Afinal, qual é a função do top coat?

por Karen Merilyn

Base, extra brilho, top coat… os produtos para manicure são diversos e, para as meras leigas nesse mundo, pode ser confuso saber no que investir para fazer as unhas. E há um produto em específico que gera bastante dúvidas, principalmente por ter um nome estrangeiro: o top coat.

Com a função de proteger e selar as unhas, esse produto, geralmente incolor, pode até parecer dispensável, mas pode ser seu melhor amigo na hora da esmaltação. Por isso, vamos te contar tudo sobre as funcionalidades e opções de top coat no mercado. Vem ver:

Leia também: 8 dicas que irão fazer seu esmalte durar mais

Unhas pintadas em tonalidade lavanda com top coat. A mão veste uma camisa social branca, que contrasta elegantemente com a cor vibrante das unhas. Um anel delicado complementa o visual sofisticado. Ideal para indexação em moda e estilo.
Foto: @lolo.nailedit (Reprodução/Instagram)


qual é a função do top coat?

Primeiro de tudo, a função principal do produto. Ele é feito para ser usado como última camada na esmaltação porque serve para trazer um acabamento para as unhas. Isso significa que, além de selar o esmalte, ele também nivela as imperfeições, ajuda a proteger de lascas e arranhões, além de fixar o produto nas unhas.

quais são os tipos de top coat?

Toda essa funcionalidade do top coat pode vir com diferentes acabamentos, que podem ser escolhidos de acordo com o resultado que você preferir nas unhas. Há o top coat comum, com efeito gel, que sela e dá brilho ao esmalte, também há o fosco, que é perfeito para quem quer um acabamento diferenciado no esmalte e, por fim, o top coat com glitter, que, além de proteger, traz partículas de brilho.

Mão com unhas compridas e formatadas em formato quadrado, pintadas com esmalte branco perolado e top coat. A pessoa usa uma camisa branca e um anel dourado com um pequeno brilho, seguindo um estilo elegante e minimalista.
Foto: Charlotte Herberts (Reprodução/Instagram)

qual a diferença entre base e top coat?

Sabemos que, na falta de um top coat, a base acaba sendo usada por cima do esmalte. No entanto, há diferenças essenciais entre os dois produtos. Enquanto a base atua na preparação e tratamento das unhas para receber o esmalte, melhorando a aderência do produto, o top coat já é formulado para trazer essa finalização perfeita. Portanto, os dois se complementam.

Leia também: Base amarga para unhas e mais dicas para parar de roer as unhas

e entre o top coat e o extra brilho, existe diferença?

Sim, apesar de terem propostas parecidas, eles são produtos diferentes. O extra brilho é pensado, como o nome diz, para trazer um brilho intenso para os esmaltes. Por isso, ele é usado, inclusive, para revitalizar as unhas após alguns dias. Já o top coat tem essa função de proteção mesmo e, como explicamos, não necessariamente tem esse efeito de brilho.

Unhas decoradas artisticamente com listras geométricas de tons laranja e cinza, criando um visual moderno e sofisticado com top coat. A mão repousa sobre um suéter de tricô verde claro, adicionando um toque de conforto e elegância ao conjunto.
Foto: Paintbox (Reprodução/Instagram)

como usar o top coat

A tradução de top coat é algo como “cobertura superior”, ou seja, ele é a última camada de esmalte a ser aplicada nas unhas. Então, para usá-lo, basta fazer as unhas normalmente e, após aplicar o esmalte de sua preferência, é a vez do produto.

Além disso, por ter essa função de cobrir a esmaltação, ele é o mais indicado para ser aplicado por cima de acabamentos diferentes, como glitter, pó cromado, nail arts, entre outros.

Por fim, deixamos aqui uma seleção de top coats com diferentes propostas e acabamentos para te ajudar da próxima vez que você quiser pintar as unhas e ter uma manicure com longa duração.

Você também vai gostar