Qualquer pessoa cronicamente ativa na internet em meados de 2010 certamente se lembra da técnica de contorno de Kim Kardashian. Escultural e carregado, o contorno daquela época foi marcado por têmporas bem definidas, narizes ultrafinos e muito corretivo dois tons mais claros que o natural para criar aquele contraste poderoso com o bronzer. Era o hype do momento — e temos certeza de que, em algum momento, você também se aventurou por ele.

A técnica de contorno antigamente
A maquiagem só começou a ganhar esse ar glow e o aspecto natural recentemente. Até então, as fãs de acabamento matte se divertiam com maçãs do rosto bem delineadas e maxilares marcantes, geralmente sem muito brilho. Lembra das sobrancelhas ultradelineadas e marcadas? Sim, contorná-las também era um must. Na prática, o visual buscava uma transformação quase escultural — como se o rosto fosse moldado do zero com corretivo, pó e bronzer.
Claro que você ainda pode se inspirar nos truques de Kim ou apostar em um contorno mais marcado, se for o que te faz feliz. Não existem regras fixas — apenas aquilo em que você se sente mais confortável. O que mudou, hoje, é o acabamento: muito mais natural, com menos contrastes e sem tantos desenhos artísticos no rosto (vai, pode admitir, você já testou aqueles tutoriais com bolinhas e traços no rosto inteiro!).
o que mudou, afinal?
Como já mencionamos, o contorno agora ganha um aspecto mais leve, esfumado e integrado à pele. Em desfiles como Versace e Zuhair Murad, modelos desfilaram com maçãs do rosto esculpidas e têmporas bronzeadas, sinalizando que o visual estruturado está de volta — mas repaginado. Ao invés de uma finalização opaca e marcada, vemos pontos de sombra suaves, acompanhados de blushes pêssego ou rosados e iluminadores sutis. O segredo está nos pequenos realces, que respeitam os ângulos naturais do rosto.
Um detalhe interessante? Muitas maquiadoras têm usado tons de blush para fazer o papel do contorno — especialmente se quiser um efeito mais fresh e uniforme. O resultado é um visual que valoriza a beleza real, sem parecer que você passou horas tentando redesenhar seu rosto.
como apostar na técnica de contorno em 2025?
De acordo com profissionais e apaixonadas por beleza, o primeiro passo é a hidratação. Séruns e hidratantes com efeito glow — caso você goste — são bem-vindos na preparação da pele. Depois, aposte em produtos leves e cremosos, aplicando-os com um pincel macio, sempre seguindo a estrutura óssea natural em movimentos leves e circulares. O acabamento suave, sem linhas marcadas, é a chave.
Se preferir, você também pode depositar o produto nas mãos e, com a ajuda do pincel, aplicar pequenas quantidades no rosto. O contorno, hoje, é muito mais sobre se sentir à vontade do que sobre precisão. Conforme você ganha confiança, vai entendendo como destacar seus ângulos de forma natural.

E se estiver se perguntando onde encontrar bons produtos para colocar tudo isso em prática — seja para um visual mais marcante ou para um contorno leve e natural — nós separamos alguns itens curingas para te ajudar nessa jornada.
