Adaptando sua rotina de skincare de acordo com o clima de cada região

por Inaê Ribeiro

O Brasil é um país grande e cada região possui sua característica, tanto em cultura quanto de clima, por isso muitas vezes algo que está na moda em uma região não é usual em outra. Um exemplo disso é o inverno, onde no Sul as temperaturas são mínimas, enquanto no Nordeste a diferença é pouca quando comparada com o verão. Mas e a rotina de skincare, como fica? 

A rotina de skincare possui passos básicos que independentemente da região onde você mora é importante seguir, como fazer uso de produtos próprios para seu tipo de pele, a limpeza e o uso de protetor solar, mas alguns passos você deve adaptar. A dermatologista, Dra. Silvia Quaggio, oferece dicas preciosas de como você pode tratar a sua pele de acordo com o clima da região onde mora, compartilha quais os produtos e passos você deve seguir na hora de criar o seu ritual de skincare, garantindo que ela esteja sempre linda e hidratada.

Fei Fei SUN - skincare - rotina de skincare - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Fei Fei SUN (Reprodução/Instagram)

_se você mora no norte

As mulheres que moram no Norte do Brasil estão expostas ao calor e umidade da região, o que contribui para que a pele seja oleosa. Para garantir uma pele linda e saudável utilize um sabonete facial, de preferência para aqueles adstringentes, indicados para peles oleosas, e o utilize duas vezes ao dia e uma vez por semana faça uma esfoliação no rosto, eles irão prevenir a formação de espinhas.

O terceiro passo do seu skincare é a utilização de um tônico, ele vai fortalecer a hidratação e controlar oleosidade, depois utilize um hidratante facial, de preferência em gel e sempre use protetor solar, mesmo nos dias que ficará em casa, os mais indicados são os com ação anti oleosidade.

_se você mora no nordeste

O Nordeste é uma das regiões mais quentes do país e mesmo no inverno não costuma ter grandes quedas de temperatura. A pele das nordestinas tende a ser mais oleosa, por isso a hidratação e limpeza é muito importante, caso não haja hidratação adequada a pele irá expelir seus óleos naturais tornando mais fácil a formação de cravos e espinhas. 

Pelo forte sol é imprescindível o uso de proteção solar com alto fator, dê preferência para os anti oleosidade e ao escolher seu hidratante opte pelos produtos em gel, eles irão hidratar mas sem aumentar a oleosidade, prefira um hidratante que contenha nicotinamida, PCA zinco, extratos botânicos, para hidratar e acalmar a pele. Outra dica para a rotina de skincare das nordestinas é investir em uma água termal, você pode usá-la no rosto durante o dia quando sentir que é necessário refrescar a pele.

_se você mora no centro-oeste

A região Centro-oeste possui um clima tropical semiúmido o que faz o inverno ser uma estação com clima muito seco e baixa umidade do ar, assim a pele fica ressecada e mais propensa à desidratação. 

Se você mora na região Centro-oeste o item que não pode faltar na sua rotina de skincare é o hidratante, invista nos produtos com componentes que ajudam em uma hidratação mais profunda. O sérum também é um passo importante, ele ajuda na hidratação e tonificação da pele. Ah, e o passo que não pode faltar é a proteção solar, procure um que esteja de acordo com seu tipo de pele.

_se você mora no sul

A região Sul é a mais fria do Brasil e durante o inverno os ventos frios e fortes tornam necessário um cuidado especial com a pele. Para as moradoras desta região, o passo mais importante da rotina de skincare é a hidratação, o clima frio tira a hidratação natural da pele, deixando-a ressecada, por isso dê preferência para hidratantes em creme.

No inverno, a dica da Dra. Silvia para as pessoas de pele oleosa é substituir o sabonete adstringente por um para peles sensíveis, e logo após lavar, utilizar o hidratante facial e protetor solar. Já para quem tem a pele ressecada ou normal, no inverno deve utilizar um hidratante em creme, mas atenção, se você usa um anti-aging com retinol, retinaldeído, ácido glicólico ou tretinoína, deve suspender se sua pele estiver ressecada, pois eles atuam nas rugas, mas com o clima frio, sua pele irá ressecar ainda mais.

Ah, não esqueça da proteção dos lábios, utilize um esfoliador labial e logo após um balm hidratante, assim você garante uma pele linda e saudável mesmo nos dias mais frios.

_se você mora no sudeste

O clima na região Sudeste é conhecido pelo seu verão chuvoso e inverno seco, com grandes variações na temperatura. A dra. Silvia lembra que mesmo no verão mais "frescos" as peles normais a secas podem ter um pouco de brilho e as oleosas têm este efeito potencializado. A dica para criar sua rotina de skincare e não precisar trocar de acordo com a mudança de estação é ter um tônico adstringente, você deverá usá-lo entre uma e duas vezes ao dia para controle da oleosidade.

No inverno, para aquelas que possuem pele oleosa, invista em um hidratante em gel ou sérum, e para as de peles secas, prefira um hidratante em creme. Procure por produtos que possuam ácido hialurônico em sua composição, eles são os mais eficientes.

Você também vai gostar