Afinal, o que faz um produtor de moda?

por The Look Stealers

Parece muito glamour, roupas incríveis e flashes por todos os lados, mas não é nada disso, viu? Sim, tem tudo isso, mas todo esse glamour é uma fração muito pequena comparada à correria e perrengues que é ser um produtor de moda.

Por aqui, já sabemos bem como é e tentamos mostrar ao máximo o backstage e a realidade de se trabalhar com moda, mas é sempre importante ter uma visão de fora e entender como outras empresas funcionam. Por isso, durante a nossa invasão em uma diária de fotos de Zattini, conversamos com Matheus Andreo, um dos produtores de moda da casa, e tiramos algumas dúvidas que temos certeza que você também estava louca pra saber! 

_o que é preciso para ser um produtor moda?

"Muita criatividade e muita certeza do que quer fazer, muitas vezes tem perrengue e a única opção é resolver aquilo na hora. Além de, claro, muita referência e pesquisa, porquê tudo é moda."

_um resumão de um dia de trabalho:

O dia a dia é muito corrido:

  • chegar, montar a arara com as peças que recebemos das marcas e, dependendo do dia, separar o look ou ir montando de acordo com as fotos;
  • modelo chega e maquia;
  • começa a fazer as fotos;
  • TODAS as peças têm que ser fotografadas e, mesmo que pareça não dar tempo, temos que fazer acontecer;
  • de vez em quando temos fotos mais editoriais e menos com cara de catálogo; 

Fora isso, também trabalhamos com planilhas pra organizar tudo, pesquisa de tendências, contratos, emails com os compradores - além de fazer o casting da semana com as modelos, que antes era feito pela agência mas, com a pademia, se tornou parte do nosso escopo.

_como funciona a criação dos looks que aparecem na Zattini?

"Montamos o styling de acordo com a marca que estamos fotografando, da temporada em questão (verão, inverno) e muito também de acordo com a atitude da modelo e nos resultados das fotos. Dependendo da marca temos mais liberdade de criação ou não."

_quais são as peças indispensáveis para quem está montando acervo de produção de moda?

"O acervo tem que ir mudando sempre que possível. Atualizar modelagem, cores que estão mais em alta e acessórios que geralmente são mais fáceis de ir adquirindo conforme a tendência. Maaaaas... Existem peças que estão no meu acervo há anos e que eu não imagino saindo das minhas araras tão cedo! A primeira é a flare jeans de cintura alta. Segunda é a pantacourt (de qualquer material), que hoje a gente consegue usar com tênis, sandália, sapato baixo e até coturno, dependendo da produção.

Na categoria sapato, eu nunca descartei os meus saltos duas tiras (bege e preto). Passamos por várias fases deles com tiras mais grossas, tiras transparente, pedraria etc... mas eles estão sempre aqui!

E de top, eu até falaria sobre a camisa jeans, que dá pra compor vários looks, mas a camisa branca ganha desparado! Camisa branca de modelagem ampla vai com TUDO! Amarrada, por dentro da calça, com sobreposição, com biker e tênis, com moletom deixando só a gola aparecendo! Mas acredito que a peça indispensável no acervo é a criatividade de reinventar a forma de usar conforme você vai amadurecendo seu estilo."

_alguma dica para quem quer ser produtor de moda?

"Networking é MUITO importante! E tem que ser apaixonado pela área, porque não tem nada de glamour. E é preciso também ter maturidade emocional para lidar com muitas outras pessoas durante o processo de criação!"

Deixe um Comentário
Você também vai gostar