Entre as idas e vindas da moda, existem algumas tendências que, apesar de se destacarem em uma ou outra temporada, estão sempre presentes no street style. Depois de presenciarmos o boom dos blazers xadrez no último inverno e do desabrochar do vichy francês nas produções de verão, resta apenas uma pergunta a ser feita: afinal, o xadrez ainda é tendência?
Segundo as fashionistas, sim! E aparentemente ele não vai sair de cena tão cedo já que, ao entrarmos no fashion month, mês em que acontecem as quatro semanas de moda mais importantes do globo, nos deparamos com a estampa mais do que presente de formas variadas nas mais diferentes produções. Quer se apaixonar all over again e já se inspirar para a próxima estação? O xadrez será seu companheiro:
Nosso radar fashion detectou que o Príncipe de Gales, o xadrez mais clássico e sóbrio de todos, continua no topo. Em um mix de estampas com outros tipos de xadrez ou sobrepostos à cores e texturas, as peças nessa estampa costumam trazer um visual elegante - se aliados à complementos glam - ou descomplicado e fashion, se coordenado à sneakers e recortes oversized.
O micro xadrez também deu as caras no street. Com uma carinha muito mais cool e descolada, a estampa é perfeita para compor mix&match com outras estampas ou até mesmo dar um up em uma produção básica.
No outro extremo, o maxi xadrez prova que não fica de lado. Buffalo Check e Tartan são os mais conhecidos dessa família, que você provavelmente já viu por aí nos tons de preto e vermelho. Além das cores tradicionais, a maxi estampa tem variações que são perfeitas para serem colocadas como a peça statement do look, ou seja, a protagonista. Pras mais ousadas, vale compor um produção inteira com o xadrez - o visual é fashionista no ato!
Mas que a verdade seja dita: o xadrez que promete dominar completamente as ruas na próxima temporada é o mega colorido. Não existem regras quanto ao tamanho ou tons escolhidos - o importante aqui é compor looks fashion e fun na medida certa com o visual da estampa, coordenando o restante das cores da produção.