Afinal, como usar sobreposições nos looks como uma verdadeira fashionista?
Casacos de lã, jaquetas de couro, coletes de tricô e até mesmo kimonos. É, parece complicado usar tantas camadas em um único look, não é mesmo? Eu sei — aliás, nós sabemos! Então, em homenagem aos dias frios que resistem (verão, você está muito longe?), trouxemos um dossiê de como usar sobreposições no dia a dia de um jeito fácil e estiloso. Quem amou?
Se aí na sua cidade, assim como na minha, os dias gelados não têm dado trégua, continue lendo para descobrir como criar visuais quentinhos e com camadas interessantes que — acredite, amiga leitora — vão te render bons elogios e transformar toda a produção. Vem comigo!
afinal, por que apostar em looks com sobreposição?
A resposta é tão simples quanto a pergunta, amiga: brincar com camadas é uma forma infalível de elevar o look instantaneamente, tirando a produção do lugar-comum e trazendo toques de personalidade de acordo com o que você gosta! É uma ótima maneira de explorar estilos diferentes e experimentar novos truques. Quem sabe você até descubra que gosta de visuais mais ousados? No fim das contas, tudo é uma questão de encontrar seu estilo pessoal — e isso envolve aceitar alguns erros no meio do caminho. Por isso, vale se permitir experimentar cores, texturas, combinações de estampas e muito mais.
Você também vai gostar: Estilo pessoal: será que somos tão originais assim?

6 looks para aprender, de uma vez por todas, como usar sobreposições nos looks
1. Nível fácil: tricô por cima do vestido
Esse é para quem ainda tem medo de sobreposições muito ousadas. Para as iniciantes, um jeito simples de usar vestido nos dias mais amenos é apostar em um tricô de fio grosso bem quentinho por cima e botas. Se estiver muito frio, não se esqueça da meia-calça também, ok?
Leia mais: Como usar bota de cano alto com vestidos e saias longas? Nós te mostramos

2. Nível fácil: sobretudo e tricô monocromático
Para um visual com toque preppy e sem erro, combine um sobretudo de lã batida com um tricô do mesmo tom. Para deixar o look mais charmoso, tem um truque fácil: deixe pequenas partes de uma camiseta branca aparecendo, como a gola ou a barra. Só esse detalhe já faz toda a diferença!

3. Nível intermediário: colete colorido e camisa social lisa
Vamos começar a aumentar a “ousadia” das sobreposições? Além do monocromático, uma boa ideia é brincar com o ton sur ton, usando cores da mesma cartela. Por exemplo: um colete texturizado (pelos, franjas, crochê) em berinjela com uma camisa social rosa. Divertido e fashionista.

4. Nível intermediário: camisa gráfica e camisa social estampada
Esse aqui é, na verdade, bem fácil! O que torna a sobreposição mais interessante é o mix de estampas. Mesmo que seja mais sutil, há quem resista aos combos estampados, mas o resultado é incrível — especialmente se você deixar a gola da camisa por fora da peça de cima, um dos nossos truques preferidos.

5. Nível ousado: camisa + blazer + sobretudo + gravata
Seu trabalho permite combinações mais extravagantes? Então se joga! Misture peças mais elaboradas e pesadas em um único visual, como um blazer oversized e um sobretudo charmoso com lapelas marcantes. Para deixar o look de escritório mais interessante e menos óbvio, experimente o acessório do momento: a gravata.

6. Nível ousado (plus): vestido e calça
Direto dos anos 2000, essa combinação não poderia ficar de fora. Aqui é para quem já está acostumada com sobreposições e quer um visual menos óbvio. Use seu vestido de lã por cima do seu jeans favorito e, se quiser, adicione mais uma camada por cima de tudo: um belo casaco penny lane.
E aí, amiga leitora, gostou das dicas? Viu como é fácil? E o melhor: você não precisa necessariamente apostar em combos muito ousados. Às vezes, um suéter e uma camisa já estão de bom tamanho.
