AFROPUNK BAHIA: os melhores looks e tudo que você precisa saber sobre o festival
A primeira edição do festival AFROPUNK BAHIA aconteceu neste fim de semana, nos dias 27 e 28 de novembro. A proposta do festival é criar espaços e exaltar protagonistas negros, assim, o evento é composto por shows diretamente de Salvador e conteúdo gravado especialmente para o evento - incluindo material enviado pelo público - juntando talentos em 5 horas de transmissões online.
O AFROPUNK BAHIA contou com nomes como: Malia, Mano Brown, Tássia Reis, Urias, BATEKOO, Margareth Menezes, Deekapz, Duquesa, Ilê Aiyê, Luedji Luna, Vírus, Yoún, Cronista do Morro, JADSA, GIOVANI CIDREIRA, AFROBAPHO, MELLY, TÍCIA e DEIZE TIGRONA. Além de um lineup ótimo, o público que estava presente no festival não decepcionou ao mostrar looks impecáveis.
Cronista do Morro usou um look que nos remeteu muito ao clipe de Formation da Beyoncé, que é carregado de influências da comunidade negra estadunidense, além de ser uma música extremamente política.
Para esta primeira edição do AFROPUNK BAHIA, Jeniffer Dias apostou em um look todo branco que destacou o acessório de miçangas que imita uma franja. As contas são muito comuns para adornar os cabelos na comunidade negra e estão ganhando ainda mais força.
Entre os acessórios, os que dominaram o evento foram os feitos com búzios, que estavam presentes em adornos para a cabeça e também no rosto. Os búzios, fazem parte da história e cultura afro-brasileira e africana, eles são usados no candomblé como um portal de comunicação entre o mundo material e o espiritual, logo em um evento em que se celebra a cultura negra no nosso país, a presença dele faz ainda mais sentido. O look da Luciellen Assis, foi criado por ela para a marca própria: a Mulungú, e estará disponível na próxima coleção.
Majur apostou num look da marca Meninos Rei, que participou desta edição do SPFW pelo Projeto Sankofa, com peças com estampas étnicas bem cloridas e com formatos geométricos e orgânicos, padronagem muito comum em diversas comunidades presentes no continente africano. O trabalho da marca reverencia a ancestralidade, tendo como base os tecidos africanos, ao mesmo tempo em que se conecta com o contemporâneo em criações modernas afro-urbanas, que se utilizam de técnicas como o patchwork, e abusam de modelagens ousadas, que fogem do óbvio. A proposta da marca é enaltecer nossa cultura ancestral e celebrar a valorização da nossa raça.
A cantora Malía decidiu optar por um look todo em crochê de uma outra marca presentes no SPFW pelo Projeto Sankofa: o Ateliê Mão de Mãe, a marca lançou a sua primeira coleção inspirada nas diversas cores e magias do céu de Salvador. O Ateliê Mão de Mãe é uma marca baiana que trabalha exclusivamente com peças em crochê, formada por Vinicius Santanna, Patrik Fortuna e Luciene Santana, maior fonte de inspiração para a criação da marca e uma das três crocheteiras que trabalham na linha de produção.
A Luanda Vieira optou por um look com a tendência ton sur ton em rosa, o look bem fresco é perfeito para aproveitar um dia de festival.
A Larissa Cunegundes apostou em uma das escolhas mais certas para qualquer estação: a combinação das cores rosa e vermelho, e nós ficamos completamente apaixonadas por este look.
Sendo uma das atrações do festival AFROPUNK BAHIA, a urias decidiu usar um top e uma calcinha, porém ela apostou em pintura corporal para completar e amarrar todo o look.