Acredite ou não, mas essas são as 5 tendências polêmicas da temporada

por Beta Weber

Nos últimos tempos, a busca por peças funcionais e duradouras tem crescido, como demonstrou o fenômeno do quiet luxury e o movimento de retorno aos clássicos da última temporada, mas nem por isso as passarelas deixam de trazer sugestões ousadas. Afinal, no cenário atual, repleto de informações e estímulos constantes, conseguir chamar atenção se tornou um grande desafio e uma das melhores maneiras de fazer isso é apostando em tendências polêmicas e criações chamativas que gerem discussões, naquela vibe “falem bem, falem mal, mas falem de mim”. 

Mas calma aí, antes de irmos adiante, é importante esclarecer: nesse contexto, o termo "polêmico" se refere à tendências que dividem opiniões, provocam reações intensas ou fogem do convencional. Nada mais ultrapassado do que julgar o que os outros usam como se existisse um guia universal de “bom gosto”, já que as roupas devem, acima de tudo, servir como ferramentas de expressão pessoal. Dito isso, lógico que o fashion month trouxe uma série de propostas polarizantes e a seguir, a gente compartilha cinco trends que vão dar o que falar da temporada.

1. business casual

Miu Miu - tendências polêmicas - tendências polêmicas - Verão - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Miu Miu, Dries Van Noten, Proenza Schouler e Boss (Reprodução/Colagem)


O despojado ganhou novas definições na reinterpretação de peças clássicas do ambiente corporativo como blazers e camisas. Seja na intersecção com esportes como Miuccia Prada - sempre ela! - que apresentou um desfile utilitário e poético na sua marca chefe, mas foi na Miu Miu - que recentemente conquistou o topo no relatório da Lyst como a marca mais quente do momento - que ela se divertiu e entregou um mix preppy surfista que causou alvoroço. Pensem no improvável combo de blazer com bermuda de surf, em um mood meio skater boy, meio escritório.

Na Stella McCartney, camisetas de banda vintage customizadas substituíram coletes por cima das camisas. O Boudoir despretensioso roubou a cena em terninhos estilizados de shape desestruturado com transparências e sutiãs à mostra como demonstrado por Dries Van Noten. Além disso, hábitos curiosos como usar blazer por dentro da calça foi truque de styling presente em diversas passarelas. Por fim, foi na alfaiataria que as proporções foram levadas ao extremo, vide a profusão de blazers oversized que beiravam ao caricato como na Balenciaga e na Marni.

2. hot pants

Hot pants - tendências polêmicas - tendências polêmicas - Verão - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Tom Ford, Gucci, Acne Studios e Bottega Veneta (Reprodução/Colagem)

Ultra micro shorts que muitas vezes parecem calcinhas mesmo foram onipresentes na temporada e remetem à moda dos anos 60. Recentemente algumas marcas como a Bottega Veneta já tinham investido no item e agora ele chegou de vez para dominar. Apesar de ter surgido em diversos materiais, a forma predileta de apresentar a peça foi em couro compondo conjuntinhos à la "motomami". Mas olha, caso a ideia pareça inverossímil para o dia a dia, não temam: Gucci, Tom Ford e Miu Miu sugerem cobertura extra através do styling com casaco alongado. Na pior das hipóteses, dá para roubar umas inspirações para os looks de praia. 

3. balonê

balonê - tendências polêmicas - tendências polêmicas - Verão - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Helmut Lang, Altuzarra, Bally Spring e Cecilie Bahnsen (Reprodução/Colagem)

O balonê é talvez a silhueta que mais sofre preconceito na moda, ela é usada desde os anos dourados da alta costura, mas conquistou má reputação durante os excessos dos anos 80. Modernizada, promete fazer muita gente mudar de ideia. Vale lembrar que, embora as saias e vestidos sejam as formas mais comuns de explorar o shape, as blusas também estão em jogo, proporcionando um toque sofisticado. E tem para todos os gostos: de tule romântico, passando pelo mix com camisa em ar mais austero, preppy, minimalista 90s em couro…

4. gladiadoras e afins

Gladiadoras - tendências polêmicas - tendências polêmicas - Verão - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Rabanne, Rick Owens, Versace e Emporio Armani (Reprodução/Colagem)

Com qual frequência você pensa no Império Romano? Aparentemente os estilistas têm pensado bastante. A influência do período histórico permeou a temporada e resgatou um dos seus elementos mais polêmicos: as gladiadoras, que existem há milênios, e ressurgem novamente repaginadas, mas não menos controversas. Curtinhas e discretas na Empório Armani, mais próximas de sua versão tradicional em metalizado na Rabanne, vibe ortopédica na Rick Owens. Na mesma linha, outros sapatos de espírito similar marcaram presença: em forma de híbridos como na Mary Jane com tiras estilizadas da Dior ou nas famigeradas sandal boots, estrelas da Versace e da Sportmax.

5. bermudas e corsários

Bermudas e corsário - tendências polêmicas - tendências polêmicas - Verão - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Valentino, Coperni, Chanel e Blumarine (Reprodução/Colagem)

Já tivemos um spoiler em alguns dos exemplos citados acima, e a dupla bermuda e corsário é, sem dúvida, a queridinha do Verão 2024. Na Coperni, a barra ganhou babado e versão em moletom bem estilo Y2K. Aliás, a virada do milênio também informou a proposta da Blumarine em couro dourado que poderia ter saído direto de um antigo vídeo do Destiny's Child ou da Jennifer Lopez.

Quem prefere um visual mais confortável, vai se identificar com as bermudas folgadas, de cintura baixa, que chegam no embalo da moda prática e utilitária. Mas as interpretações não se limitam apenas ao mood relax apresentado na Miu Miu, há também uma abordagem refinada e pouco óbvia cortesia da Chanel em forma de seus tradicionais conjuntinhos de tweed e na Valentino.

Você também vai gostar