Não há dúvidas, a sapatilha foi o sapato saiu da bolha das influenciadoras e chegou ao mainstream. Toda vez que comentamos dela por aqui, é sucesso na certa. Das duas últimas vezes, falamos sobre como usá-la no inverno e o boom dos modelos vermelhos entre as fashionistas. Agora, trago mais uma novidade para você se apaixonar: a sapatilha de veludo. Feita em um tecido luxuosamente macio, elegante e confortável, as Mary Janes se tornaram as queridinhas entre as cool girls, especialmente em Portugal e na Espanha. E pode apostar, logo mais será viral no Brasil!
Esse calçado deixa qualquer produção mais chique, graças à escolha do material. Com um toque naturalmente refinado e um fecho de fivela delicado, pode se encaixar perfeitamente desde um visual casual até o mais formal, prometendo ser o substituto do salto alto.
Abaixo, separamos uma seleção desse sapato tendência. Continue lendo para descobrir onde encontrar e pouquinho mais sobre sua história.
Como mencionado anteriormente, esse modelo é trend entre as fashionistas da Espanha e de Portugal, mas o que eu não imaginava em minhas pesquisas é que sua origem seria italiana. Ele foi popularizado pelos gondoleiros de Veneza e é conhecido por eles como furlane ou friulane. Inicialmente desenvolvidos a partir de materiais reciclados, como pneus velhos e tecido não utilizado na região de Friuli – daí a origem do nome – esse calçado se tornou a escolha ideal por conta de suas solas de borracha ultra-resistentes.
Hoje, vemos esse sapato feito de seda, algodão ou, mais tradicionalmente, veludo, muitas vezes em cores ousadas e chamativas, ou em tons de joias, que proporcionam um toque de luxo até mesmo aos looks mais básicos.
Outra informação que vale contextualizar é que essa sapatilha é um modelo Mary Jane, por conta da fivela. No ano passado, as Mary Janes se tornaram super populares, à medida que vimos muitas it-girls adotarem um estilo prático e, ao mesmo tempo, sofisticado.
Em temporadas anteriores, vimos sapatilhas em couro, com tachas, com cristais e até modelos telados. Dessa vez, antes mesmo do verão europeu chegar, vimos indícios da sapatilha de veludo. E, mesmo com a diferença geográfica, damos agora a letra de que é mais do que possível usá-las em todas as estações do ano, especialmente no Brasil, que possui um clima tropical.
Sem mais delongas, bora conferir onde encontrar modelos inspirados e apostar já!