como traz de bônus uma pele com menos manchas, rugas, linhas de expressão e menos irregularidades. Com esse cuidado constante e permanente conseguimos, com o passar do tempo, minimizar o aspecto de envelhecimento da pele. Afinal de contas, parte do envelhecimento, nada mais é do que o acúmulo de “lesões” com o passar do tempo, em consequência, quanto mais cedo começarmos e nos conscientizarmos disso, mais sucesso teremos em manter a pele saudável por mais tempo.

E como sabemos qual filtro solar é o melhor para cada um? Infelizmente não existe uma fórmula mágica para isso, temos que testar e testar até achar um que se adapte melhor à nossa pele e estilo de vida, porém algumas orientações servem para guiar as escolhas.

josephine skriver
Foto: Josephine Skriver

A primeira delas é escolher o FPS (fator de proteção solar) segundo o objetivo individual. FPS acima de 15 já é suficiente para proteção de câncer de pele e algumas doenças associadas a radiação ultravioleta, porém quem procura também proteção maior contra o fotoenvelhecimento, tem tendência a manchas e melasma devem procurar produtos com FPS em volta de 50.

A segunda é saber como usar o filtro solar, e é nesse aspecto que a maioria das pessoas pecam. Ao contrário dos demais dermocosméticos, o filtro para que seja eficaz deve ser aplicado na quantidade adequada, uma colher de chá cheia para rosto e pescoço -sim, é bastante produto- além de ser reaplicado a cada 4h pelo menos a metade da dose inicial. Quem passa mais de um mês com o mesmo frasco de filtro solar (50mL), provavelmente, não está usando adequadamente.

Laís Ribeiro
Foto: Laís Ribeiro

E quem gosta de ficar bronzeado? Temos que entender que bronzear é submeter a pele ao dano dos raios UV, e no intuito de se proteger, a pele produz melanina, o pigmento que garante o bronzeado. A escolha de se expor ao sol, mesmo com o uso de filtro solar, é estimular esse dano e suas consequências como manchas, fotoenvelhecimento e lesões. Uma alternativa mais saudável é o bronzeador artificial que “tinge" a pele garantindo a cor sem os riscos associados à exposição do sol.

Romee Strijd
Foto: Romee Strijd

E para quem já abusou do sol e hoje está enfrentando as consequências ruins e duradouras do efeito dele, a primeira recomendação está descrita previamente, começar a usar filtro. A segunda é o auto exame e procurar especialistas para diagnóstico de lesões suspeitas que possam desenvolver e causar problemas graves a saúde. A terceira é minimizar e reverter o fotoenvelhecimento já instalado.

pele perfeita

Existem diversas maneiras como isso pode ser feito, dependendo do objetivo e características de cada pessoa. Nós especialistas usamos tratamento noturno com diversos compostos ativos, tratamentos de “resurfacing" como "peelings" e lasers ablativos, estimulação de colágeno como em I.P.C.A. e ácido poli-L-láctico, hidratação profunda com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica e uma gama de terapias médicas específicas para cada paciente e condição da pele. Para um diagnóstico preciso, aprofundar informação e saber qual tratamento ou combinação deles é mais adequado procure sempre um profissional qualificado, cirurgiões plásticos ou dermatologistas credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ou Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Happy Skin!

Aqui as nossas escolhas pra proteger a pele no verão:

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar