O sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, utilizou o conceito da Modernidade Líquida para justificar as relações vazias e superficiais que constantemente temos. Segundo o professor, estamos vivendo a Era do "amor líquido" pelo simples fato de termos perdido a capacidade de negociar e de se comunicar com o outro, e isso pode ser pelo fato de falarmos uma linguagem do amor diferente.
O conceito de linguagem do amor - apesar de não ter sido criado por Bauman - conversa diretamente com a teoria do pesquisador, mas traz uma proposta mais positiva e factível de como podemos "resolver" essa questão. Em 1992, Gary Chapman escreveu e lançou o livro As 5 Linguagens do Amor, onde ele afirma - em consonância com Zygmunt Bauman - que desaprendemos a conversar dentro de nossas relações, e o motivo disso é que falamos línguas diferentes.
Ou seja, segundo Chapman, a razão de vivenciarmos tantos relacionamentos fracassados e vazios, ou de não nos sentirmos amados dentro de uma relação, é porque muitas vezes a linguagem do amor de nosso parceiro ou parceira, não é a mesma que a nossa. É com base nisso, que o autor pontuou o fato de haver 5 línguas diferentes e que cada pessoa possui uma prevalente. E é nisso que vamos mergulhar hoje. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre cada uma das linguagens do amor e de quebra, descobrir qual é a sua:
_presentes
Apesar de parecer, essa linguagem do amor não tem absolutamente nada a ver com o valor financeiro dos presentes, muito pelo contrário. Uma pessoa que fala essa língua, demonstra seu amor e seu afeto por meio de presentes, independente do valor ou do tamanho. Uma flor, um bombom, uma jóia ou qualquer outro item. O importante é o valor simbólico do que é presenteado. Muitas vezes, uma pessoa ausente se faz presente por meio de um presente, ou simplesmente se sente amado e amando, presenteando o parceiro(a).
_tempo de qualidade
Essa linguagem do amor se diz respeito a doar um tempo para a pessoa amada. Isto é, dedicar um tempo de qualidade do seu dia ou da sua semana, para passar ao lado do outro, fazendo uma atividade que ambos gostam de fazer juntos. Pode ser ir ao cinema, assistir a uma série, sair para jantar, ou somente ficar um na companhia do outro. Para as pessoas que se comunicam através dessa linguagem, o importante é dedicar um período do dia para estar, verdadeiramente, de corpo e alma, na presença da pessoa amada.
_palavras de afirmações
Palavras de afirmações é literalmente afirmar e colocar em palavras seu amor e seu sentimento em direção ao outro. São sentenças expressas em elogios como “Seu cabelo está lindo”, afirmações como “Eu adoro como você faz isso”, incentivos também fazem parte dessa linguagem do amor, como “Vai ficar tudo bem”. Quem fala essa língua utiliza literalmente da comunicação para expressar o seu amor por alguém e se sentem valorizados e amados quando são elogiado ou escutam afirmações como essas.
_atos de serviço
Para Gary Chapman, atos ou gestos de serviço são outra linguagem de amor que encontramos com frequência nos relacionamentos. Para quem fala essa língua, o que você faz é muito mais importante do que aquilo que fala. O amor aqui é demonstrado por meio de ações para a outra pessoa, como por exemplo, cozinhar para o outro, consertar sua janela, lavar suas roupas, e por aí vai.
_toque físico
Essa talvez seja a mais simples de compreender. O toque físico, como o nome já sugere, é a linguagem do amor das pessoas que se comunicam através do físico, do toque. Beijos, abraços, um carinho, uma mão no ombro, sexo, ficar de mãos dadas, entre outros, são formas físicas de representar o amor e o carinho pelo outro. As pessoas que se identificam com essa linguagem, têm a necessidade de sentir fisicamente o amor.
E aí? Já descobriu qual é a sua?