De bolsas a jaquetas e sapatos, um material se tornou inescapável nos últimos meses: a camurça. Democrática e presente em diversas estéticas, ela não apresenta nenhum sinal de cansaço. Seu atual momento de glória pode ser atribuído a várias causas, começando pelo mais óbvio, o revival boho. No entanto, o fascínio por tudo que envolve o universo western, o clima preppy campestre e o minimalismo texturizado dos anos 90 também são fatores determinantes para a ascensão do material. Independente da causa, o protagonismo da camurça é inegável.
Ótima para composições casuais, ela também pode ter uma aparência luxuosa, dependendo de como é utilizada e é justamente essa versatilidade que a torna tão desejada. O sucesso do material não é só impressão: a plataforma Lyst compartilhou no final do ano passado que as buscas por camurça aumentaram 263%, com "bolsas de camurça" registrando um aumento de 175%.
Absoluta nas passarelas, nas ruas e nos feeds de moda mais seguidos do Instagram, a oferta é infinita. No quesito cores, os tons de marrom — do chocolate ao caramelo — dominam. Com tantas opções, de acessórios a peças de roupa que transformam o look, pode bater dúvida de como usar; por isso, a gente separou as melhores inspirações para incluir a camurça em seus looks.
Leia também: Acredite, os acessórios boho vão dominar 2025
Na parte de cima, as jaquetas são as preferidas, mas as camisas também figuram como alternativa interessante, dando um up na dupla calça social e camisa graças à sua textura.
O trench coat de camurça, característico dos anos 70, traz um espírito folk sofisticado, perfeito para elevar o combo de blusa e calça preta.
A alfaiataria em camurça é uma escolha sem erro, e o blazer é o melhor candidato para aderir à tendência. A estrutura do blazer fica menos rígida com o material sensorial e além de tudo é leve. Acompanhando bem todo tipo de peça e mood, deixando looks básicos mais impactantes.
Os modelos de jaqueta bomber oversized, com toque vintage, são coringas para experimentar. Aliás, justamente pelo apelo atemporal do material, jaquetas de camurça são ótimas para garimpar em brechós. Subverta o look mais conservador de cardigan abotoado com o apelo rústico da jaqueta.
Ou se jogue na vibe street style, adicionando boné para compor um visual esportivo e cool.
Nem só de jaquetas é feita a tendência, as partes de baixo também tem vez. Uma calça ou saia de camurça é item tão especial, que basta jogar uma camisa branca para estar pronta.
Possivelmente as maiores representantes do case de sucesso da camurça, as bolsas são as mais desejadas do momento. Variando das maxi às pequenas, estruturadas ou maleáveis, elas adicionam textura e enriquecem as produções.
Além de botas e loafers, tênis de camurça também se tornaram objetos de desejo, e é no segmento de calçados onde a cartela de tonalidades mais varia, com neutros e opções coloridas dividindo espaço igualmente.
O styling de mais de um item de camurça no mesmo look é um dos favoritos para usar a tendência, misturando diferentes peças no material.
e o que vem por aí?
Apesar de tons terrosos serem os mais comumente associados ao material, existe vida além do caramelo. A camurça continua em alta para este ano, como comprovado nas passarelas do verão 2025. A paleta se expande, com tons rosados e pastel, como manteiga e azul, entrando em cena.
utilidade pública: como cuidar da sua peça de camurça
Não dá para falar em camurça sem mencionar que, apesar da beleza e da versatilidade, ela é um material delicado, que demanda alguma atenção para se manter em seu melhor estado. Mas calma, seguindo esses cuidados simples, a gente promete que suas peças vão durar por muito tempo: Para começar, evite o contato com água e procure sempre impermeabilizar suas peças antes de usar — isso ajuda a proteger contra manchas e sujeiras do dia a dia.
Quando for necessário limpar, opte por uma escova macia, sempre a seco, e evite produtos abrasivos, pois podem danificar a textura do material. Em casos de manchas mais persistentes, um truque caseiro é passar suavemente uma borracha escolar branca, removendo o excesso com a escova logo em seguida. Por fim, ao guardar, deixe-as em um local arejado, protegidas do contato direto com outras peças e nunca embrulhadas em plásticos, pois a camurça precisa “respirar”.
Leia também: 5 dicas para cuidar das suas peças de couro e garantir que elas durem muito